Sábados 22h00
Segundas-feiras 13h00
Quartas-feiras 5h00
Apesar da sua morte precoce, António Fragoso nunca ficou esquecido no meio musical. As suas composições principais foram editadas e a sua música tem sido interpretada, gravada e apreciada por gerações sucessivas de melómanos, músicos profissionais e até estudantes. Todos descobrem em Fragoso um sentimento melódico nostálgico, uma atmosfera harmónica inspirada no impressionismo, sensações musicais que prendem a atenção de quem o escuta e lamenta a sua partida na alvorada da idade adulta.
António Fragoso revela-se agora, porém, muito mais do que a promessa do que poderia ter sido, pois a descoberta do seu espólio pessoal desvendou facetas da sua personalidade até hoje desconhecidas. A análise deste espólio apresenta-nos o músico na plenitude da sua juventude, cheio de sonhos, de trabalho, de perspectivas. Fragoso descobre-se multifacetado: é pianista, compositor, escritor, crítico musical, filósofo…tem o mundo à sua espera, a criatividade agita-o, a curiosidade não tem fim. Vemo-lo frenético na organização dos seus projectos pessoais, parece não querer perder tempo, como se adivinhasse que o tinha contado…
Através desta série de programas procuraremos renovar a ideia de quem foi António Fragoso, completando a sua biografia com a leitura de excertos da sua correspondência pessoal e da audição de peças musicais totalmente inéditas, recentemente descobertas num baú na sua aldeia natal, a Pocariça.
Desenrolaremos um fio cronológico desde o ano do seu nascimento, 1897, até à data da sua morte, 1918. E prometemos envolver o ouvinte na fantasia transbordante daquele que, segundo Freitas Branco, “tinha a envergadura necessária para se tornar no maior compositor português de todos os tempos”.
Margarida de Sousa Prates
Programas
Prog. 1 | 6 Janeiro
De 1897 a 1913: nascimento de um artista
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 2 | 13 Janeiro
De 1913 a 1914: primeiros rasgos de criação
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 3 | 20 Janeiro
1914: O 1° semestre no Conservatório de Música de Lisboa
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 4 | 27 Janeiro
1915: Construindo uma carreira musical (Parte I)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 5 |3 Fevereiro
1915: Construindo uma carreira musical (Parte II)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 6 | 10 Fevereiro
1916: O afirmar de um talento (Parte I)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 7 | 17 Fevereiro
1916: O afirmar de um talento (Parte II)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 8 | 24 Fevereiro
1916/1917: Consolidação do nome António Fragoso no meio musical (parte I)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 9 | 3 Março
1917: Consolidação do nome António Fragoso no meio musical (parte II)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 10 | 10 Março
1917: Consolidação do nome de António Fragoso no meio musical (parte III)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 11 | 17 Março
1917: A afirmação de António Fragoso como pianista solista e de música de câmara
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 12 | 24 Março
1917/1918: O exame final de piano
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 13 | 31 Março
1918: Últimas obras compostas
Para ouvir, clicar aqui.
Participou em vários Concursos de Piano a nível nacional e internacional, tendo sido laureada no Jugend Musiziert, no Concurso Internacional de Música do Estoril, no Corso-Concorso di Brescia|Itália e no Tournoi International de Musique|Paris.
Enquanto concertista, apresenta-se com regularidade em várias salas de concerto em Portugal e no estrangeiro, a solo, em formações de música de câmara e com orquestra.
Trabalha desde 2005 com a flautista Sofia Silva, com quem criou o Duo Somniatis, tendo-se já apresentado em Portugal, Espanha e França. O compositor Sérgio Azevedo dedicou ao grupo uma obra, estreada em 2015. Em 2016 o Duo foi aceite no Torneo Internazionale di Musica em Turim, na categoria de música de câmara, tendo obtido o 3º prémio.
Como concertista gravou já repetidas vezes para a RDP | Antena2, quer em estúdio quer em transmissões em direto.
Defendeu a sua tese de mestrado na Universidade de Coimbra em 2014, apresentando o tema “O espólio do compositor António Fragoso. Análise do fundo musical e transcrição de sete manuscritos inéditos para piano”.
Paralelamente à sua actividade como pianista, tem produzido e realizado programas radiofónicos na RDP | Antena 2, tais como “ A estória do teclado” (2008), “O feminismo na música” (2009), “António Fragoso e os seus contemporâneos” (2010) e agora com este “António Fragoso, biografia musical”.