Temporada de Concertos Antena 2
18 dezembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Marwan
Mateus Oliveira, saxofone
Guilherme Fradinho, saxofone
Vicente Oliveira, guitarra
António Carvalho, bateria
Bernardo Moreira, contrabaixo
Programa
Tradicional Trás-os-Montes (Arranjo: Vicente Oliveira) – Ró-Ró
Vicente Oliveira – Angularis
Vicente Oliveira – Rough Tree
Francisco Tárrega (Arranjo: Vicente Oliveira) – Capricho Árabe
Vicente Oliveira – Terra Estreita
Vicente Oliveira – Espaços
Vicente Oliveira – Anakronico
O Projecto Marwan propõe um trajeto por composições originais de Vicente Oliveira que foram escritas na vila alentejana de Marvão, daí o nome do grupo. Estas composições cruzam as referências do Jazz Moderno, do Rock e da música contemporânea. A formação é constituída habitualmente por Álvaro Pinto e Guilherme Fradinho nos saxofones, Vicente Oliveira na guitarra, Bernardo Moreira no contrabaixo e António Carvalho na bateria. O encontro destes músicos, com influências muito distintas, no panorama jazzístico nacional levou a esta fusão de diversas sonoridades e géneros musicais.
O projeto surgiu na Escola Superior de Música de Lisboa num percurso enriquecido pelo diálogo artístico entre os jovens músicos com o consagrado contrabaixista Bernardo Moreira.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Mateus Oliveira | Saxofonista português, atualmente estuda música erudita na classe do saxofonista Elmano Coelho, Academia de Música de Santa Cecília. Estuda também na Escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) onde tem oportunidade de trabalhar com músicos como Tomás Marques, Filipe Duarte e Luís Cunha. Tem também aulas particulares de improvisação com o saxofonista José Menezes. Participou em workshops onde trabalhou com músicos de renome internacional como John O’Gallagher, Ohad Talmor, Michael Formanek, João Barradas, Marcos Cavaleiro, José Pedro Coelho, Francisco Brito e André Fernandes.
Participou como solista de orquestra dirigida por Délio Gonçalves com um concerto no Museu dos Coches. Tocou com o quinteto Marwan, tendo participado em festivais como o Ageas Cool Jazz.
António Carvalho | Baterista natural de Mira. Começou a tocar aos 9 anos, fez o curso profissional de Instrumentista de Jazz no Conservatório de Música da Jobra e licenciou-se pela Escola Superior de Música de Lisboa. Atualmente reside em Lisboa e faz parte de vários grupos na área do jazz e da música improvisada.
Bernardo Moreira | Nasceu em Lisboa e com 16 anos dá início ao seu percurso musical, tendo elegido o contrabaixo como instrumento.
Os nomes com quem tocou são muitos, os discos gravados são imensos e os palcos que pisou perdem-se na memória.
O Jazz é a sua linguagem original, mas a curiosidade pelas sonoridades de raiz portuguesa são, para si, uma inspiração que tem vindo a explorar ao longo dos anos, em diferentes projetos. De destacar o disco de 2002 Ao Paredes Confesso onde assina os arranjos de temas de Carlos Paredes.
Atualmente, ocupa grande parte da sua agenda acompanhando internacionalmente a cantora Cristina Branco e o Trio de Mário Laginha.
Entre Paredes, Cantigas de Maio e SUL são os seus mais recentes projectos em nome próprio.
Do jazz ao fado, passando pela pop, Bernardo é para além de um nome incontornável na cena musical em Portugal enquanto instrumentista, um compositor e arranjador com provas dadas.
Vicente Oliveira | Guitarrista português, nasceu em 2002. Completou o 12º de ensino integrado em música clássica na Academia de Música de Santa Cecília onde teve oportunidade de estudar com músicos como Filipe Raposo e Vasco Pimentel. Foi aluno do Hot Club de Portugal e completou a licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi aluno de guitarristas como André Fernandes, Mário Delgado, Nuno Costa, João Roque e João Espadinha. Teve também aulas de improvisação com o saxofonista José Menezes.
Participou em masterclasses e workshops com músicos de renome internacional como Bill Mchenry, Steve Cardenas, Michael Kanan, Jorge Rossy, Roger Mas, Darryl Hall, Song Yi Jeon, Kurt Rosenwinkel, Frederico Heliodoro, Erik Ineke, Alex Corrêa, Guinga, Jorge Hélder, Ohad Talmor, John O’Gallagher, Michael Formanek e João Barradas. Participou no Begues Jazz Camp 2022/23 e no Timbuktu Jazz Workshop 2024.
Atualmente toca com o seu quinteto Marwan, tendo já tocado em Festivais como o Out Jazz e o Ageas Cool Jazz. Este quinteto surgiu do encontro e diálogo musical entre os jovens músicos Álvaro Pinto, Guilherme Fradinho, António Carvalho, Vicente Oliveira e o contrabaixista Bernardo Moreira.
Participa também como sideman em diversos projetos, como por exemplo, o quinteto do saxofonista Guilherme Fradinho.
No presente, está a fazer Mestrado em Jazz Performance na Escola Superior de Música da Catalunha, Barcelona, onde tem oportunidade de estudar com músicos de renome como Dani Pérez, Lluc Casares e Mario Rossy, entre outros.
Guilherme Fradinho | Saxofonista natural de Aveiro, onde nasceu em 2003, e começou o seu percurso musical aos 8 anos. Completou o 5° grau em guitarra clássica no Conservatório de Aveiro Calouste Gulbenkian e posteriormente entrou no Curso Profissional de Instrumentista Jazz no Conservatório de Música de Coimbra, em saxofone tenor, onde foi aluno do João Mortágua, Ricardo Formoso, Andreia Santos, entre outros. Atualmente estuda na Escola Superior de Música de Lisboa. Teve também masterclasses com nomes como Seamus Blake (que deu também aula particular), Andy Shepard, Perico Sambeat, Emmet Cohen, Steve Coleman, entre outros.
Participou em vários projetos entre eles Mondego Jazz Ensemble, Coimbra Jazz Ensemble, Cinematic Pocket Orchestra, Marwan, Back to Bach, entre outros.