Temporada de Concertos Antena 2
29 fevereiro | 19h00
Palácio Marquês da Fronteira
Entrada gratuita
mediante reserva em loja.fronteira-alorna.pt
Trio Perpétuo
Filomena Andrade, violino
Leonor Moniz, violoncelo
Manuel Prata, piano
Programa
E. Chausson – Trio em sol menor, op.3
Assez lent
A. Arensky – Trio Nº 1 em ré menor, op.32
Allegro moderato
Scherzo. Allegro molto
Elegia. Adagio
Finale. Allegro non troppo
P. Vasks – Episodi e Canto perpetuo
VI. Burlesca II
VII. Canto perpetuo
VIII. Apogeo e coda
A formação do Trio Perpétuo, constituído por Filomena Andrade, Leonor Moniz e Manuel Prata, surgiu em 2021, sob a orientação pedagógica de Paulo Pacheco, na classe de música de câmara da Escola Superior de Música de Lisboa. O Trio aperfeiçoou-se com professores como Ursula Smith, Indré Baikstyte, Ana Beatriz Manzanilla e Levon Mouradian.
O Trio Perpétuo já atuou no Eesti Muusika – ja Teatriakadeemia em Tallinn, Estónia, e no Palácio Fronteira, em São Domingos de Benfica, no festival de música Fernando Mascarenhas.
Em 2022, o Trio Perpétuo venceu o 2° Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, na categoria de Música de Câmara – nível superior.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Filomena Andrade | Nasceu em Coimbra, em 2001. Iniciou os seus estudos de violino no Conservatório de Música de Seia, com Ludovic Afonso e acabou por concluir o percurso de conservatório na EAMCN, na classe de Pedro Lopes. Em 2022 terminou a licenciatura em violino na ESML, tendo sido aluna da classe da violinista Ana Beatriz Manzanilla.
Desde 2013, é membro convidado e permanente de diversas orquestras, como Orquestra Sinfónica de Viseu, Orquestra Sinfónica de Gouveia, Orquestra Sinfónica de Leiria e da Jovem Orquestra Portuguesa.
Em 2017, foi-lhe atribuído um prémio de Mérito e Recomendação Especial pela Orquestra de Jovens da União Europeia.
Desde cedo, tem-se apresentado em salas de concerto em Portugal, Alemanha e Roménia. Tais como Centro Cultural de Belém, Teatro José Lúcio de Silva, Casa da Música (Porto), Konzerthaus Berlim, Ateneu Romeno de Bucareste, Palácio da Ajuda.
Frequentou masterclasses e aulas particulares de violino, assim como de música de câmara, com os professores Roberto Valdés, Gustavo Delgado, Eliseu Silva, Carlos Damas, Zofia Woycicka, Jean Aroutiounian, Clarissa Foletto, Arik Braude, Jack Liebeck, Corey Cerovsek, Isabel Charisius, Eliot Lawson, Andrew Watkinson, Giovanni Guzzo, Jonathan Crow, entre outros.
Leonor Moniz | Natural da ilha de São Miguel, iniciou os seus estudos em Violoncelo no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Ao longo dos anos aperfeiçoou-se com violoncelistas como Paulo Gaio Lima, Florian Berner, Amit Peled, Márcio Carneiro, Marco Pereira, Levon Mouradian, Jan Ickert e Jonathan Weigle.
Participou em diversos estágios de orquestra, como a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) na temporada 2014/2015 sob a direção do maestro Pedro Carneiro, participando no festival Young Euro Classic Berlin. Em 2020 foi selecionada para o curso de masterclasses de verão em Israel “Keshet Eilon summer master course”, onde se aperfeiçoou com o violoncelista Amit Peled.
Apresenta-se em concertos com a Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian e Lisbon Film Orchestra.
Em 2020 terminou a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de Paulo Gaio Lima e de Marco Pereira. Em 2021 iniciou, na Escola Superior de Música de Lisboa, o Mestrado em Ensino da Música.
Em 2022, venceu o 2° prémio dos Prémios Jovens Músicos, na categoria de Música de Câmara Nível Superior.
Atualmente, estuda na universidade de música de Viena (MUK – Music und Kunst Privateuniversität).
Manuel Prata | Nasceu no Porto em 2002. Aos 7 anos de idade, iniciou os seus estudos de piano na EAMCN, em Lisboa, com Eduardo Regula. Prosseguiu, posteriormente, os seus estudos na classe de Ana Valente. Em 2023, completou a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, estudando com Artur Pizarro e Miguel Henriques, e com Paulo Pacheco em música de câmara.
Manuel tem atuado por diversas vezes, a solo ou em música de câmara, nas mais emblemáticas salas de concertos em Portugal, como o Palácio da Ajuda, Teatro Nacional de São Carlos, CCB, Fundação Calouste Gulbenkian e Casa da Música.
Teve também a oportunidade de tocar como solista com as orquestras da EAMCN (sinfónica e de sopros) e com a Jovem Orquestra Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro. Fora de Portugal, destacam-se apresentações na Alemanha (Münster, Leipzig e Düsseldorf) e na Estónia (Tallinn).
Tem sido bem-sucedido em diferentes concursos em Portugal. Entre eles, destacam-se os Concursos Internacionais de Piano da Cidade do Fundão (1º prémio em 2013 e 2016; 2º prémio em 2018) e de Santa Cecília, Porto (1º prémio em 2014). Em música de câmara, destaca-se o Concurso JOVEM.COM (1os prémios em 2016 e 2018) e o Prémio Jovens Músicos (1º prémio em 2018 – nível médio; 2º prémio em 2022 – nível superior).
Manuel trabalhou também com vários professores em diversas ocasiões. Frequentou diversas masterclasses de piano com diferentes professores, como Vladimir Viardo, Eldar Nebolsin, Milana Chernyavska, Katya Apekisheva, Filipe Pinto-Ribeiro, Heribert Koch, Henri Sigfridsson, Réne Lecuona e Gottlieb Wallisch. Já em música de câmara, trabalhou com Pascal Moraguès, Pedro Carneiro, Paulo Gaio Lima, Ursula Smith, Indrė Baikštytė, Xavier Gagnepain, entre outros. Manuel frequenta atualmente o mestrado na Hochschule für Musik und Theater Leipzig, estudando com Jacques Ammon.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2