Temporada de Concertos Antena 2
15 Setembro | 19h00
Auditório do
Ensemble 20/21
Marina Camponês, flauta e flauta em sol
Filipe Dias, clarinete e clarinete baixo
David Ascensão, violino
Filipe Dias, clarinete e clarinete baixo
David Ascensão, violino
Ana Monteverde, viola
Ângela Carneiro, violoncelo
Paulo Pacheco, piano
Inês Cavalheiro, harpa
Paulo Pacheco, piano
Inês Cavalheiro, harpa
Marco Fernandes, percussões
Direção de Pedro Pinto Figueiredo
Ciclo de Compositores Portugueses – Parte 3
Programa
Luis Mandacaru – Objeto Dinâmico*
Hugo Xavier – Ignominia*
Érica Liane – Oceano Pacifico*
Angela da Ponte – Cinq étapes sur une ligne
António Sousa Dias – Keep Smilling
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
O Lisbon Ensemble 20/21 nasceu da vontade de um grupo de músicos em se aproximar das linguagens e estéticas mais contemporâneas pelo desafio e desenvolvimento enquanto instrumentistas e da necessidade de realização de novos repertórios. Hoje o grupo conta com dez elementos, mantendo uma certa flexibilidade na sua constituição de maneira a poder adaptar-se a vários repertórios. Este projeto aparece num momento em que é necessário acompanhar o aumento do número de criadores, diminuindo a desproporção entre estes e o número de grupos instrumentais existentes no nosso País. O Ensemble 20/21 tem-se apresentado por todo o País, promovendo assim alguma descentralização cultural e apostando na criação de novos públicos, tendo já atuado em festivais de música regionais como o de Leiria e Paços de Brandão. Em Lisboa estreou-se no teatro Maria Matos em 2003, no Festival música Viva, tendo em 2011 se apresentado na temporada da Fundação Calouste Gulbenkian. O Ensemble 20/21 tem por objetivo, a curto prazo, ser estímulo para a criação musical, motivação para os compositores e meio de divulgação da música contemporânea portuguesa.
Pedro Pinto Figueiredo | Maestro e compositor, nasceu em Lisboa. Depois de terminar o Curso Geral de Composição da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, concluiu o bacharelato em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com o professor e compositor Christopher Bochmann. Trabalhou com o compositor Emmanuel Nunes, em Paris, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Na mesma cidade, realizou paralelamente diversos cursos no IRCAM.
Da sua produção musical, salientam-se obras como Germinal, para octeto de sopros e piano, Wake, para clarinete, Myshi, para flauta solo e Scindite, para clarinete baixo, contralto e orquestra de cordas. Tem tido como prioridade na sua pesquisa musical a utilização das novas tecnologias, principalmente no âmbito do tratamento do som em tempo real e da sua espacialização. Estreou em 2002 a obra Ser, para orquestra de cordas, no Festival de Música Contemporânea de Dunkerk, com a Orquestra Lírica de Paris.
Em 1997, iniciou os estudos de Direção de Orquestra no Conservatório de Dijon, na classe do Maestro Jean Sebastian Béreau, tendo conquistado, em 2002, a medalha de ouro do concurso de finalistas do respetivo conservatório. Trabalhou também com o Maestro Peter Rundel e Emílio Pomarico, na área da direção de música contemporânea, e colaborou com o primeiro na gravação de Duktus e Epures de la serpen vert, bem como na ópera Das Märchen, de Emmanuel Nunes. Em 2009, estreou na Casa da Música, como maestro assistente, a obra La Douce, de Emmanuel Nunes. Foi Maestro da Orquestra do conservatório da Metropolitana, tendo dirigido também a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Orquestra Jovens Músicos; foi responsável por um Estágio de Direção de Orquestra na ESART e foi fundador e responsável pela direção do Estágio Internacional de Orquestra de Leiria, na sua 13ª edição.
Tem lecionado em vários conservatórios a disciplina de Análise e Técnicas de Composição. É Docente na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO), onde leciona Análise e Orquestração, tendo pertencido ao seu Conselho Diretivo. Atualmente é Diretor Pedagógico da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-velha, onde dirige o Atelier de Música Contemporânea.
Em 2002, iniciou os projetos Orquestra A2M – Arquivo da Memória Musical e, em 2003, o grupo de música contemporânea Lisbon Ensemble 20/21.
Em 2003, estreia-se em Portugal com a Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo desde então dirigido vários agrupamentos e orquestras, no pais e no estrangeiro, de que se salientam a Orquestra do Algarve, Orquestra de Câmara de Almada, a OrquestrUtópica, o Grupo de Musica Contemporânea de Lisboa, a Orquestra Gulbenkian e o Remix Ensemble.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2