14 Fevereiro | 18h30
Foyer
Paula Carneiro, violino
José Pereira, violino
Ceciliu Isfan, viola
Beatriz Acosta, viola
Carolina Matos, violoncelo
Joana David, piano
Os concertos no Foyer de São Carlos são de entrada livre e têm o objetivo de tornar-se uma plataforma regular para conjuntos e músicos que desejem usufruir da atmosfera única deste Teatro, bem como da sua localização tão central.
Concerto gravado para posterior transmissão
Produção: Anabela Luís
Luís Vieira | Trompa
Natural de Castelo de Paiva. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos na Academia de Música de Castelo de Paiva, em piano, e aos 14 anos em trompa. Licenciado na ESART (Castelo Branco) com Paulo Guerreiro, em 2010 frequentou o Curso Livre na ESMAE com Abel Pereira, e no CSMA (Saragoça) com Eric Terwilligher e Sarah Willis.
Frequentou a Escuela Superior de Musica Reina Sofia (Madrid), na classe de Radovan Vlatkovic, recebendo das mãos da Rainha Sofia de Espanha o prémio de melhor aluno da Cátedra de Trompa. É mestre pela ZHdK (Zurique), com Radovan Vlatkovic no ano de 2015. Foi academista da prestigiada Karajan Akademy da Berliner Philharmoniker entre 2013 e 2015, apresentando-se com a Orquestra sob a direção de Simon Rattle, entre outros grandes maestros. Desde 2015 é trompa solista A da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Leciona na ESML e na ESART.
Paula Carneiro | Violino
Natural do Porto, iniciou os seus estudos aos 7 anos. Participou no estágio APROARTE em 2004 como concertino. Em 2009 e 2010 participou no estágio ibero-americano e bicentenário como assistente de concertino, em ambas, com o Maestro Gustavo Dudamel. Nas edições de 2006 e 2008 ganhou o 2º prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos.
Atualmente faz parte do prestigiado Ensemble Darcos. Na temporada 2015/2016 foi convidada para assumir o lugar de 2º concertino assistente da Orquestra Gulbenkian. Atualmente é chefe de naipe dos 2os violinos da Orquestra Sinfónica Portuguesa – TNSC.
José Pereira | Violino
Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo com Armando Gonzalez e na ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra) com Aníbal Lima. Em 2003, recebeu o 2º Prémio e, em 2004, o 1º prémio em violino – nível superior no Prémio Jovens Músicos da RDP / Antena 2. Entre os principais projetos mais recentes, destaca-se a participação a solo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a participação como concertino convidado na Orquestra Basel Sinfonietta e também a estreia mundial de RI-TRATTO para violino solo do compositor Heinz Holliger. Atualmente, José Pereira é membro do Remix Ensemble Casa da Música, 2º Concertino na Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor de violino na Academia Nacional Superior de Orquestra.
Ceciliu Isfan | Viola
Nasceu em Deva (Roménia), onde iniciou os seus estudos de violino. Em Bucareste frequenta o Conservatório na classe de Mugar Popovici com quem estuda viola de arco. Diplomou-se na Academia George Dima, Cluj-Napoca (Roménia). Na Roménia, ganha consecutivamente o 1º prémio nacional de viola de arco entre 1983 e 1988. Entre 1990 e 1992 foi solista no naipe das violas de arco na Folkwang Kammer Orchester de Essen. Nessa altura, trabalha como assistente de Vladimir Mendelssohn. Especializou-se em música de câmara, tendo tocado em vários países da Europa.
Integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa em 1992 como solista no naipe das violas de arco, sendo, igualmente, professor na Academia Nacional Superior de Música. Atualmente, é coordenador de naipe adjunto da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Dá aulas de violino, viola de arco, música de câmara e orquestra na Escola Alemã de Lisboa e no Conservatório Regional de Artes do Montijo. Inicia a atividade de maestro com a orquestra da Escola Alemã de Lisboa com a qual participou em vários festivais e concertos. Como maestro da orquestra sinfónica do Conservatório Regional de Artes do Montijo apresentou diversos programas com repertório muito diversificado. Membro dos grupos Lautari, Belle Epoque Ensemble e Vianna da Motta.
Beatriz Acosta | Viola
Nasceu em 1997 e tem dupla nacionalidade – portuguesa e espanhola. Após concluir o Ensino Artístico Especializado em Música como violinista, licenciou-se em Música/Viola de Arco na ESML, onde frequenta o 1º ano do Mestrado em Música, na mesma variante (classe de Pedro Saglimbeni Muñoz). Desde muito jovem participou em workshops e estágios promovidos a nível nacional e internacional por entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian (EGO), a Orchestra della Magna Grecia (projeto «Top 10 Young Musicians from Europe») e a Orchestre des Jeunes de la Méditerranée. Atualmente, é reforço a tempo integral na Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Carolina Matos | Violoncelo
Natural de Viana do Castelo, é chefe de naipe auxiliar da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Estudou com Pétia Samardjieva, Paulo Gaio Lima, Xavier Gagnepain e Daniel Grosgurin. Concluiu o mestrado na Haute École de Musique de Genève e foi bolseira da Fondation Hans Wildorf. Laureada em concursos nacionais e internacionais realizou vários concertos em França, Bélgica, Suíça, Japão, entre outros.
Joana David | Piano
Licenciou-se com elevada classificação em piano na ESMAE. Prossegue estudos em Londres onde concluiu com distinção o curso de pós-graduação em piano de acompanhamento na Royal Academy of Music. Integrou o estúdio de ópera «Placido Domingo» do Palau de les Artes Reina Sofia em Valência. É laureada pelo concurso dos Rotários 2009 (prémio melhor pianista acompanhador) e pela Royal Academy com o prémio «Scott Huxley».