Temporada Concertos Antena 2
14 Março | 19h00
14 Março | 19h00
Transmissão direta
a partir do Auditório do
Museu Nacional de Arte Antiga
Entrada Livre
Entrada Livre
Joana Amorim & Tomás Quintais
Recital de Flautas
Programa
Michel Blavet – Recueil de pieces I: I. Prelude de Mr. Blavet
Jacques Hotteterre – Deuxieme suite de pieces a 2 dessus, Op.6
Michel Blavet – Recueil de pieces III: I. Prelude de Mr. Blavet
Jacques Hotteterre – Premiere suite de pieces a 2 dessus, Op.4
Michel Blavet – Recueil de pieces I: III. L´insinuante de Blavet
As suites para duas flautas de Jacques-Martin Hotteterre e os prelúdios de Michel Blavet, publicados em Paris nos anos 1714-17 e 1744, respetivamente, descrevem um repertório que representa o espírito de dança e o fraseado leve e jocoso que caracterizou grande parte da música de corte francesa setecentista de Luís XIV e Luís XV. Neste contexto, uma nova geração de flautistas, que viria a afirmar-se no decorrer da primeira metade do século XVIII, de onde se destaca M. Blavet, exímio instrumentista, conhecido pelo seu virtuosismo na prática da flauta de uma chave, encontrou em J. M. Hotteterre uma das suas maiores influências musicais.
A coleção “Recueil de Pièces”, rica em doubles e variações sobre um determinado tema, tipicamente um pequeno prelúdio, remete os ouvintes para um estilo bastante ornamentado e repleto de uma vasta gama de expressões dinâmicas, conforme sistematiza o método de Hotteterre em “L’art de préluder”, cuja edição data de 1719.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Joana Amorim | Flautista portuguesa que toca regularmente diferentes traversos históricos, que vão desde o século XVI ao início do século XIX, assim como flauta de bisel. O seu interesse pela música e cultura do subcontinente indiano levaram-na a estudar também Bansuri.
Joana Amorim graduou-se em Traverso com o Professor Barthold Kuijken, no Conservatório Real de Haia (Holanda) e com a Professora Linde Brunmayer, na Hochschule für Musik em Trossingen (Alemanha), e, em Flauta de Bisel, em Haia, com o Professor Ricardo Kanji. Joana Amorim obteve o Diploma de Mestrado em Traverso com o Professor Marc Hantaï na Universidade de Aveiro (Portugal).
É fundadora do grupo Ludovice Ensemble, tocando regularmente também com outros grupos de música antiga, como, por exemplo, o Divino Sospiro.
Já tocou sob a direção de diversos maestros, tais como: Lawrence Cummings, Harry Christophers, Howard Hazel, Christian Curnyn, Enrico Onofri, Philippe Pierlot, Masaaki Suzuki, Vasco Negreiros, Timothy Henty, entre outros.
A sua actividade pedagógica, como professora de Flauta de Bisel e Traverso na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, levou-a a publicar um método de flauta de bisel e a criar vários espetáculos infantis.
Tomás Quintais | Enquanto flautista e produtor fonográfico, tem vindo a desenvolver uma série de projetos colaborativos nos domínios da gravação e da pós-produção de música antiga, contemporânea e experimental, com especial destaque para a produção de pequenos ensembles, solistas, coros e demais agrupamentos musicais. Neste contexto, tem colaborado com uma série de instituições nacionais e internacionais de âmbito cultural, entre as quais a European Shakuhachi Society, o Festival Lisboa Soa, o CESEM-IPP, o Festival DME, a Musiversal, a Antescofo (IRCAM) e o Jazz ao Centro Clube.
É licenciado em Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e concluiu o segundo ciclo de estudos em Artes e Tecnologias do Som pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. A sua formação estende-se ainda à prática performativa e instrumental, sobre a qual tem privilegiado a interpretação da música antiga e a consequente extrapolação para o universo da arte contemporânea.
Estudou flauta transversal no Conservatório de Música de Coimbra e Traverso na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Pedro Couto-Soares e Olavo Barros, tendo participado em masterclasses com Katharine Rawdon, Ana Raquel Lima, João Ramos Marta, Luís Meireles, Pierluigi Tabacchin e Marisa Esparza.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2