18 Maio 23h00
19 Maio 4h00
por Luís Caetano
Manuel Alegre – Uma outra memória
Hoje a Ronda recebe Manuel Alegre, celebrando uma das grandes vozes da literatura portuguesa, pelos 80 anos, completados na última quinta-feira, e pelo livro Uma outra memória, agora publicado. Uma partilha de vivências, recordações, e amizades cúmplices com "camaradas de sonhos" como Sophia, Herberto, Natália, Assis Pacheco, mas também Piteira Santos, Melo Antunes, Mário Soares, Álvaro Cunhal e muitos outros, numa vida cheia de poesia e coragem.
Luís Caetano
Uma outra memória reúne textos de natureza variada que Manuel Alegre tem vindo a escrever e que, dada a sua natureza, se encontravam dispersos. Ao longo destas páginas encontramos uma visão poética do país e da História, o Poema e a Vida, os escritores e os poetas amigos, os músicos e os «camaradas dos sonhos», a política, Portugal e a Europa, a liberdade e o seu último discurso na Assembleia da República.
Um livro que é uma longa declaração de amor.
À escrita, aos amigos, a Portugal e à língua Portuguesa.
Para ver o índice do livro e ler as primeiras páginas,
clicar aqui.
Dia do Autor – 20 Maio
Entrega do Prémio de Consagração de Carreira a Manuel Alegre
A
Sociedade Portuguesa de Autores, em cerimónia comemorativa do Dia do Autor, entrega o Prémio de Consagração de Carreira a Manuel Alegre, no dia 20 de Maio às 18h00, na sala-galeria Carlos Paredes, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa
Esta distinção, com este prémio de Consagração de Carreira, que será entregue a Manuel Alegre pelo Presidente da República, deve-se a uma vida de luta política e cívica e de intensa criatividade como poeta e ficcionista, que se iniciou em 1965 quando publicou a colectânea “A Praça da Canção”, numa altura em que foi preso pela PIDE na prisão de Luanda.
Deputado durante décadas e duas vezes candidato à Presidência da República, Manuel Alegre é cooperador da SPA e uma das figuras mais ativas da vida cultural e política portuguesa, integrando importantes júris literários e tendo vários livros distinguidos em Portugal e no estrangeiro.
Na cerimónia de 20 de Maio, serão entregues
outros prémios, bem como as Medalhas de Honra e os Prémios Pró-Autor que distinguem figuras e instituições que se têm destacado na defesa e promoção da Cultura e na valorização do trabalho dos criadores culturais.
Serão distinguidos com as Medalhas de Honra da SPA Luís Miguel Cintra, José Barata-Moura, Mário Vieira de Carvalho, Iva Delgado, Carlos Alberto Moniz, Brigada Victor Jara, José Viale Moutinho e Emanuel.
Os Prémios Pró-Autor serão atribuídos ao Instituto de Apoio à Criança, à Fundação Àrpád Szenes– Vieira da Silva, a Luís Pinheiro de Almeida, ao “Mundo da Canção” e à Associação Abril.
O Presidente da República presidirá à cerimónia do Dia do Autor, tendo aceite o convite da Direcção e do Conselho de Administração da SPA.
Na ocasião será lançado o livro “Direito de Autor – Que Futuro na Era Digital ?” e uma colectânea de peças de teatro de Carlos Tê, entre outros.
No final do acto comemorativo atuarão António Manuel Ribeiro e Miguel Ângelo.