A Antena 2 apresenta, a partir do início de Abril, a série do programa Caleidoscópio, intitulada Música e Pandemias, da autoria de Ana Telles. Até 26 de Junho.
Sábados 22h00 | 2ª feiras 13h00 | 4ª feiras 5h00
Música e Pandemias
por Ana Telles
De facto, desde a Idade Média até aos dias de hoje, pandemias, epidemias e doenças infecto-contagiosas de alta prevalência na população tiveram um inegável e fortíssimo impacto na sociedade. A ocorrência e o desenvolvimento de doenças como a lepra, a peste negra, a malária, a gripe, o sarampo, a varíola, a sífilis, o tifo, a cólera, a sida e a COVID19 determinaram, ao longo dos tempos, algumas das principais transformações sociais e culturais da História.
A Música proporciona, nestes programas, o fio condutor através do qual se procura evidenciar algumas dessas transformações. É dado enfoque ao impacto que epidemias e outras doenças infecto-contagiosas tiveram sobre instituições e dinâmicas culturais diversas, bem como às marcas que imprimiram na vida e obra de compositores de géneros, geografias e períodos históricos distintos, desde a Antiguidade aos dias de hoje. A perspectiva assumida centrar-se na música erudita ocidental, procurando também dar a conhecer obras e autores ou autoras porventura menos conhecidos do público melómano.
Ana Telles
Duo Animae Feminae. Concerto ao ar livre, 3 Julho 2020,
Programas
1º Prog. | 3 Abril
Música e pandemias – Da Antiguidade ao Renascimento
Para ouvir, clicar aqui.
2º Prog. | 10 Abril
O impacto da peste negra no Renascimento e no Barroco
Para ouvir, clicar aqui.
Nicolas-André Monsiau – Le dévouement de Monseigneur de Belsunce durant la peste de Marseille en 1720, 1819. Col. Museu do Louvre, Paris.
4º Prog. | 24 Abril
Cólera, ou o “mal do séc. XIX” – 1
Para ouvir, clicar aqui.
5º Prog. | 1 Maio
Cólera, ou o “mal do séc. XIX” – 2
Para ouvir, clicar aqui.
6º Prog. | 8 Maio
A sífilis e o processo criativo romântico – 1
Para ouvir, clicar aqui.
7º Prog. | 15 Maio
A sífilis e o processo criativo romântico – 2
Para ouvir, clicar aqui.
8º Prog. | 22 Maio
A tuberculose e o “sofrimento pela Arte”
Para ouvir, clicar aqui.
9º Prog. | 29 Maio
Nas trincheiras e fora delas: tifo e febre tifóide
Para ouvir, clicar aqui.
Soldados da Marinha dos EUA num quartel em São Francisco, 1918
Fotografia de U.S. Naval History and Heritage Command
10º Prog. | 5 Junho
O flagelo da pneumónica no dealbar no séc. XX – 1
Para ouvir, clicar aqui.
11º Prog. | 12 Junho
O flagelo da pneumónica no dealbar no séc. XX – 2
12º Prog. | 19 Junho
SIDA – a nova doença do séc. XX
Para ouvir, clicar aqui.
13º Prog. | 26 Junho
COVID19 – O início de uma nova era
Para ouvir, clicar aqui.
Ana Telles estudou em Lisboa, Nova Iorque e Paris, tendo-se doutorado na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França).Mantém intensa actividade concertística, na Europa, na Ásia e nas Américas, tendo sido solista com diversas orquestras nacionais e internacionais. A sua discografia conta actualmente com mais de vinte de títulos, compreendendo CD’s monográficos, gravações a solo com orquestra e integrada em grupo de música de câmara.
Enquanto investigadora integrada do CESEM, desenvolve investigação científica nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa – Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano. É autora de um número significativo de capítulos de livros, artigos em revistas indexadas e edições musicais, incluindo uma edição crítica dos Prelúdios para piano de Luís de Freitas Branco.
Ana Telles é Professora Associada com Agregação e Diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora.