6 Abril | 21h00
Transmissão pela Antena 2
a partir do Museu Nacional Grão Vasco
Elia Portarena / Karol Samuelčík
Elia Portarena (Itália), guitarra
Karol Samuelčík (Eslováquia), guitarra
1ª Parte | Elia Portarena
Programa
Francisco Tárrega (1852-1909) – Variaciones sobre "El Carnaval de Venecia" de Paganini
Domenico Scarlatti (1685-1757) – Sonata K149
Antonio José (1902-1936) – III – IV movement Sonata para Guitarra
Joaquín Rodrigo (1901-1999) – Toccata
2ª Parte | Karol Samuelčík
Programa
Radamés Gnattali (1906-1988) – Petite suite
I. Pastoral
II. Toada
III. Frevo
Astor Piazzolla (1921-1992) – Cuatro estaciones porteñas (arr. Sergio Assad)
I. Primavera Porteña
II. Verano Porteño
III. Otoño Porteño
IV. Invierno Porteño
Giulio Regondi (1822-1872) – Introduction et Caprice, Op.23
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís
Elia Portarena | Nasceu em Orvieto (Itália) em 2000. Começou a estudar guitarra clássica aos 7 anos com o seu pai. Aos 13 anos, foi admitido no Instituto Superior de Estudos Musicais “Giulio Briccialdi” em Terni na classe de Roberto Fabbri, obtendo o seu diploma com as melhores notas cum laude e menção em 2019.
Continuou os seus estudos musicais no Conservatório Domenico Cimarosa de Avellino sob a orientação de Aniello Desiderio, que concluiu com notas máximas cum laude e menção em Outubro de 2021.
De 2015 a 2019 frequentou as masterclasses anuais de alto nível com Aniello Desiderio na Academia Stefano Strata em Pisa e com Andrea De Vitis no Collegium Artis em Frascati (Itália).
Em Agosto de 2016, abriu o Concerto do Quarteto de Guitarras de Los Angeles em Brno (República Checa) no Festival de Guitarra de Brno.
Foi selecionado pelo Comité Científico da Competição Internacional Michele Pittaluga em Alessandria e em Setembro de 2017 fez a sua estreia na 50ª Convenção Internacional de Guitarra em Alessandria.
É o vencedor de várias bolsas de estudo e prémios, incluindo os da Academia Stefano Strata em Pisa que lhe foram atribuídos pelos Mestres Aniello Desiderio, Paolo Pegoraro e Zoran Dukic.
É-lhe dedicada a peça Sicut lilium inter spinas composta por Angelo Gilardino, que estreou por ocasião da edição de 2020 do Campus Italiano de Guitarra em Chianciano Terme.
Em Maio de 2021, lançou o seu primeiro CD intitulado Le Départ para a editora discográfica italiana DotGuitarra de Lucio Matarazzo com música de Coste, Ponce, Castelnuovo-Tedesco, Gilardino, Llobet, Rodrigo, Zani de Ferranti.
Além disso, participou em masterclasses com os mestres Marco Tamayo, Leo Brouwer, Marcin Dylla, Frédéric Zigante, Zoran Dukic, Pavel Staidl, Carlo Marchione, Lucio Matarazzo, Giulio Tampalini, Arturo Tallini, Paolo Pegoraro, Thomas Offermann, Antonio Duro, Fernando Espi, Matthew McAllister, Masayuky Kato, Paulo Bellinati, Vladislav Blaha, Marco Pereira, Giovanni Grano e Gabriel Bianco.
É convidado para festivais e eventos musicais em Itália, Croácia, Espanha, Portugal, Alemanha, E.U.A., França.
Já ganhou mais de cinquenta concursos nacionais e internacionais em Itália, Espanha, Republica Checa, Croácia e Japão.
Desde 2021 que é artista D’Addario. Toca uma guitarra de Antonius Müller.
Karol apresentou-se em numerosas cidades de toda a Eslováquia (Bratislava – Festival Internacional de Guitarra J.K. Mertz, matiné de domingo; Žilina – Allegretto; Nitra – Cithara Aediculae; Prešov – Presov Music Spring, Presov Days of Classical Guitar, Iuvenilis Cithara; Banská Bystrica; e muitos outros) e no estrangeiro (Espanha, Áustria, Grã-Bretanha, República Checa, Itália, Sérvia, Hungria, Grécia, China, Hong Kong, etc.). Em 2019 realizou a sua primeira tournée em países da América do Sul, em cidades como Buenos Aires (Argentina), Montevideu (Uruguai), Santiago, Temuco (Chile) ou Porto Alegre (Brasil). Como solista atuou com orquestras como The Slovak Philharmonic; The Slovak State Philharmonic, Košice; Cappella Istropolitana; The Slovak Sinfonietta Žilina; Hong Kong Metropolitan Pop Orchestra; Musica Cassovia e com quarteto de cordas Mucha Quartet.
Gravou para a companhia Diskant dois CDs: CD de estreia com composições de Isaac Albéniz, Johann Sebastian Bach e Vicente Asencio e CD Impresiones de Catalunya centrado na música catalã.
Participou em muitos festivais internacionais de guitarra e masterclasses com artistas tão importantes como L. Brouwer, S. Assad, P. Steidl, C. Domeniconi, M. Socias, R. Smits, M. Dylla, A. Pierri, C. Marchione, R. Dyens e os outros.
A partir de 2013 juntou-se à equipa organizadora do festival J. K. Mertz em Bratislava. Karol toca a guitarra de Dennis Tolz e a guitarra romântica, modelo Stauffer, feita pelo luthier eslovaco Martin Okenica.