Auditório do
Concerto de Laureados Folefest 2021
Francisco Martins | 1º Prémio Categoria D |Prémio melhor intérprete – Solistas
Lontano Trio | 2º Prémio Categoria F – Música de Câmara – Nível Superior
Clara Gonçalves, saxofone
Francisco Martins, acordeão
Pedro Vasquinho, contrabaixo
Duo Violino/Acordeão | 1º Prémio Categoria F – Música Câmara nível superior
Sofia Weffort, violino
Ronison Borba, acordeão
Programa
Vladislav Zolotaryov – 4º and. Sonata nº 3
Francisco Martins | 1º Prémio Categoria D | Prémio melhor intérprete – Solistas
Anatoly Kusiakov – Partita
I Intrada
II Allegretto
III Passacaglia
IV Scherzo-Toccata
Clara Gonçalves, saxofone
Maja Ratkje – Essential Extensions
Claude Bolling – Bach to Swing (arranjo: P.J Ferreira)
Ronison Borba, acordeão
I Allegro Moderato
II Largo Rubato
III Allegro Vivace
Edward Sielicki – Rapido
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Alexandra Louro de Almeida
Participou em diversas Masterclasses de Acordeão, com os músicos Paulo Jorge Ferreira, Fernando Brites, Acácio Teixeira e Jorge Caeiro.
Obteve os seguintes resultados em concursos: 4º Prémio – categoria A – no Concurso Nacional Folefest 2016; 3º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão e Guitarra Portuguesa de Santarém 2016; 1º Prémio – categoria B – no Concurso Nacional Folefest 2017; 1º Prémio Concurso Nacional de Acordeão e Guitarra Portuguesa de Santarém 2017; 3º Prémio no 22º Trofeu Nacional de Alcobaça 2018; 1º Prémio 23º Trofeu Nacional de Alcobaça 2019; 2º Prémio – categoria C – no Concurso Nacional Folefest 2019; 1º Prémio – categoria C – no Concurso Nacional Folefest 2021.
Tem participado em diversos recitais a solo e em concertos com Orquestra.
Concluiu em 2021 o 7º Grau no Conservatório de Música Jaime Chavinha, na Classe de Acordeão com Fábio Palma.
@ Jorge Carmona / Antena 2
Francisco Martins | Nascido em Castelo Branco a 20 de fevereiro de 2000, manifestou desde muito pequeno gosto pela música, em especial pelo acordeão. Aos 8 anos de idade iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Orquestra Típica Albicastrense, onde obteve o seu primeiro prémio (2º Lugar na Categoria Infantil – Concurso Interno, 2010) bem como uma Bolsa de Estudo pelo bom aproveitamento e desempenho escolar revelados nos seus primeiros dois anos nesta escola. Mais tarde, ingressou no Conservatório Regional de Castelo Branco, sob os ensinamentos de Carisa Marcelino, concluindo o seu recital de 8º grau com 20 valores. Em 2016, tocou com a Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco e, em 2017, estreou a obra Misty – Symphonic Poem do compositor Duarte P. Dinis Silva. Em setembro de 2018 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) na vertente de intrumento, na classe de Paulo Jorge Ferreira.
@ Jorge Carmona / Antena 2
Lontano Trio | Constituído por Clara Gonçalves (saxofone), Francisco Martins (acordeão) e Pedro Vasquinho (contrabaixo), este é um grupo de música de câmara formado na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco em setembro de 2019, sob a orientação artística de Paulo Jorge Ferreira.
Duo | Este duo iniciou seus estudos e desenvolvimento em música de câmara no ano de 2020 na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART-IPCB) sob a orientação de Paulo Jorge Ferreira.