A Antena 2 apresenta, a partir de 5 de janeiro de 2025 até ao final de março, a série do programa Caleidoscópio, intitulada N’uma palavra – A celebração da palavra cantada em Língua Portuguesa, da autoria de Tânia Valente.
N’uma palavra
A celebração da palavra cantada em língua portuguesa
Por Tânia Valente
A 25 de Março de 2025 assinala-se o bicentenário do nascimento do compositor Gustavo Romanoff Salvini. Salvini chegou a Portugal em 1859 como tenor para cantar no Real Teatro de São João. Porém um incidente levou-o a perder a voz, pondo termo à sua carreira lírica.
Fixando-se na cidade do Porto, Salvini virou-se para uma carreira no ensino. Como professor de Canto, Salvini não entendia por que razão os portugueses não cantavam na sua língua, preterida em favor do Italiano. Encantado pela sonoridade da língua portuguesa, Salvini resolveu tomar a iniciativa de pôr em música os grandes poetas do Romantismo Nacional, com a compilação Romanceiro (1865), reeditada e rebatizada em 1884 como Musical Português, 40 melodias na língua portuguesa com acompanhamento de piano, letras dos principais poetas portugueses.
Mais do que empreender um esforço para “conseguir que os portugueses” cantassem “na sua língua”, Salvini queria fundar o kunstlied (canção de câmara erudita) português e queria uma reforma para a música em Portugal. Procurou apoio para a sua iniciativa pioneira, sem sucesso, sendo a sua iniciativa em prol da música das palavras em língua portuguesa ainda hoje pouco conhecida
N’uma palavra é o título de uma canção de teor romântico que Salvini dedica a Joana Lehmann Andresen, avó de Sophia de Mello Breyner Andresen. Nesta série, tomando como mote a palavra cantada em língua portuguesa, visitaremos o universo musical de compositores portugueses que, entre outras obras, escreveram música cantada em português.
Esta viagem musical começa na corte de D. João V, mas com uma visita ao teatro dos bonecos de António José da Silva. Nos programas seguintes passaremos por Salvini – motivo inspirador e fio condutor destes programas -, Alfredo Keil, Viana da Motta, Francisco Lacerda, António Fragoso, Fernando Lopes-Graça, Luís de Freitas Branco, entre muitos outros, culminando com a obra de compositores vivos, que ainda escrevem música sobre textos em português. Ao longo do programa são também levantadas questões relacionadas como a adaptabilidade – nem sempre fácil – da língua portuguesa ao canto lírico.
O objetivo principal deste programa é dar a conhecer o património musical português dentro do espaço da música europeia do seu respetivo tempo.
Episódios
Ep. 1 | 5 janeiro
Os 3 “Antónios”
A obra de António José da Silva, António Teixeira, Francisco António de Almeida
Ep. 2 | 12 janeiro
Do terramoto às revoluções liberais
A ópera e os primórdios da canção em Língua Portuguesa
Ep. 3 | 19 janeiro
Gustav Romanoff Salvini
Um “estrangeiro” que amava o português e que quis fazer dele música
Ep. 4 | 26 janeiro
A revolução de Vianna da Motta
Do piano à canção de raiz germânica, com um cunho português
Ep. 5 | 2 fevereiro
Alfredo Keil, Augusto Machado e a grande ópera nacional
Um compositor amador que toda a gente conhece, e um compositor altamente formado que carece de mais reconhecimento, no campo da criação de ópera em Língua Portuguesa
Ep. 6 | 9 fevereiro
O universo musical Francisco de Lacerda e António Fragoso
Impressionismos musicais de obras e vidas que se extinguiram demasiado cedo
Ep. 7 | 16 fevereiro
A música das palavras de Luís Vaz de Camões
A propósito do cinquentenário do nascimento de Camões, um périplo pela muita música que inspirou
Ep. 8 | 23 fevereiro
“Os Freitas”
Episódio dedicado a Luís de Freitas Branco e Frederico de Freitas
Ep. 9 | 2 março
Fernando Lopes-Graça e a luta pela causa do português cantado
A luta maior na música e nos artigos de opinião pela defesa de uma língua que merecia ser cantada. A descoberta de Salvini
Ep. 10 | 9 março
Mulheres compositoras
De M. Grisalde a Contança Capdeville, mulheres que contribuíram para dar voz à Língua Portuguesa em música
Ep. 11 | 16 março
Compositores do Porto
Depois de Salvini, João Arroio, Luís Costa, Óscar da Silva, Cláudio Carneyro e a Associação Orpheon Portuense
Ep. 12 | 23 março
Joly Braga Santos e Jorge Peixinho
Duas faces opostas e próximas
Ep. 13 | 30 março
Música em português no séc. XXI
António Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Nuno Corte-Real, Jorge Salgueiro, entre outros compositores que escrevem hoje música em português