Krzysztof Penderecki, um dos principais e mais inovadores compositores da música contemporânea, faleceu no passado dia 29 de Março, em Cracóvia, na Polónia. Depois da Evocação, realizada pelo maestro Pedro Amaral, Grande Auditório transmite a histórica gravação da estreia de uma das suas obras-primas, Paixão segundo São Lucas.
7 Maio | 21h00
Grande Auditório
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Pedro Ramos
Gravação pela Radiodifusão do Oeste da Alemanha,
na Catedral de São Paulo, Münster,
a 30 de Março de 1966
Krzysztof Penderecki | Paixão segundo São Lucas
Stefania Woytowicz, soprano
Andrzej Hiolski, barítono
Bernard Ładysz, baixo
Rudolf Jürgen Bartsch, narrador
Coro de meninos Tölz
Coro da Radiodifusão do Oeste da Alemanha
Orquestra Sinfónica da Radiodifusão do Oeste da Alemanha
Orquestra Rádio da Radiodifusão do Oeste da Alemanha
Direção de Henryk Czyż
Coro da Radiodifusão do Oeste da Alemanha
Orquestra Sinfónica da Radiodifusão do Oeste da Alemanha
Orquestra Rádio da Radiodifusão do Oeste da Alemanha
Direção de Henryk Czyż
A Paixão Segundo São Lucas, de Krzysztof Penderecki (1933-2020), foi escrita em latim, numa encomenda pela Rádio do Oeste da Alemanha para celebrar o 700º aniversário da Catedral de Westphalia, Münster. A obra é dedicada a sua mulher, Elizabeth, e foi composta entre 1963 e 1966.
A estreia ocorreu no dia 30 de março de 1966, quarta-feira da Semana Santa, naquela Catedral, e foi transmitida em direto pela Rádio do Oeste da Alemanha.
No dia dedicado a São Lucas, a 22 de abril de 1966, a Paixão foi interpretada pela primeira vez na cidade de Cracóvia, na Polónia.
O texto da Paixão segundo São Lucas é composto por passagens bíblicas e outros textos sacros. Entre as primeiras, encontram-se os livros do Velho Testamento (Salmos e Lamentações de Jeremias) e do Novo Testamento (os evangelhos de Lucas e João), e nos segundos hinos e seqüências latinas tais como Vexilla regis prodeunt, Improperia, Pange lingua e Stabat Mater.
A obra tem uma duração aproximada de 80 minutos e, para a sua interpretação são necessários três coros mistos a quatro vozes, coro de meninos a duas vozes e três solistas., para além de um grande efetivo orquestral.