Ciclo de Música MIMA
2 janeiro | 19h00
Teatro Turim,
Benfica, Lisboa
Elvire de Paiva e Pona & Joana Rolo
Recital de Canto e Piano
Elvire de Paiva e Pona, soprano
Joana Rolo, piano
Programa
200 Anos de Canções escritas por Mulheres
Clara Schumann – Lieder Op. 13
– Ich stand in dunklen Träumen
– Sie liebten sich beiden
Fanny Mendelssohn – Lieder Op. 1
– Schwanenlied
– Wanderlied
– Warum sind denn die Rosen so blass
– Mayenlied
– Morgenständchen
– Gondellied
Amy Beach – A Hermit Trush at Eve
Florence Price – Songs
– My Dream
– Song to the Dark Virgin
– Night
Édith Piaf – Hymne à l’amour
Barbara – Joyeux Noel
– Nantes
– Du bout des lèvres
– Dis! Quand reviendras-tu?
Chiquinha Gonzaga – Lua Branca
Neste recital a soprano Elvire de Paiva e Pona e a pianista Joana Rolo dedicam-se a canções que foram escritas exclusivamente por compositoras e interpretes do sexo feminino.
O programa começa com Lied Romântico de duas consagradas compositoras do século XIX, Fanny Mendelssohn e Clara Schumann. Os laços com Felix Mendelssohn e Robert Schumann deram a estas duas autoras uma visibilidade particularmente inusitada que muitas outras mulheres compositoras não tiveram a felicidade de ter. A sua obra é central no contexto do Lied alemão do Romantismo.
Viajaremos depois para o Novo Mundo para descobrir a música de Florence Price, a primeira célebre compositora afro-americana cuja música, escrita no princípio do século XX, é uma fusão entre a tradição clássica e as melodias das canções populares e espirituais negros.
Ainda no novo mundo e na fronteira entre as tradições eruditas e populares não poderíamos esquecer a heroína nacional Brasileira, a Chiquinha Gonzaga.
Depois disso voltaremos para a Europa com duas incontornáveis intérpretes francesas Barbara e Edith Piaf.
Transmissão direta
Apresentação: Paula Castelar
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Elvire de Paiva e Pona | Soprano lírico de coloratura, é uma cantora lírica de Lisboa. Com formação em piano e canto, estudou na FMAC e concluiu sua licenciatura na ESML. Elvire aprimorou suas habilidades durante um intercâmbio em Viena e obteve um mestrado na Áustria.
A sua versátil carreira inclui recitais na Europa onde se destaca tanto em ópera como no repertório da chanson francesa e nos musicais, nomeadamente na música de filmes de animação. Em ópera, assumiu diversos papéis, destacando-se a Rainha da Noite em Flauta Mágica (W. A. Mozart) em vários teatros na Áustria e Alemanha, Despina em Così fan tutte (W. A. Mozart) no Teatro Trindade de Lisboa e Lesbina na ópera Il filosofo di campagna (B. Galuppi) em São Petersburgo.
Elvire de Paiva e Pona é também é professora de canto e iniciação musical em Viena. Em 2019, fundou o duo de canto e piano com Joana Rolo. Juntas, criaram Vocalini, organização que se dedica à criação de novos públicos para a ópera organizando concertos infantis e atividades educativas com o objetivo de divulgar o repertório operático, de forma lúdica e divertida, a bebés e crianças.
Joana Rolo | Pianista portuguesa que estudou em Lisboa, Cracóvia e Roterdão com Aquiles Delle Vigne, Ewa Bukojemska e Jean-Bernard Pommier.
Pianista multifacetada, Joana Rolo atua regularmente por toda a Europa em recitais a solo, com conjuntos de câmara ou com orquestra, e tem desenvolvido variados projetos na área de dança, do teatro musical, da ópera, e do cinema mudo. Participa regularmente em masterclasses internacionais, tendo tocado para Imogen Cooper, Pascal Moraguès, Jan Wijn, Matan Porat, entre outros.
O seu fascínio pelo formato do cine-concerto tem-se vindo a desenvolver graças à participação em eventos de renome ligados ao cinema musicado, entre os quais se destaca o Rotterdam Silent Film Festival, o FilmFest Setúbal e a programação regular da Cinemateca Portuguesa.
Paralelamente à sua atividade em palco, a dedicação de Joana à causa da educação artística tem sido constante, o que a levou a conduzir vários projetos de formação de professores de música e dança no Nepal, em Moçambique e no Mianmar.
Joana Rolo é também autora e apresentadora, em conjunto com Paula Castelar, de As Notáveis, programa da Antena 2. Mais recente é a sua colaboração com a Rádio Antecâmara com um novo Podcast semanal. Joana Rolo é a diretora artística do Músicas de Uma Noite de Verão, festival que traz a música clássica para a rua, todos os verões em Lisboa.
O Ciclo de Música MIMA (Museu Internacional da Mulher, Associação), estreia na Antena 2, dia 2 de Janeiro de 2024.
O Ciclo MIMA acontece todas as primeiras terças-feiras de cada mês do primeiro semestre de 2024, sempre com música assinada no feminino.
O Ciclo MIMA é uma parceria entre o MIMA, o Teatro Turim, a Junta de Freguesia de Benfica e a Antena 2.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2