Temporada de Concertos Antena 2
24 abril | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Maria Carvalho Quinteto
Maria Carvalho, bateria e arranjos
Sara Afonso, voz
Bruno Ponte, guitarra
Luís Lélis, piano
Juliana Mendonça, contrabaixo
Programa
Apresentação do projeto Margem
Músicas de José Mário Branco; arranjos de Maria Carvalho
– Sentido Único (Carta a Chico Buarque)
– Vá… Vá…
– As Contas de Deus
– Eram mais de cem / Mudar de vida
– Eu não me entendo (letra de José Luís Gordo)
– Inquietação
Margem é o mais recente projeto da baterista Maria Carvalho. Este trabalho explora a música de José Mário Branco e o seu cruzamento com o Jazz onde o poema assume o lugar de destaque.
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, este é um projeto que celebra a música portuguesa e a música cantada em português, em particular, a música de José Mário Branco, um dos artistas mais marcantes para a cultura em Portugal.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Maria Carvalho | Iniciou os seus estudos musicais com 10 anos no Centro Musical Dom Bosco (Escola Salesiana de Manique) tendo, mais tarde, ingressado na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas do Hot Club Portugal onde estudou simultaneamente bateria e piano. Licenciou-se em Jazz e Música Moderna (especialização em bateria) e concluiu em 2023 o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa.
Integrou em 2022 o ensemble da ESML, distinguido com a Menção Honrosa para Melhor Combo na Festa do Jazz. Integra diversos projetos, dentro e fora do jazz como Oort, Off on a Comet, Juliana Mendonça Trio com a pianista Paula Sousa ou a banda da cantora Marta Lima.
Passou já por diversos festivais por vários pontos do país como Moazz, Festival Theia, NOS Alive, OutJazz, Festival F, Jazz in Avenida, Festa do Jazz, Festival Dom Fernando Mascarenhas, Festival Aqui ao Lado e por palcos como Teatro Aveirense, Centro Cultural de Lagos, Auditório do Liceu Camões, Centro Cultural Malaposta, entre muitos outros.
Sara Afonso | Nasceu em 1991, canta desde pequena, e começou a ter aulas de música e dança aos 10 anos. Durante a sua adolescência participou em vários concursos e workshops de voz e artes performativas. Frequentou o Conservatório de Faro em Canto lírico, e também a Companhia de Dança do Algarve, onde teve aulas de ballet e dança contemporânea.
Aos 16 anos frequentou um curso de teatro musical em Londres. No ensino secundário enveredou por artes visuais e mais tarde entrou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Artes e Humanidades.
Entre 2014 e 2017 viveu em Casablanca, Marrocos, onde, em duo de guitarra e voz, cantou em hotéis, bares e restaurantes.
Quando regressou a Portugal foi estudar para o Hot Clube de Portugal, a reconhecida escola de jazz de Luiz Villas- Boas.
Foi finalista do Festival da Canção em 2021 com a canção Contramão, escrita pelo pianista Filipe Melo.
Sara Afonso é licenciada em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa
Bruno Ponte | Nascido na Madeira em 1995, é guitarrista, compositor e professor. Começou a tocar por volta dos 17 anos. Deslocou-se para Lisboa em 2014 para ingressar no curso regular do Hot Clube de Portugal. Foi aluno representante do mesmo em várias encomendas de concertos e no Évora Jazz-Fest. Em 2019, após um ano de preparação e investimento na sua componente de pedagogo, entra na Escola Superior de Música de Lisboa com 19 nas provas de ingressão, e após 3 anos conclui a sua Licenciatura em Música vertente Jazz. Durante este percurso académico, teve aulas com vários nomes do Jazz português, dos quais se destacam André Santos, Mário Delgado, Filipe Melo, Bruno Santos, Pedro Moreira, Bernardo Moreira (Binau) e Maria João Grancha.
Após estes anos de instrução fez parte de vários projetos, tais como ‘Mano a Mano’, de André e Bruno Santos, ‘Recorda Max’ de António Zambujo no qual é atualmente Braguinista, duo com Maria Luísa, no qual toca arranjos de sua autoria, o Bruno Ponte Trio, onde toca músicas do cancioneiro Americano numa abordagem própria, e ‘Benji’s Toolbox’, um sexteto de música original e temática, que visa a criação de um personagem e a entrada num mundo multi-disciplinar.
Graças à integração e criação destes projetos, pôde passar por palcos como o Teatro Baltazar Dias, Festival Summer Opening 2023 (ambos na Madeira), CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, Teatro Garcia Resende em Évora, Teatro Olga Cadaval em Sintra, Casa d’Amália da RTP, Festival Santa Casa Alfama, Hot Clube de Portugal, entre outros. Para além disso, partilhou palco com André Santos, André Sousa Machado, António Zambujo, Bruno Santos, Rita Redshoes, entre outros.
É ainda de mencionar a sua participação como mentor e músico em inúmeros eventos da Associação de Jazz da Madeira, tais como o 1º JazzCamp e participações na Big Band do Funchal, e a sua integração na equipa de professores do Hot Clube de Portugal e da Academia de Guitarra, Música e Tecnologia (AGMT).
Luís Lélis | Pianista de Jazz, natural de Aveiro. Aí começou os seus estudos musicais, concluindo o 5º Grau em Piano e o Curso Secundário de Jazz no Conservatório. Em 2018 muda-se para Lisboa para continuar os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, com a Licenciatura em Piano Jazz, e atualmente, o Mestrado em Ensino de Música. Estudou também no Conservatório de Amsterdão.
Luís Lélis marca a sua presença na nova geração do Jazz, atuando regularmente nos clubes de Lisboa e em festivais ao longo do país (OutJazz, Funchal Jazz, Quebra Jazz, entre outros) liderando o seu trio ou integrando outros projetos.
Para além do seu trabalho como músico, é também professor, tendo lecionado as disciplinas de Piano Jazz, Harmonia e Improvisação e Treino Auditivo no Conservatório Nacional de Lisboa no ano letivo 2022-2023. Atualmente é professor de piano na International Sharing School.
Juliana Mendonça | Contrabaixista, natural da Madeira. Aos 17 anos ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, em baixo elétrico e contrabaixo.
Em 2020 iniciou a Licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), em Contrabaixo onde estudou com músicos como Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Afonso Pais, Filipe Melo, João Moreira, entre outros.
Atualmente integra diversos projetos como Off on A Comet, Eunice Barbosa Quarteto, BEH e Maria Carvalho Quinteto. Integrou ainda a Orquestra de Jazz do Funchal em concerto com o saxofonista Perico Sambeat.
Em 2022 fez parte do combo que representou a ESML na Festa do Jazz, galardoado com o prémio de Melhor Ensemble.
Passou já por diversos festivais como Moazz, Jazz in Avenida e Funchal Jazz.