Neste mês de Janeiro ao longo do qual a Antena 2 celebra os 270 anos do nascimento de Mozart, Banda Sonora de Mafalda Serrano convida à revisitação do filme A Flauta Mágica (1975) de Ingmar Bergman. Neste episódio começaremos por escutar Mozart não apenas como legado histórico, mas sobretudo como um autor cuja obra e legado são matéria viva do cinema, capaz de renovar paradigmas de escuta e representação, tanto no cinema quanto na rádio.
2 janeiro | 21h00
A Flauta Mágica (1975)
Realização: Ingmar Bergman
Música: Wolfgang Amadeus Mozart
Assinalando o aniversário de Mozart, o programa Banda Sonora convida à escuta de A Flauta Mágica (Die Zauberflöte, 1975), filme realizado para a televisão sueca por Ingmar Bergman. A obra constitui uma das criações mais relevantes de adaptação operática ao meio audiovisual e cinematográfico, invocando a intertextualidade entre o teatro, a ópera e o cinema sem hierarquizar nenhum destes dispositivos expressivos e propondo uma reflexão única sobre a génese da representação.
Filmologicamente, Bergman recusa a lógica convencional de filmar ópera como um mero registo documental. A sua abordagem cria um objeto híbrido, no qual a câmara participa ativamente na dramaturgia musical. Através de close-ups, composição rigorosa e montagem sincronizada com a partitura, o filme constrói uma partitura audiovisual que acompanha o desenvolvimento musical de Mozart. A produção mantém o carácter teatral e performativo, interpretada por solistas da Ópera Real de Estocolmo e pela sua orquestra sob direção do maestro Eric Ericson, preservando integralmente a música original estreada em 1791.
Mafalda Serrano