8º FESTIVAL ANTENA 2
29 janeiro a 1 fevereiro
sábado | 1 fevereiro | 15h00
Sala Mário Viegas
Teatro São Luiz, Lisboa
Maiores 6 anos
Transmissão direta em antena e em vídeo streaming na RTP Palco
Conferência
O que ensinar e aprender, de que modo e para quê?
Desafios da escolaridade obrigatória
Convidados
Ariana Cosme (Inspetora-geral da Educação e Ciência)
Nuno Crato (Presidente da “Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação”)
Joana Rato (Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa)
Pedro Santa-Clara (Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics)
Ana Mira Vaz (Diretora pedagógica do Colégio Pedro Arrupe)
Mário Rocha (Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes)
Moderação de João Paulo Baltazar
Há quem defenda que muitos jovens podem não gostar de estudar, mas adoram aprender. O facto é que, com o aumento exponencial dos recursos e dispositivos digitais e as novas possibilidades abertas pela Inteligência Artificial Generativa, o debate sobre a educação que temos e aquela que desejamos, volta a ganhar fôlego.
A escola deve ser, sobretudo, o palco para uma transmissão de conhecimentos essenciais ou, cada vez mais, um território de descoberta, de colaboração, pensamento crítico, criatividade e desenvolvimento de competências, centrado no aluno?
Nas últimas décadas, o país conseguiu recuperar de um crónico atraso de escolarização, mas estarão as escolas preparadas para responder a um mundo cada vez mais complexo e incerto? Apesar de algumas experiências inovadoras ao longo dos últimos anos, os processos de ensino e aprendizagem pouco mudaram nas escolas portuguesas. O que será aconselhável mudar e em que sentido? Que condições têm de ser garantidas?
Ana Mira Vaz | Diretora pedagógica do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa, desde a sua abertura, em 2010. Dedicou-se durante 20 anos ao ensino do Português em escolas públicas, mas esteve sempre ligada a projetos de educação não-formal, como os Leigos para o Desenvolvimento, a Academia Ubuntu, a Academia do Johnson, a Academia TEN ou a Teach for All. Para além da formação em Linguística e Língua Portuguesa e também em Desenho e Ilustração, tem uma pós-graduação em Educação da Interioridade pela Universidade La Salle de Madrid.
Ariana Cosme | Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto onde coordenou o Observatório de Vida das Escolas. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto possui o curso de Professora do Ensino Primário. Foi consultora de escolas que se encontram em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), escolas com Planos de Inovação, bem como municípios. Foi consultora do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, sendo responsável pelo estudo avaliativo sobre a sua implementação. É autora de artigos e obras relacionadas tanto com a ação e o trabalho docentes como com a organização e gestão do trabalho pedagógico. Atualmente, é a Inspetora Geral da Educação e Ciência para o Ministério da Educação e da Ciência.
Joana Rato | Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa e investigadora integrada no NICE Lab – Neuroscience for Innovation, Communication and Education Lab, do CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, onde estuda os mitos no ensino e o papel das funções executivas na aprendizagem. É psicóloga da educação, doutorada em Ciências da Saúde e escreveu o ensaio Mente, Cérebro e Educação (2023, FFMS) e, em coautoria, Quando o Cérebro do Seu Filho Vai à Escola (2017) e Neuromitos (2020). Tem aliado a investigação à divulgação da ciência transdisciplinar.
Mário Rocha | Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes, é Licenciado em Geologia (Ensino de) pela Universidade de Coimbra e Mestre em Ensino da Geologia e Biologia pela Universidade de Aveiro, tendo ainda Formação Especializada em Administração Escolar pela Universidade de Coimbra. Participante no Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica e outros projetos pioneiros, como INCLUD-ED, Manuais Digitais, MenSI. Tem refletido, em artigos e palestras, sobre autonomia e flexibilidade curricular, inovação pedagógica, inclusão, mentoring e desafios do digital. Formador de Diretores no domínio da liderança, colaborou, como docente no curso de pós-graduação Formação Especializada em Administração e Organização Escolar, da Escola Superior de Educação de Coimbra, no ano letivo 2023/2024.
Nuno Crato | Presidente da Iniciativa Educação. Professor-investigador do Cemapre/ISEG, Universidade de Lisboa, catedrático de Matemática e Estatística, trabalhou como professor e investigador em Lisboa, Açores, Estados Unidos e Itália. Tem uma extensa e premiada obra de divulgação científica. Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e Presidente (CEO) do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia, foi Ministro da Educação e Ciência de 2011 a 2015. Entre outras obras sobre educação, é autor do livro O ‘Eduquês’ em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista (Gradiva 2006), da obra Apología del Libro de Texto (Madrid, Narcea 2024) e coeditor de Improving National Education Systems After COVID-19 (Springer 2025).
Pedro Santa-Clara | Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007. Foi professor de Finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009. Tem uma licenciatura em Economia pela Nova SBE e um doutoramento em Finanças pelo INSEAD. Fundou e lidera a Shaken Not Stirred, uma empresa que promove e gere projetos de educação: a 42 Portugal (Lisboa e Porto) e o Tumo, que já funciona em Lisboa e Coimbra e ambiciona chegar a 10 cidades do país.