Instituto Superior de Economia e Gestão
Violas: Pedro Saglimbeni Muñoz, Bárbara Pires
Violoncelos: Nuno Abreu, Jeremy Lake
Contrabaixo: Manuel Rêgo
Programa
”Fuga para a América Latina”
Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) (Brasil) Serenata para Cordas
Astor Piazzolla (1921-1992) (Argentina) Milonga del ángel, arr. E. Manzanilla
Luis Garcia (Venezuela) Quirpa (dança Venezuelana), arr. E. Manzanilla
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) (Brasil) Bachianas Brasileiras Nº IX
Astor Piazzolla (1921-1992) (Argentina) Tres minutos con la realidad
Eurico Carrapatoso (1962) (Portugal) Chorinhos I e II
Aldemaro Romero (1928-2007) (Venezuela) Fuga con Pajarillo
Astor Piazzolla (1921-1992) (Argentina) Melodia em lá menor.
Guerra Peixe (1914-1993) (Brasil) Mourão
Astor Piazzolla (1921-1992) (Argentina) La muerte del ángel
Heitor Villa-Lobos – As Bachianas brasileiras são uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Bachianas IX contém duas pequenas partes, prelúdio e novamente a Fuga presente mais uma vez neste programa.
Astor Piazzolla – Tres minutos con la realidade é uma peça cheia de energia, como não querendo deixar espaço para alguma fantasia o sonho, pode ser verdadeiramente atual com os tempos que vivemos cheios de pressa nos nossos dias.
Eurico Carrapatoso – Brasil também é um pouco de Portugal, pelo que incluímos dois Chorinhos do compositor português, da “pequena música lírica” para arcos, onde recreia a perfeição os chorinhos brasileiros.
Aldemaro Romero – compositor, arranjador e maestro de orquestra. A Fuga com Pajarillo forma parte da Suite Nº 1 para orquestra de cordas. Pajarillo é uma das danças tradicionais mais famosas da Venezuela, muitas vezes executada com o instrumento típico Cuatro venezuelano, mais uma vez temos uma peça no programa com a forma de Fuga mas com temas e ritmos do folclore venezuelano.
Astor Piazzolla – Melodia em lá menor é uma peça onde a tristeza é representada na tonalidade de lá menor, uma das mais belas melodias do compositor Argentino.
César Guerra Peixe – compositor brasileiro de música erudita, arranjador e estudioso da música brasileira. O Mourão é uma das peças mais populares do compositor, existindo numerosos arranjos para diferentes tipos de instrumentação, neste caso a versão para cordas será acompanhada de bate o pé.