Temporada de Concertos Antena 2
8 maio | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Rem Urasin
Recital de piano
Programa
F. Schubert – Sonata in A major Op.120 D.664
F. Chopin – Fantasie in f minor, Op.49
F. Chopin – Andante spianato et Grande Polonaise Brillante in E flat major, Op.22
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Rem Urasin | Um dos mais brilhantes pianistas russos de sua geração, laureado em vários concursos internacionais, entre eles: o Concurso Internacional Chopin em Varsóvia (1995), o Monte Carlo Piano Masters (Grand Prix, 2001) e o Concurso Internacional de Piano em Sydney (2004).
Está ativamente envolvido em recitais e atividades performáticas, dando regularmente concertos e masterclasses em muitas vilas e cidades em todo o mundo. Tocou com a Orquestra Nacional Russa, a Orquestra Sinfónica de Tchaikovsky, a Orquestra Sinfónica Estatal da Rússia, a Orquestra Filarmónica de Moscou, a Orquestra Filarmónica de Varsóvia, a Orquestra Sinfónica Filarmónica Polaca do Báltico, a Orquestra Sinfónica de Sydney, a Orquestra Sinfónica de Tóquio, as Orquestras de Câmara de Viena e Cracóvia, entre outras. Colaborou com músicos como Mikhail Pletnev, Maxim Vengerov, Kazimierz Kord, Veronika Dudarova, Mischa Maisky, Julian Rachlin, Antoni Wit, etc.
As gravações do músico lançadas na Grã-Bretanha, Holanda, EUA, Rússia, Japão e Austrália foram muito aclamadas pela imprensa e premiadas. Em setembro de 2007, o CD com o violoncelista Boris Andrianov e Rem Urasin interpretando obras de Rachmaninoff e Chostakovich foi selecionado pela revista britânica Gramophone como o melhor disco de música de câmara do mês. Em 2015 o músico lançou um CD duplo com a coleção completa das mazurcas de F. Chopin pela gravadora Brilliant Classic, que obteve mais de 3 milhões de visualizações no canal Brilliant Classic no YouTube. Em 2006, o pianista recebeu o título honorário de Artista Nacional da República do Tartaristão.
Em 2009-2010, juntamente com o diretor de fotografia R. Rubtsova, Rem Urasin preparou um grande ciclo musical e literário Frèdéric Chopin. Obras Completas para as comemorações do 200º aniversário do grande compositor. O ciclo consistiu em 11 concertos com um narrador para quem foi escrito um roteiro especial, baseado em diários, cartas e reminiscências de contemporâneos de Chopin. Todas as obras de Chopin, desde a primeira polonaise de infância até a mazurca final, foram executadas sem exceção. Na temporada 2017/2018, o músico inaugurou uma nova série de concertos históricos musical-educativos de grande escala, Os Grandes Românticos, durante várias temporadas, dedicada à vida e obra de Franz Liszt, Robert Schumann, Franz Schubert, Frédéric Chopin, Félix Mendelssohn, Edvard Grieg e Johannes Brahms.
O interesse invariavelmente elevado do público pelos projetos do compositor confirma que Rem Urasin é um pianista romântico nato, com um excelente sentido de estilo, respeito pela tradição e uma grande cultura musical. Não é por acaso que os críticos polacos o designam de “parecido com Chopin”, enquanto os seus admiradores o apelidam de “embaixador de Chopin”.
Rem Urasin é o compositor de muitos arranjos e transcrições virtuosas para piano, bem como arranjos para agrupamentos de câmara e orquestrações para orquestra sinfónica de obras de compositores tártaros, Tchaikovsky, Borodin, Gavrilin, Chostakovich, Schubert, Fauré e outros. Muitas dessas versões passaram a fazer parte do repertório de músicos na Rússia e no exterior.
É o diretor artístico do Festival Anual de Música e Artes da Fundação Sviatoslav Richter em Tarusa e da Escola Internacional de Arte de Verão da Fundação Sviatoslav Richter, realizada anualmente como parte do festival.
Desde 2022 o músico vive em Portugal.