Gravação da RTP/Antena 2
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian,
Ciclo Pianomania!
Lucas Debargue
Programa
Maurice Ravel – Sonatine
Gabriel Fauré – Ballade em Fá sustenido maior, op. 19
Maurice Ravel – Gaspard de la nuit
Gabriel Fauré – Barcarolle nº 4, em Lá bemol maior, op. 44
Quando Lucas Debargue se revelou ao mundo em Moscovo em 2015, Olivier Bellamy, no site Huffington Post, não poupou nas palavras:
Lucas Debargue | O pianista francês Lucas Debargue revelou-se ao grande público no 15º Concurso Internacional Tchaikovsky, realizado em Moscovo em junho de 2015. Embora terminando em 4º lugar, foi o único candidato a receber o cobiçado Moscow Music Critic’s Prize, sendo então considerado o pianista “cuja visão artística e liberdade criativa impressionaram os críticos e o público”. Após este auspicioso início, foi sendo sucessivamente convidado a tocar a solo e a colaborar com importantes orquestras, apresentando-se em prestigiados palcos como o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, o Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Théâtre des Champs-Élysées, a Salle Gaveau e a Philharmonie de Paris, o Conservatório de Milão, o Wigmore Hall e o Royal Festival Hall de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão, o Prinzregentstheater de Munique, a Philharmonie de Berlim, o Konzerthuset de Estocolmo ou o Carnegie Hall de Nova Iorque, sob a direção de maestros como V. Gergiev, A. Boreyko, M. Pletnev, V. Spivakov, Y. Sado e T. Sokhiev.
Lucas Debargue nasceu em 1990 e começou a estudar piano aos onze anos. Em paralelo com a exploração do repertório pianístico, diplomou-se em Literatura pela Universidade Diderot Paris VII, tendo também concluído uma pós-graduação em Arte. Aos vinte anos surgiu a oportunidade de ingressar na classe de Rena Shereshevskaya, na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, o que viria a determinar a sua decisão de se tornar pianista profissional. Em 2014 venceu o 9º Concurso Internacional de Piano Gaillard (França) e em 2016 obteve o Diplome Superieur de Concertiste e um Prémio Especial Cortot.
Músico dotado de grande curiosidade e deslumbrante poder de comunicação, Lucas Debargue enriquece a sua inspiração com a literatura, a pintura ou o cinema, desenvolvendo uma visão musical muito pessoal.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2