O objetivo desta Coleção Essencial — Livros RTP é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do séc. xx, colocando à disposição do público, por um preço reduzido e um título por mês, algumas das obras-primas da literatura contemporânea. Todos os volumes da Coleção Essencial – Livros RTP incluem prefácios inéditos assinados por destacadas personalidades da cultura nacional mas também internacional, contribuindo para um enriquimento ainda maior destas edições.
1º excerto na voz de Maria Flor Pedroso
2º excerto na voz de Luís Caetano
Prefácio de António Mega Ferreira
Sinopse:
Em finais do século XIX, no Brasil, no sertão da Baía, um vasto movimento popular formado em torno de um místico – António Conselheiro – funda uma sociedade à margem do mundo oficial. O governo do Rio de Janeiro reage, enviando uma pequena força militar para “repor a ordem”. Mas a resistência foi imediata e eficaz, obrigando a tropa a fugir. E com isto se dá início à Guerra de Canudos, para a qual foram mobilizados milhares de soldados que, depois de muitos mortos, os sublevados são, enfim, esmagados a ferro e fogo.
É a história desta guerra que, sob a forma de romance – e que extraordinário romance! – Mario Vargas Llosa nos conta neste seu livro.
Para ouvir excertos do livro, clicar nos respectivos links:
3º vol. – Jesusalém, de Mia Couto
Prefácio de Miguel Real
"Jesusalém é seguramente a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas.
Aliando uma narrativa a um tempo complexa e aliciante ao seu estilo poético tão pessoal, Mia Couto confirma o lugar cimeiro de que goza nas literaturas de língua portuguesa. A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado, diz um dos protagonistas deste romance. A prosa mágica do escritor moçambicano ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo." (António-Pedro Vasconcelos)
4º vol. – A Mancha Humana, de Philip Roth
Prefácio de Clara Ferreira Alves
5º vol. – Capitães da Areia, de Jorge Amado
Prefácio de José Carlos de Vasconcelos
6º vol. – As Naus, de António Lobo Antunes
Prefácio de Ricardo Araújo Pereira
7º vol. – Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
Prefácio de Alberto Manguel
8º vol. – O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
Prefácio de António-Pedro Vasconcelos
9º vol. – Dinossauro Excelentíssimo, de José Cardoso Pires
Prefácio de Carlos Reis
10º vol. – A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera
Prefácio de Inês Pedrosa
11º vol. – As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino
Prefácio de Nuno Júdice
12º vol. – A Geração da Utopia, de Pepetela
Prefácio de Ondjaki