Ciclo de Música MIMA
Música escrita por mulheres, tocada por todos
6 fevereiro | 19h00
Teatro Turim,
Benfica, Lisboa
Mulheres no Jazz
Anaís Quarteto
Anaís Dias, voz e guitarra
Pedro Lopes, piano
José Amoreira, contrabaixo
João Ventura, bateria
Programa
Nina Simone [enquanto intérprete e compositora]
– I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free
– Images
– Real Real
Billie Holiday [enquanto intérprete]
Ann Ronnel – Willow Weep For Me
Irene Higginbotham – Goodmorning Heartache
Sammy Fain / Irving Kahal – I‘ll Be Seeing You (popularizado por Billie Holiday)
Anaís Dias [enquanto compositora e intérprete]
– Takes Time
– Cicles
– Itália Minha
Transmissão direta
Apresentação: Paula Castelar
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Anaís Quarteto é um projeto que se propõe a tocar temas do cancioneiro norte-americano, o chamado jazz. Dá valor à interpretação e improvisação em standarts ou temas do jazz contemporâneo.
Anaís Quarteto já se apresentou em diversas salas de espetáculo, festivais e eventos.
Entre os músicos apresentam-se Anaís Dias (voz), Pedro Lopes (piano), José Amoreira (contrabaixo) e João Ventura (bateria), todos eles estudantes da licenciatura de Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa.
Anaís Dias | Nascida em 2004, desde muito cedo mostrou interesse pelas Artes. Iniciou formação em dança aos 2 anos de idade, tendo frequentado a escola da Companhia de Dança de Almada até aos 18 anos em regime vocacional, participando em inúmeros espetáculos de dança (clássica e contemporânea) assim como em concursos internacionais como o Dance World Cup.
Paralelamente frequentou o Musicentro de Lisboa, frequentando desde Música para Bebés, a Piano, Canto, Jazz e Composição. Na Academia de Música de Almada estudou guitarra clássica.
Durante três anos frequentou, também, o curso de teatro musical do Musicentro tendo participado em espectáculos no Teatro Tivoli de Lisboa.
Para além de uma paixão enorme pelo jazz dedica-se à escrita de canções tendo lançado o seu primeiro álbum aos 17 anos, escrito, interpretado e produzido pela própria.
Em 2022 ingressa na Universidade Lusíada na licenciatura em Jazz e Música Moderna, onde já teve a oportunidade de participar em inúmeros projetos, desde concertos em várias salas de Lisboa a intercâmbios com faculdades de música estrangeiras como o Girolamo Frescobaldi Conservatory of Music, em Ferrara, Itália, que lhe possibilitaram trabalhar e realizar concertos com músicos de outras nacionalidades.
Pedro Lopes | Nasceu em 2003 e vive atualmente em Almada. Iniciou os seus estudos quando tinha 5 anos na escola de música Brisa de Sons. Ao fazer 10 anos entrou para o conservatório de música D. Dinis” onde concluiu o 8º Grau de Música Clássica. Também com 10 anos começou a estudar jazz na escola de música Interartes, onde estudou piano jazz com Carlos Garcia e combo com Jorge Lee. Com 14 anos teve aulas com o professor de piano Samuel Lercher, e estas aulas foram durante um período de 3 anos.
Com 18 anos Iniciou a Licenciatura em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa e atualmente está no último ano do curso.
José Amoreira | Nasceu em 1999, deu início à sua formação musical aos 9 anos, concentrando-se na guitarra clássica, que estudou até completar 18 anos.
Aos 21 anos, enquanto estudava Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico, iniciou de forma autónoma os seus estudos no baixo elétrico. Este interesse pelo instrumento levou-o a juntar-se à banda Falso Nove, da qual ainda faz parte.
Com 23 anos iniciou os seus estudos no contrabaixo e ingressou no curso de Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada.
João Ventura | Nasceu em 1998, é natural de Ota no concelho de Alenquer. Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos através do ensino musical filarmónico. Mais tarde, deu continuidade aos seus estudos, já a nível académico, ingressando na Academia de Música de Óbidos na variante de Percussão Clássica.
Em 2018, enveredou pela área do Jazz, através da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Clube de Portugal onde concluiu o Curso Regular de Instrumentista de Jazz em 2022 e frequenta atualmente o 2º ano da Licenciatura em Jazz e Música Moderna na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa.
Nesta área teve já oportunidade de tocar com alguns dos grandes nomes do jazz nacional e internacional, entre eles, Milan Verbist, Prodromos Digkas, Desidério Lázaro, Braz Gonsalves, Valerio Apuzzo.
O Ciclo de Música MIMA (Museu Internacional da Mulher, Associação), estreia na Antena 2, dia 2 de Janeiro de 2024.
O Ciclo MIMA acontece todas as primeiras terças-feiras de cada mês do primeiro semestre de 2024, sempre com música assinada no feminino.
O Ciclo MIMA é uma parceria entre o MIMA, o Teatro Turim, a Junta de Freguesia de Benfica e a Antena 2.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2