Produzo música com a mesma naturalidade com que uma macieira produz maçãs.
No mês em que se completam 100 anos sobre a morte de Saint-Saëns (16/12/1921), as emissões de Sábado das “Notas Finais” vão oferecer a oportunidade de escutar várias das obras menos conhecidas (ou excertos) deste conceituado compositor do Romantismo francês, lembrado quase sempre e apenas como o autor de O Carnaval dos Animais, da Sinfonia com Órgão, da Ópera Sansão e Dalila e de Concertos para Piano.
Na realidade, o virtuoso pianista, organista, maestro, poeta, dramaturgo, escritor de um livro sobre arqueologia e de ensaios sobre filosofia, botânica e música antiga, criador de uma das primeiras bandas sonoras para cinema, professor de Fauré e criticado bastas vezes, na parte final da vida, como musicalmente superficial, conservador e reacionário, compôs mais de 300 obras em todos os géneros.
Daremos especial atenção ao seu repertório orquestral, concertante e de câmara, partilhando ainda peças para Piano e culminando com a Oratória de Natal na madrugada de 24 para 25 de Dezembro.
Programação
No centenário da morte de Saint-Saëns
Prog. 1 | 4 Dezembro
Música Concertante
Suite para Violoncelo e Orquestra, op.16: II: Serenata
Mischa Maisky (vlc). Orq. de Câmara Orpheus
“Rhapsodie d’Auvergne” para Piano e Orquestra, op.73
Louis Lortie (pn). Orq. Fil. Bergen. Dir: Neeme Järvi
“Africa”: Fantasia para Piano e Orquestra, op.89
Stephen Hough (pn). Orq. Sinf. da Cidade de Birmingham. Dir: Sakari Oramo
“Caprice Andalou” para Violino e Orquestra, op.122
Jean-Jacques Kantorow (pn). Tapiola Sinfonietta. Dir: Kees Bakels
“La muse et le poète” para Violino, Violoncelo e Orquestra, op.132
Antje Weithaas (vl). Natalie Clein (vlc). Orq. Sinf. BBC Escocesa. Dir: Andrew Manze
Para ouvir, clicar aqui.
Música de Câmara e para Piano
Septeto para Piano, Trompete e Cordas, op.65: III. Intermède
Nash Ensemble
“Capricho sobre Árias Dinamarquesas e Russas” para Piano, Flauta, Oboé e Clarinete, op.79
Nash Ensemble
Fantasia sobre “Lohengrin” (Wagner)
Geoffrey Burleson (pn)
Sonata para Violoncelo e Piano Nº 2, op.123: III. Romanza
Christian Poltéra (vlc). Kathryn Stott (pn)
6 Estudos para Piano, op.111: Nº 4 – Les cloches de Las Palmas
Bertrand Chamayou (pn)
Quarteto para Cordas Nº 1, op.112: III. Molto Adagio
Fine Arts Quartet
Sonata para Oboé e Piano, op.166: I. Andantino
Gareth Hulse (ob). Ian Brown (pn)
Para ouvir, clicar aqui.
Música Orquestral
“Une nuit à Lisbonne” (versão orquestral), op. 63
Orq. Nacional Escocesa. Dir: Neeme Järvi
Poema Sinfónico “Le rouet d’Omphale”, op.31
Sinfonia of London. Dir: John Wilson
Poema Sinfónico “La jeunesse d’Hercule”, op.50
Orq. Nacional Escocesa. Dir: Neeme Järvi
Abertura da Ópera “La princesse jaune”
Orq. Nacional Escocesa. Dir: Neeme Järvi
Suite “Algérienne”, op.60: I. Prélude; III. Rêverie du soir (À Blidah)
Orq. Nacional Basca. Dir: Jun Märk
Música de Cena “La foi”: Quadro Sinfónico Nº 2
Orq. do Capitólio de Toulouse. Dir: Michel Plasson
Para ouvir, clicar aqui.
Oratória de Natal
Oratória de Natal, op.12
Antonia Bourvé (S). Gundula Schneider (MS). Sabine Czinczel (CA). Marcus Ullmann (T). Jens Hamann (BT). Romano Giefer (org). Vocalensemble Rastatt. Les Favorites. Dir: Holger Speck
Piet Kee (org)
Ave Maria, op.145
Huw Williams (org). The Sixteen. Dir: Harry Christopers
Para ouvir, clicar aqui.