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Para maiores de 6 anos
Segue-me à Capela
Vozes:
Ananda Fernandes
Catarina Moura
Joana Dourado
Mila Bom
Margarida Pinheiro
Maria João Pinheiro
Sílvia Franklim
Convidada: Amélia Muge
Percussão: Quiné Teles
Som: António José Martins
Manhaninha de São João (Trad. Trás-os-Montes, Beira Baixa)
S. João de Idanha (Trad. Idanha)
As armas do meu adufe (Trad. Beira Baixa)
S. João de Alpalhão (Trad. Alpalhão)
Minha mãe dos trabalhos (Trad. Silvares – Beira Baixa)
Cantiga da Segada (Trad. Castro Daire)
Macelada (Trad. Beira Baixa)
Se Fores ao S. João (Trad. Beira Baixa)
Cântico dos Foliões (Trad. Santa Maria – Açores)
Oração das almas (Trad. Algarve)
Bendito e Louvado das trovoadas (Trad. Penha Garcia)
Embalo (Trad. Alvor – Algarve)
Olé ó Sra Mãe (Trad. Talhadas – Sever do Vouga)
S. João perdeu (Trad. Ponte de Lima)
Alvíssaras (Trad. Beira Baixa)
Tu gitana (Letra – tradicional; música – José Afonso; arranjo – João Paulo Esteves da Silva; voz – Amélia Muge)
Ovelhudas (Letra, música e voz – Amélia Muge)
Sinõra novia (Trad. Sefardita)
Hija mia (Trad. Sefardita)
Eito Fora (Trad. Beira Alta)
Dai la dou (Trad. Beira Baixa)
Aboio (Trad. Beira Alta)
O agrupamento Segue-me À Capela canta sons antigos e sons novos dessa arte fugidia com que se embalam os meninos, se encomenda a alma, se evoca o divino e o terreno, se espanta a fadiga, se anima o corpo.
O repertório é constituído por cantares tradicionais recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha e GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra. Reproduzem-se os arranjos vocais registados nas recolhas – umas vezes. Outras vezes esses arranjos são acrescentados das linhas melódicas, das harmonias que a herança musical não enjeita. Os instrumentos do grupo são as vozes. Foi precisamente o fascínio pelo mais ancestral instrumento musical que motivou o surgimento deste projeto de recriação da música tradicional portuguesa. Os instrumentos – sobretudo de percussão – e os elementos cénicos utilizados nos espetáculos servem o papel condutor da voz, reforçando os climas gerados a partir do canto. Todos os instrumentos de percussão utilizados pertencem à cultura popular portuguesa, assumindo especial protagonismo o adufe, instrumento tradicional feminino da Beira Baixa.