Programa Memória
O Arquivo Histórico da Rádio e Televisão de Portugal
2, 9 e 16 Outubro 2016 (domingos) | 13h00
7, 14 e 21 Outubro (6ª feiras) | 17h00 (repetições)
Retransmissão de três programas realizados em 1987, com texto e assistência musical de Bernardo Azevedo Gomes e realização de Carlos Achemann; nos cuidados técnicos estiveram Manuel Sanches, Nédia Espírito Santo e João Monteverde, e a apresentação foi de Edite Sombreireiro e Carlos Achemann.
O Grupo dos Cinco
O Grupo dos Cinco surge da aproximação e mútua colaboração de cinco músicos e compositores russos: Mili Balakirev (1837-1910), Modest Mussorgski (1839-1881), César Antonovitch Cui (1835-1918), Nicolai Andrevitch Rimski-Korsakov (1844-1908) e Aleksandr Porfirevitch Borodin(1833-1887). Em comum tinham uma ideologia de caráter nacionalista para a cultura e as suas diferentes expressões artísticas.
O grupo dos cinco foi responsável pelo retorno da música às raízes do primitivismo nacional e pela valorização da música popular na sua essência mais pura, há muito esquecida na música russa.
Em meados do século XIX, sob o reinado do czar Alexandre II, assiste-se a uma viragem de contexto ideológico, numa procura de valores nacionais. Surgem alguns intelectuais russos que procuram quebrar com a marcante influência da cultura italiana, francesa e germânica. Na música esboça-se a fundação do que viria a ser o moderno edifício da música russa nacionalista.
Podemos destacar, dentro das obras mais conhecidas do Grupo dos Cinco, as que mostram mais fortemente o espírito nacionalista russo, como o poema sinfónico Rússia, de Balakirev; a ópera Príncipe Igor, de Borodin; a ópera Boris Godunov e o poema sinfónico Uma Noite no Monte Calvo, de Mussorgsky; e as óperas A Donzela da Neve e o Galo de Ouro, juntamente com a suite sinfónica Sheherazade, de Rimsky-Korsakov.
Este grupo, cuja influência foi determinante na história da música russa moderna, ficou conhecido a partir de 1867 por Moguchaya Kuchka (em russo Могучая Кучка, que significa “um punhado de poderosos”), designação atribuída pelo crítico musical Vladimir Stasov. Este grupo teve bastante influência em muitos dos grandes compositores russos que lhe sucederam, como Sergei Prokofiev, Igor Stravinsky e Dmitri Shostakovich.
(Alexandra Louro de Almeida)
A formação do grupo e a nova direção da música russa
A primeira emissão ocorreu a 9 de abril de 1987.
Orquestra Filarmónica de Moscovo