Krzysztof Penderecki | Paixão segundo São Lucas | 7 Maio | 21h00
Grande Auditório
Krzysztof Penderecki, um dos principais e mais inovadores compositores da música contemporânea, faleceu no passado dia 29 de Março, em Cracóvia, na Polónia. Depois da Evocação, realizada pelo maestro Pedro Amaral, Grande Auditório transmite a histórica gravação da estreia de uma das suas obras-primas, Paixão segundo São Lucas.
APaixão Segundo São Lucas, de Krzysztof Penderecki (1933-2020), foi escrita em latim, numa encomenda pela Rádio do Oeste da Alemanha para celebrar o 700º aniversário da Catedral de Westphalia, Münster. A obra é dedicada a sua mulher, Elizabeth, e foi composta entre 1963 e 1966.
A estreia ocorreu no dia 30 de março de 1966, quarta-feira da Semana Santa, naquela Catedral, e foi transmitida em direto pela Rádio do Oeste da Alemanha.
No dia dedicado a São Lucas, a 22 de abril de 1966, a Paixão foi interpretada pela primeira vez na cidade de Cracóvia, na Polónia.
O texto da Paixão segundo São Lucas é composto por passagens bíblicas e outros textos sacros. Entre as primeiras, encontram-se os livros do Velho Testamento (Salmos e Lamentações de Jeremias) e do Novo Testamento (os evangelhos de Lucas e João), e nos segundos hinos e seqüências latinas tais como Vexilla regis prodeunt, Improperia, Pange lingua e Stabat Mater.
A obra tem uma duração aproximada de 80 minutos e, para a sua interpretação são necessários três coros mistos a quatro vozes, coro de meninos a duas vozes e três solistas., para além de um grande efetivo orquestral.