Concerto de Laureados Folefest 2018
1º Prémio | Categoria C
Ole Schmidt (1928-2010) – Toccata nº1
Prémio | Música de Câmara – Nível Superior
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Começou a tocar acordeão em fevereiro de 2010 em aulas particulares com Carisa Marcelino, foi admitida em setembro 2012 no Conservatório de Castelo Branco. Atualmente frequenta o 10º ano de escolaridade e o 6º grau no CRCB. Já participou em inúmeros masterclasses orientados por grandes acordeonistas tal como: Paulo Jorge Ferreira, Carisa Marcelino, Claudio Jacomucci, Vincent Lhemert, Gorka Hermosa Gonçalo Pescada e muitos mais.
Já ganhou vários prémios como: 5 diplomas de excelência a nível escolar, seis 1ºs prémios a nível de concursos de acordeão, quatro 2ºs prémios a nível de concursos de acordeão, um 1º prémio a nível de música de câmara, quatro prémios de melhor intérprete. Já participou em várias audições, inaugurações, homenagens e concertos.
É membro do Ensemble de acordeões do CRCB, do duo Acorduo com o aluno Francisco Martins de acordeão, e do duo Corsica com a aluna Beatriz Corodi de violino.
Frequentou cursos e Masterclasses com professores nacionais e internacionais, assim como, Paulo Jorge Ferreira, Carisa Marcelino, Abel Moura, Aníbal Freire, Gonçalo Pescada, Claudio Jacomucci, Owen Murray, Vincent Lhermet, Bjarke Mogensen, Gorka Hermosa, Viatcheslav Semionov e Franck Angelis.
Foi premiado em concursos a solo e música de câmara, dos quais se destacam o 1° Prémio nas categorias de Acordeão Solo e Música de Câmara do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto (2017); o 1° Prémio em Acordeão solo (Categoria D), o Prémio de Melhor Intérprete e o 2° Prémio em Música de Câmara Nível Superior no Concurso Folefest (2018) e o 2° Prémio ex aequo em Acordeão solo (Junior) e 2° Prémio em Música de Câmara no Concurso Internacional de Acordeão em Alcobaça (2017).
Este quarteto obteve o 2°prémio no Concurso Folefest 2018, na categoria de Música de Câmara – nível superior.
O grupo surgiu em 2016, no âmbito da disciplina de música de câmara da Universidade de Aveiro, sob orientação de Sérgio Neves. Catarina e Inês encararam, desde logo, este projeto com profissionalismo e não escondem as ambiciosas espectativas para o futuro, primando, acima de tudo, pelo rigor e entusiasmo interpretativo.
O Duo Yin Yang foi merecedor de vários prémios ao longo dos dois anos da sua existência, dos quais são exemplo o 2º lugar no concurso de Acordeão Folefest 2017 na categoria Música de Câmara nível superior, o 1º prémio no Concurso de Acordeão de Alcobaça na categoria Música de Câmarae o 2º lugar ex-aequo na 1ª edição do Concurso de Música de Câmara CulturXis. Mais recentemente, distinguiu-se com o 1º Prémio na edição de 2018 do Folefest, na categoria Música de Câmara nível superior.
Este grupo conhecido pela sua energia e dinâmica em palco foi ainda convidado a participar em diversos concertos dos quais se destaca o concerto de Laureados do Folefest no Auditório do ISEG, com transmissão em direto para a Antena 2, e o concerto no Museu Machado Castro, em Coimbra, inserido no Ciclo de Concertos de Coimbra.
Tendo-se estreado com um repertório contemporâneo, as suas intenções passam por dar a conhecer e alargar o programa para esta formação.