4 Fevereiro | 19h00
Auditório do
Museu Nacional de Arte Antiga
Entrada Livre
Entrada Livre
Ensemble 20/21
Ciclo de Compositores Portugueses – Parte 1
Marina Camponês, flauta
Filipe Dias, clarinete
Ana Monteverde, viola
Ângela Carneiro, violoncelo
Filipe Dias, clarinete
Ana Monteverde, viola
Ângela Carneiro, violoncelo
Beatriz Cortesão, harpa
Direção Artística de Pedro Pinto Figueiredo
Programa
Hugo Vasco Reis – Transparent(e) [estreia em Portugal]
Clotilde Rosa – Trio [estreia mundial]
Virgílio Melo – A glimpse of the holy darkness
Jorge Peixinho – Sine nomine
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
O Lisbon Ensemble 20/21 nasceu da vontade de um grupo de músicos em se aproximar das linguagens e estéticas mais contemporâneas pelo desafio e desenvolvimento enquanto instrumentistas e da necessidade de realização de novos repertórios. Hoje o grupo conta com dez elementos, mantendo uma certa flexibilidade na sua constituição de maneira a poder adaptar-se a vários repertórios. Este projeto aparece num momento em que é necessário acompanhar o aumento do número de criadores, diminuindo a desproporção entre estes e o número de grupos instrumentais existentes no nosso País.
O Ensemble 20/21 tem-se apresentado por todo o País, promovendo assim alguma descentralização cultural e apostando na criação de novos públicos, tendo já atuado em festivais de música regionais como o de Leiria e Paços de Brandão. Em Lisboa estreou-se no Teatro Maria Matos em 2003, no Festival música Viva, tendo em 2011 se apresentado na temporada da Fundação Calouste Gulbenkian.
O Ensemble 20/21 tem por objetivo, a curto prazo, ser estímulo para a criação musical, motivação para os compositores e meio de divulgação da música contemporânea portuguesa.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2