Integrado em Lisboa na Rua, a 2ª edição de Lisboa Soa volta a trazer Arte Sonora a um espaço verde de Lisboa, desta vez na Estufa Fria, no Parque Eduardo VII. A Antena 2 foi ao encontro de Lisboa Soa, do seu espaço e dos seus intervenientes.
14 a 17 Setembro
Lisboa Soa – encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva – convida a parar, a escutar e a refletir sobre a cidade e os seus sons. São diversos espaços que celebram o mundo sonoro, levando-o a percorrer caminhos labirínticos que comunicam acusticamente consigo. Imagine um jardim povoado de sons que chamam a atenção sobre todos os outros sons, um ambiente sonoro imaginário que estimula a audição e leva-o a pensar sobre o que está a ouvir.
É por estes lugares que a repórter da Antena 2, Isabel Meira andou e que pode ouvir aqui, acompanhada por Jorge Carmona que os registou em imagens.
Raquel Castro, diretora e programadora
O programa de Lisboa Soa compreende:
– instalações sonoras no jardim – uma mostra de obras de arte sonora site-specific, que permitam ao público interagir, experimentar e sobretudo usufruir daquele espaço físico, visual e sonoro.
– Performances sonoras – concertos e ações sonoras que exploram as características físicas do espaço envolvente.
– Workshops e passeios sonoros – um programa educacional dirigido a todas as faixas etárias que alarguem a consciência sonora do nosso público, promovendo uma educação auditiva através de exercícios de escuta, gravação e construção sonora.
João Ricardo Barros Oliveira
Claúdia Martinho
Adriana Sá
Para mais informações sobre Lisboa Soa 2017, clicar aqui.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP