10 Abril 19h00
Auditório do
Entrada livre
Jed Barahal, violoncelo
Programa
Integral das Suites para violoncelo solo de
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
– Suite nº 1 em sol maior, BWV 1007
– Suite nº 3 em dó maior, BWV 1009
– Suite nº 5 em dó menor, BWV 1011
Gravação para posterior transmissão
Produção: Cristina do Carmo
Produção: Cristina do Carmo
Jed Barahal, de origem norte-americana e residente em Portugal há quase 30 anos, tem desenvolvido a sua carreira em três continentes como solista, em recital, e em música de câmara. Mestrado em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova Iorque, estudou com Harvey Shapiro, Lorne Munroe e Aldo Parisot, e frequentou master classes com Pierre Fournier, Paul Tortelier e Janos Starker. Possui um extenso repertório que abrange todos os estilos.
Foi 1º violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), Orquestra do Capitólio de Toulouse (França), e da Régie Sinfonia do Porto, entre outros. Entre as suas gravações de CDs figuram obras de George Crumb, Carlos Azevedo, Jorge Peixinho, Astor Piazzolla e António Pinho Vargas. Em 2006 lançou um CD comemorativo com obras de Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco, com a pianista Christina Margotto, com quem mantém um duo há 20 anos. Com a Orquestra Raízes Ibéricas gravou em CD os concertos de Boccherini em ré (Numérica, 2007) e em sol (Numérica, 2011).
É professor adjunto da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1993, e ministra com frequência seminários de violoncelo em várias escolas de música no país e no estrangeiro.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP