Temporada de Concertos Antena 2
16 junho | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Constança Melo & Marina Dellalyan
Constança Melo, soprano
Marina Dellalyan, piano
Programa
Viagem pelas facetas do amor
W. A. Mozart – Durch Zärtlichkeit uns Schmeicheln – O rapto no serralho
G. Verdi – Caro Nome – Rigoletto
G. Donizetti – Prendi per me sei libero – O elixir de amor
L. Delibes – Air des Clochettes – Lakmè
W. A. Mozart – Ach, ich fühls – A flauta mágica
C. Gounod – Je veux vivre – Romeu e Julieta
W. A. Mozart – Ach, ich liebte – O rapto no serralho
G. Donizetti – Spargi d’amaro pianto – Lucia di Lammmermor
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Constança Melo | Soprano lírico de coloratura, nascida a 2003, começou os seus estudos em 2016, com a sua atual professora, mezzo-soprano de nacionalidade ucraniana, Larissa Savchenko. Participou no concurso nacional Got Talent Portugal em 2015, onde ganhou o botão dourado, oferecido pela mentora Sofia Escobar, chegando às finais.
Fez várias apresentações em palco na Europa e fora, como no Convento de Ugljan (Croácia), ISEG, Teatro Amazonias (Brasil, Manaus), Teatro Joaquim d’Almeida. Com apenas 13 anos, teve nota máxima no exame de entrada do Conservatório Nacional de Lisboa e nos anos seguintes, conquistou vários pontos do mundo em concursos, como o Concorso Lirico Virtuale SOI Fiorenza Cedolins em Itália (2020), onde conseguiu classificação como finalista na Villa Medici Giulini, em Milão. Participou num concerto como solista, com a orquestra barroca I Solisti Veneti, dirigida pelo maestro italiano Giuliano Carella, na Basílica de Santo António, em Pádua. É sócia honorária do Rotary Clube Lisboa Centro. Conquistou também altos valores e prémios em competições internacionais, como o Concurso de Canto Lírico de Lousada e Cascais Ópera, onde recebeu consequentemente uma Masterclass em Espanha com a grande soprano Mariella Devia e uma participação como solista no Festival de Música de Mafra, em 2025. No final de 2024 conta com vários projetos, entre eles, participação como Barbarina, em Le Nozze di Figaro, no TNSC e um lançamento de um CD de nomeadas canções do compositor português, João Camacho. Está, atualmente na Associação Setúbal voz, com a direção de Adalberto Petinga, Paula Coelho, maestro Jorge Salgueiro e coordenadora de dança Iolanda Rodrigues.
Marina Dellalyan | Nasceu em Yerevan, capital de Arménia. Começou a sua educação musical sob o olhar atento de seu pai, o compositor Harutyun Dellalyan. Estudou na Escola Especializada de Música Tchaikovsky, na classe de Ophelia Petrossyan, uma das melhores discípulas do famoso pianista russo Konstantin Igumnov. Desde muito jovem participou em vários concertos nos pequenos grupos de música de câmara, em diferentes localidades da Arménia. Os estudos de licenciatura foram realizados no Conservatório Estatal de Komitas e onde aprendeu com os professores e grandes representantes de música arménia como Karen Kostanyan, Onik Parajanov, Nina Gevorgyan, Rafayel Stepanyan, Armen Budaghyan, Gagik Hovunts, Willy Sargsyan e outros. Obteve grau de Mestre na Escola Superior de Música de Lisboa, na área de pedagogia e Mestre de performance pelo Conservatório de Música de Yerevan.
Iniciou sua carreira profissional em Yerevan na Escola de Arte nº 1 como acompanhadora. Foi pianista acompanhadora no Teatro Académico de Ópera e de Bailado de Yerevan. Mais tarde, mudou-se para Moscovo e foi professora de piano na Escola Central de Arte Coral.
Vive em Lisboa desde 1995 e trabalha nas áreas de pedagogia e como pianista concertista. Como artista convidada, colaborou com a Orquestra e Coro Gulbenkian como pianista acompanhadora e solista da orquestra. Colaborou regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Foi convidada para realizar varias masterclasses nas escolas de música em várias cidades de Portugal. É frequentemente convidada a participar na qualidade de júri nos concursos de piano. Realizou concertos em Los Angeles, Nova York, Paris, Bruxelas, Modena, Ferrara, Ulmeo, Madrid, Moscovo, Novossibirsk, Tallin, em várias cidades de Arménia e de Portugal. Participou nos festivais como Sintra-Portugal em várias edições, no Festival Bienal de Teatro Musical de Munique, a AGBU Music Weekend em Bruxelas, Festival Retroespective em Yerevan, entre outros.
Foi a solista da orquestra no projeto de concertos e de filmagem do projeto Topophono, organizado pela American Soros Foundation, sob a direção de Aram Gharabekyan. Participou em projetos de vários músicos, sejam estes no formato de concertos ou gravações. Gravou na TV e Rádio da Arménia e nos Estados Unidos (TV Horizon), Canadá (Panorama), Antena 2, RTP 1, RTP 2.
Fez várias gravações para os filmes, entre quais A Metamorfose de Pássaros da Catarina Vasconcelos, Pedro Sàágua, entre outros. Foi convidada para participar no filme Amor Fati da realizadora Cláudia Varejão. Um episódio do programa de RTP 1 Começar de Novo, realizado pelo Ricardo Espirito Santo foi dedicada à Marina Dellalyan. É a pianista fundadora de agrupamento de música de câmara Dellalian Trio.
Por ter a sua atividade artística dedicada a divulgação de musica arménia em vários cantos do mundo recebeu a Medalha de Komitas pelo Governo de Arménia.