Sábados 22h00 | 2ª feiras 13h00 | 4ª feiras 5h00
Imaginário Infantil na História da Música
Por Margarida Prates
A minha intenção é entender até que ponto as vivências e as memórias da infância terão marcado os compositores ao longo dos séculos, influenciando, ou não, a escrita de algumas das suas obras.
Na verdade, a inspiração para louvar a infância pode vir das mais variadas lembranças: canções de embalar ouvidas ao adormecer, brincadeiras de criança com bonecas de trapo e cavalos de pau, fábulas, lendas e histórias tradicionais contadas por avós, cheiros e vivências de tempos longínquos…
A memória da infância reveste-se de muitas formas e feitios e deu origem a peças tão díspares quanto canções de embalar, peças didáticas para aprender um instrumento, óperas para crianças, coros infantis, peças para instrumentos solistas, entre tantos outros exemplos que irei dar a conhecer ao longo destes programas.
Espero conduzir o ouvinte numa viagem à ingenuidade, viagem essa que nos levará afinal a um mundo de enorme maturidade intelectual e criativa.
Margarida Prates
Episódios
Ep. 1 | 2 Abril
Piano Solo
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Contos Infantis Musicados, Pedro e o Lobo e Till Eulenspiegel
Para ouvir, clicar aqui.
Bailados Para Crianças, L’éventail de Jeanne e Debussy, Boîte à Joujoux
Para ouvir, clicar aqui.
Para ouvir, clicar aqui.
Cimn Lydia Rubtsova como Marianna, Stanislava Belinskaya como Clara e Vassily Stukolkin como Fritz.
Coros de Crianças na Ópera – Flauta Mágica, Pique Dame, Carmen,Turandot, Tosca
Para ouvir, clicar aqui.
Após obter a licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa seguiu para Itália para trabalhar com o pianista Fausto Zadra, frequentando durante 5 anos as suas masterclasses na Scuola Internazionale di Pianoforte, em Roma. Mais tarde ingressou na Academia de Música Aquiles Delle Vigne onde teve a oportunidade de estudar com o Mestre Aquiles Delle Vigne e onde obteve o diploma de performance “Diploma de Artista”.
Como concertista gosta de tocar a solo, mas também de explorar a música de conjunto, apresentando-se regularmente em concertos de música de câmara, com instrumentistas variados, de cordas e de sopros.
Já pisou os palcos nacionais e estrangeiros, tendo tocado em Espanha, França e Alemanha. Teve ainda o prazer de ser convidada para tocar na Cidade da Guatemala com a Orquestra de Jovens da Guatemala o concerto para piano e orquestra KV 488 em Lá Maior de Wolfgang Amadeus.
Paralelamente à sua actividade concertística, Margarida Prates interessa-se pela área da investigação musicológica, o que a levou a ser convidada pela RDP/Antena2, a realizar programas radiofónicos dedicados a diferentes temas, como “A história do teclado” (2008), “O feminismo na música” (2009), “António Fragoso e os seus contemporâneos” (2012), “António Fragoso, biografia musica” (2018).