A Antena 2 apresenta, a partir de 6 de abril de 2025 até ao final de junho, a série do programa Caleidoscópio, intitulada Conservatório Nacional: 190 anos de Escola Artística de Música, com a coordenação de Tiago Derriça.
Conservatório Nacional
190 anos de Escola Artística de Música
Coordenação: Tiago Derriça
Autores dos episódios: Ana Mafalda Pernão, Bruno Cochat, Cândido Fernandes, Helena Lima, José Manuel Brandão, Rosa Paula Pinto, Teresa Castanheira, Tiago Derriça
Seleção Musical auxiliar: Eurico Carrapatoso
A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional assinala neste ano de 2025 o seu 190º aniversário. Ímpar no panorama da cultura e da educação em Portugal, o Conservatório Nacional é apresentado a partir de várias perspetivas, referenciando-se não só a sua rica história, mas também os seus campos de ação presente e os seus desígnios para o futuro.
Cada episódio está a cargo de professores da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – atuais e antigos – convidados a refletir sobre a visão dos fundadores do Conservatório Nacional, a relação da instituição com outras entidades culturais ao longo da história, as personalidades de destaque ligadas ao Conservatório Nacional, o impacto da Revolução dos Cravos na escola e no ensino da música no resto do país, o seu projeto de intervenção social através da música dinamizado pela Orquestra Geração, o seu atual projeto educativo, entre outros variados temas.
Esta série conta ainda com a participação de alguns convidados especiais e com a divulgação de muita música, nem sempre familiar (mesmo entre os melómanos mais atentos), tornando este programa uma experiência imperdível para todos os ouvintes.
Episódios
Ep. 1 | 6 abril
O Conservatório hoje
O que é o Conservatório? A sua dimensão, oferta e reconhecimento público. Pólos e orquestra geração.
Por Cândido Fernandes
Ep. 2 | 13 abril
O Conservatório | o início
A fundação do Conservatório e a visão dos seus fundadores
Por Teresa Castanheira
Ep. 3 | 20 abril
Valores de Abril
O impacto da Revolução dos Cravos no Conservatório
Por Ana Mafalda Pernão; convidado: Wagner Diniz
Ep. 4 | 27 abril
Inclusão social pela música – a Orquestra Geração
Projeto social do Conservatório: Orquestra Geração (mais do que música, tocamos vidas)
Por Helena Lima
Ep. 5 | 4 maio
Grandes Intérpretes
Intérpretes de reconhecido mérito ligados ao Conservatório
Por Tiago Derriça e Rosa Paula Pinto
Ep. 6 | 11 maio
Retratos do Conservatório Nacional I
Personalidades de relevo ligadas ao Conservatório
Por Tiago Derriça e Rosa Paula Pinto
Ep. 7 | 18 maio
Retratos do Conservatório Nacional II
Personalidades de relevo ligadas ao Conservatório
Por Tiago Derriça e Rosa Paula Pinto
Ep. 8 | 25 maio
Museu da Música e Biblioteca Nacional de Portugal
A ligação do Conservatório com o Museu da Música e a Biblioteca Nacional de Portugal
Por Rosa Paula Pinto e Tiago Derriça

Foto de Joshua Benoliel. Rua do Século, Convento dos Caetanos – obras de renovação do novo Conservatório Nacional de Lisboa (1918). Fonte: AML (via blog Ruas de Lisboa com alguma História)
Ep. 9 | 1 junho
Dia da Criança
Atelier Musical: O Conservatório e as crianças
Por Bruno Cochat
Ep. 10 | 8 junho
Camões
O papel do Conservatório na promoção da língua e cultura portuguesa através da música
Por Teresa Castanheira
Ep. 11 | 15 junho
190 anos
Promoção dos concertos comemorativos, no âmbito dos 190 anos do Conservatório
Por José Manuel Brandão
Ep. 12 | 22 junho
Edificado
A passagem do Conservatório por várias moradas, mostrando a evolução arquitetónica da instituição e sua adaptação
Por Teresa Castanheira
Ep. 13 | 29 junho
Conservatório: o futuro
Por Cândido Fernandes
História do Conservatório Nacional
Na sequência do fecho e extinção do Seminário da Patriarcal – encerrado por ordem legal de 2 de maio de 1822 e definitivamente extinto em 1833 –, é fundado em Lisboa, por Decreto de 5 de maio de 1835, o Conservatório de Música da Casa Pia, tendo como seu diretor o músico português João Domingos Bomtempo (1775-1842). Este Conservatório de Música, podendo ser entendido como um sucessor direto do extinto Seminário da Patriarcal, vai ser entretanto incorporado no Conservatório Geral da Arte Dramática, com o título de Colégio do Conservatório, na sequência da sua criação pelo Decreto de 15 de novembro de 1836. Este Decreto de 1836 prevê ainda, para além da criação da Inspeção-Geral dos Teatros e Espetáculos Nacionais – para a qual é nomeado Almeida Garrett (1799-1854) como Inspetor-Geral –, a criação de três escolas (uma de música, uma de declamação, e outra de dança e mímica), todas elas integrando o referido Conservatório.
Não é inteiramente claro que a escola de música, criada no âmbito do Conservatório Geral da Arte Dramática, e o Colégio do Conservatório, que resulta da transformação do Conservatório de Música da Casa Pia, constituam uma mesma realidade, uma vez que este Colégio visava uma formação em regime de internato, ao passo que a escola de música, que irá entretanto surgir, visava antes uma formação em regime de externato, tendo sido de facto este o regime em que a mesma terá sempre funcionado. Mas dadas as enormes dificuldades da fazenda pública durante o segundo quartel do século XIX – as quais chegam a ditar o atraso de mais de ano e meio no pagamento de algumas remunerações –, as funções acometidas a este Colégio do Conservatório acabarão por ser de facto absorvidas pela escola de música entretanto criada. [continuar a ler]