No Grande Auditório desta noite assinalamos os 250 anos de nascimento de João Domingos Bomtempo, com a transmissão do concerto realizado durante o Festival Jovens Músicos, no qual foi interpretada a sua 1ª Sinfonia, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida pelo maestro Nuno Coelho.
29 dezembro | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela RTP/Antena 2
no Festival Jovens Músicos
na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa
a 24 de Setembro de 2016
Marco Pereira, violoncelo
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Direção de Nuno Coelho
Programa
Claude Debussy – Prelúdio à sesta de um fauno
Camille Saint-Saëns – Concerto para Violoncelo e Orquestra em lá menor, Op.33
João Domingos Bomtempo – Sinfonia Nº 1 em mi bemol maior, Op.11
A Sinfonia n.º 1 em Mi bemol maior, Op. 11, de João Domingos Bomtempo (1771-1842), foi escrita durante a longa permanência do autor em Paris, entre 1801 e 1810. Esta obra, composta provavelmente em 1809 e estreada no ano seguinte na capital francesa, marca a história musical por ser a primeira sinfonia escrita por um português. A sinfonia estrutura-se em quatro andamentos: Largo – Allegro vivace, Minuetto, Andantino sustenuto e Presto, refletindo uma atualizada presença do classicismo vienense – Haydn, Mozart e Beethoven.
Tendo Bomtempo já um reconhecimento internacional por via das suas apresentações, como pianista e compositor na parisiense Salle Olympique, entre outros lugares, com esta estreia sinfónica granjeia os maiores elogios por parte da crítica.
Grande Auditório é um programa de Reinaldo Francisco, com produção de Susana Valente.
De segunda a sexta feira, pelas 21h00 na Antena 2.