19 Maio 19h00
Sala Luís de Freitas Branco CCB
Quintas às 7
Quarteto de Cordas de Matosinhos
Vitor Vieira (violino)
Programa
L. V. Beethoven (1770-1827) – Grosse Fuge op. 133
Allegro
Andante con moto
Scherzo: Allegro molto
Presto
Andante con moto
Scherzo: Allegro molto
Presto
Transmissão Direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
O Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) foi criado, em 2007, pela Câmara Municipal de Matosinhos, através de um concurso público. É constituído por licenciados da Academia Nacional Superior de Orquestra: Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Realizaram também estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio, como a Escuela Superior de Música Reina Sofia em Madrid, a Northwestern University em Chicago e o Conservatório Superior de Música de Sion na Suíça. O QCM realizou estudos especializados no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, sob a orientação de Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen).
Os músicos do QCM, nos seus anos de estudo, tiveram contacto com membros de vários quartetos destacados do panorama internacional, nomeadamente dos quartetos Alban Berg, Hagen, Lasalle, Emerson, Melos, Vermeer e Kopelman. Todos os seus membros receberam prémios em Portugal e no estrangeiro individualmente e em música de câmara. Todos obtiveram o 1º lugar no mais prestigiando concurso de música nacional – Prémio Jovens Músicos RDP e destaca-se o prémio obtido pelo já constituído QCM no 1º Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça em 2009.
Atualmente o Quarteto desenvolve uma temporada regular de concertos em Matosinhos, onde apresenta uma série de projetos inéditos no país: além de integrais dos quartetos de Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn e Schumann, assume especial importância na promoção e divulgação do património musical português e estreia de obras de compositores portugueses. O Quarteto tocou e estreou já obras de Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Nuno Corte-Real, Eurico Carrapatoso, Clotilde Rosa, Christopher Bochmann, António Chagas Rosa, Álvaro Salazar, Luís Tinoco, João Pedro Oliveira, Carlos Guedes, Alexandre Delgado, Eduardo Patriarca, Telmo Marques e António Pinho Vargas, bem como Luiz de Freitas Branco, Frederico de Freitas, Armando José Fernandes e Luís Costa.
Em 2014/15, foi escolhido como um dos ECHO Rising Stars, realizando uma digressão de 16 concertos em algumas das mais importantes salas de concerto europeias. O QCM colabora com alguns dos mais destacados músicos portugueses, como Carlos Azevedo, o violoncelista Paulo Gaio Lima, os clarinetistas Carlos Alves, António Saiote e Bruno Graça e os pianistas Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho e Elsa Silva; apresenta-se também nas maiores salas de concerto e eventos portugueses, tendo realizado concertos nos Dias da Música do CCB, Casa da Música do Porto, nos Festivais de Música de Espinho, Póvoa de Varzim, Óbidos, Paços de Brandão, Festival de Música Viva e Festival Vertigem Sonora em Santiago Compostela.