Temporada Concertos Antena 2
11 Maio | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada livre
Duo Intermezzo
Teresa Araújo, violoncelo
Rafael Pina, piano
Programa
Anne Vitorino d’Almeida (1978) – Melodia de Longroiva
Lili Boulanger (1893-1918) – Nocturne
Joly Braga Santos (1924-1988) – Melodia
– Ária nº 1 op. 2
– Tema e Variações
Tema – Tranquillo e grazioso
1ª variação – Allegro
2ª variação – Andante tranquillo
3ª variação – Allegro
– Ária nº 1 op. 2
– Tema e Variações
Tema – Tranquillo e grazioso
1ª variação – Allegro
2ª variação – Andante tranquillo
3ª variação – Allegro
Nádia Boulanger (1887-1979) – 3 pièces pour violoncelle et piano
I. Em mi bemol menor
II. Em lá menor
III. Em dó # menor
I. Em mi bemol menor
II. Em lá menor
III. Em dó # menor
Mel Bonis (1858-1937) – Sonata para violoncelo e piano op. 67
I. Moderato quasi Andante
II. Très lent
III. Moderato molto
I. Moderato quasi Andante
II. Très lent
III. Moderato molto
Ao longo da História da Música há inúmeros exemplos de mulheres que tiveram que, por dificuldade de contrariar as tendências patriarcais vigentes, abdicar de seguir a sua vocação ou limitá-la em parte.
Neste concerto vamos promover e valorizar as suas obras.
O Duo Intermezzo apresenta, obras de Anne Vitorino d’Almeida, Lili Boulanger, Nadia Boulanger, Mel Bonis e Joly Braga Santos um compositor ímpar da nossa história da música.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Duo Intermezzo | Teresa Araújo e Rafael Pina | Composto por violoncelo e piano, nasceu da paixão comum dos seus elementos pela música de conjunto para estes dois instrumentos.
O Duo Intermezzo já tem uma vasta experiência, e cumplicidade artística, obtida ao longo dos anos a tocar com outros grupos de música de câmara.
O objectivo principal deste concerto tem como base o desejo de partilha com o público da enorme diversidade de estilos e ambientes que os inúmeros compositores, franceses e portugueses, têm para oferecer. Além disso, pretende-se a difusão da música composta por compositoras que, apesar de determinados preconceitos existentes, conseguiram singrar num meio dominado, ainda hoje, pelo género masculino.
O objectivo principal deste concerto tem como base o desejo de partilha com o público da enorme diversidade de estilos e ambientes que os inúmeros compositores, franceses e portugueses, têm para oferecer. Além disso, pretende-se a difusão da música composta por compositoras que, apesar de determinados preconceitos existentes, conseguiram singrar num meio dominado, ainda hoje, pelo género masculino.
Teresa Maiau Araújo | Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de violoncelo de Maria José Falcão. Foi nesta mesma instituição que acabou por concluir o curso básico sob a orientação da mesma. Só mais tarde, iria fazer parte da classe de violoncelo de Catherine Strynckx, onde conclui o curso complementar em 2010.
Em masterclasses trabalhou com professores como Johannes Moser, Levon Mouridian, Miguel Rocha, Paulo Gaio Lima, Mats Zetterqvist, Márcio Carneiro, Pavel Gomziakov, Luisa Tender, Paulo Jorge Ferreira, Michel Strauss e Susanne Müller-Hornbach.
Trabalhou com a Orquestra Sinfónica Juvenil, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica da ESART e Orchestre Atelier-Ostinato. Trabalhou com diversos maestros tais como Jean-Luc Tingaud, Patrycia Pieczara, Alexandre Myrat, Christopher Bochmann, Rui Pinheiro, Pedro Amaral,Mauricio Dini Ciacci, Luis Carvalho , Pedro Neves, Cristóbal Soler e Domenico Longo.
Em Paris teve o prazer de trabalhar com Richard Schmoucler, David Bracinni, Adrien Boisseau, Pierre Genisson entre outros, onde tocou na Salle Pleyel, Auditório de Vincennes, Palácio de Versailles, Grand Palais em Paris, Museu do Louvre e na Maison du Portugal – André de Gouveia, em Paris, com o Duo Intermezzo.
Em Paris teve o prazer de trabalhar com Richard Schmoucler, David Bracinni, Adrien Boisseau, Pierre Genisson entre outros, onde tocou na Salle Pleyel, Auditório de Vincennes, Palácio de Versailles, Grand Palais em Paris, Museu do Louvre e na Maison du Portugal – André de Gouveia, em Paris, com o Duo Intermezzo.
Frequentou dois estágios de orquestra Young Franco – German Philharmonics em Bayreuth com Nicolaus Richter, onde tocou na Stadth alle de Bayreuth, Margravial Opera House de Bayreuth e no Teatro de Pilsen na Républica Checa .
Em 2010 inicia a sua atividade no ensino de violoncelo e atualmente leciona na Academia Amadores de Música e no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco em 2013 na classe de violoncelo de Catherine Strynckx. Em 2013/2014 fez parte da classe de violoncelo de Paulo Gaio Lima na ANSO. Em 2014 frequentou o Mestrado em Orquestra na Academie Orchestre-Atelier Ostinato em Paris e em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco com Miguel Rocha.
Faz parte do Trio Metropolis (flauta, violoncelo e piano), do Trio Senza Misura (clarinete, violoncelo e piano) e do Duo Intermezzo.
Em 2010 inicia a sua atividade no ensino de violoncelo e atualmente leciona na Academia Amadores de Música e no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco em 2013 na classe de violoncelo de Catherine Strynckx. Em 2013/2014 fez parte da classe de violoncelo de Paulo Gaio Lima na ANSO. Em 2014 frequentou o Mestrado em Orquestra na Academie Orchestre-Atelier Ostinato em Paris e em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco com Miguel Rocha.
Faz parte do Trio Metropolis (flauta, violoncelo e piano), do Trio Senza Misura (clarinete, violoncelo e piano) e do Duo Intermezzo.
Em 2016 gravou o CD Canções e rondas infantis de Fernando Lopes-Graça, e em 2021 gravou o CD No lugar dela com o fadista Duarte que em 2022 ganha o prémio Carlos Paredes.
Rafael Pina | Inicia os seus estudos musicais em 2004 na classe de piano de Bruno Salles na escola Haja Música. Em 2007 termina o 8.º grau na disciplina de piano na classe de António Toscano. Em 2008 ingressa na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, na classe de piano de Caio Pagano, continuando os seus estudos em 2010 sob a orientação de Jill Lawson. Em 2013 obtém o grau de licenciado e no mesmo ano inicia o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição.
Como professor de piano deu aulas no ano letivo 2009/2010 na Escola Profissional de Artes da Beira Interior e no ano letivo de 2010/2011 nos Conservatórios da Guarda e da Covilhã, continuando exclusivamente na última instituição desde 2011 até 2014.
No ano letivo de 2014/2015 lecionou na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.
Paralelamente ao estudo de instrumento, obteve também formação em canto lírico, tendo iniciado os seus estudos no ano de 2009/2010 com a cantora Elsa Saque, estreando-se no papel de Martino na ópera A ocasião faz o ladrão de Rossini no mesmo ano.
Em 2011/2012 continuou os seus estudos com o tenor Paulo Ferreira.
Participou em diversas masterclasses e aulas privadas de piano, canto e música de câmara com músicos como Rufus Müller, Walter Cosand, Ana Ester Neves, Luísa Tender, Dora Rodrigues, Caio Pagano, Elisabete Matos e Paulo Álvares.
Como concertista já tocou com o trio Senza Misura, no Museu Nacional da Música e gravou um concerto, a partir da mesma sala, para a embaixada de Portugal em Istambul.
Como professor de piano deu aulas no ano letivo 2009/2010 na Escola Profissional de Artes da Beira Interior e no ano letivo de 2010/2011 nos Conservatórios da Guarda e da Covilhã, continuando exclusivamente na última instituição desde 2011 até 2014.
No ano letivo de 2014/2015 lecionou na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.
Paralelamente ao estudo de instrumento, obteve também formação em canto lírico, tendo iniciado os seus estudos no ano de 2009/2010 com a cantora Elsa Saque, estreando-se no papel de Martino na ópera A ocasião faz o ladrão de Rossini no mesmo ano.
Em 2011/2012 continuou os seus estudos com o tenor Paulo Ferreira.
Participou em diversas masterclasses e aulas privadas de piano, canto e música de câmara com músicos como Rufus Müller, Walter Cosand, Ana Ester Neves, Luísa Tender, Dora Rodrigues, Caio Pagano, Elisabete Matos e Paulo Álvares.
Como concertista já tocou com o trio Senza Misura, no Museu Nacional da Música e gravou um concerto, a partir da mesma sala, para a embaixada de Portugal em Istambul.
Com o seu Duo Intermezzo tocou mais recentemente na Maison du Portugal em Paris.
É, desde setembro de 2014, professor de piano na Escola de Música do Colégio Moderno.
É, desde setembro de 2014, professor de piano na Escola de Música do Colégio Moderno.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2