30 Janeiro | 21h00
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Alexandra Louro de Almeida / Cristina do Carmo / Zulmira Holstein
Gravação pela Antena 2/RTP
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian,
Lisboa, a 23 de Setembro de 2019
Maria João Pires e Talar Dekrmanjian
Maria João Pires, piano
Talar Dekrmanjian, soprano
Talar Dekrmanjian, soprano
Programa
Franz Schubert – Impromptus, D. 935 (nº 1 e nº 2)
Komitas – [Canções arménias]
Karoon a – É Primavera
Yerginkn amber e – O Céu Encoberto
Yes Saren goukai – Desci dos Montes
Es Aroun – Este Ribeiro
Canção para piano solo nº 1: Semplice
Oror – Canção de Embalar
Hov arek – Dai frescura
Alakyaz – Monte Alagyaz
Khngi dzar – Árvore de Incenso
Es kisher Lousna kisher – Esta Noite ao Luar
Kele, Kele – Sobe e Desce
Le Le yaman – (Oh, que catástrofe)
Andouni – Sem Lar
Franz Schubert – Impromptus, D. 935 (nº 3 e nº 4)
Komitas – [Canções arménias]
Dzirani Dzar – O Damasqueiro
Keler Tsoler – Lesta, Radiante
Groong – O Grou
Ervoom em – Ardo de Amor
Gakavi yerk – Canção da Perdiz
Shogher jan – Querida Shogher
Hoy Nazan – Oh, Nazan
Shakhgr Shookhgr – (Tine e Retine)
Canção para piano solo nº 3: Allegro non troppo
Akh Maral jan – Ah, Querida Maral
Tchinar es – Como um Choupo
Após uma longa ausência dos palcos portugueses, e numa altura em que deixou de fazer digressões e se retirou do frenesim exigido pelo circuito das maiores salas mundiais, Maria João Pires abre uma exceção e regressa à Gulbenkian Música na companhia da soprano arménia Talar Dekrmanjian. É o primeiro de três recitais que Maria João Pires protagoniza ao longo da temporada e que nos devolve ao contacto com o brilhantismo interpretativo da celebrada pianista portuguesa.
Para consultar o Programa de sala, clicar aqui.
Maria João Pires | Nasceu em Lisboa em 1944.
Tocou pela primeira vez em público aos quatro
anos de idade e aos cinco deu o seu primeiro
recital. Foi aluna de piano de Campos Coelho,
tendo estudado também com Francine Benoît.
Posteriormente prosseguiu a sua formação
musical na Alemanha, com Rosl Schmid
e Karl Engel.
Como solista de concerto e em
recital, tornou-se na mais célebre pianista
portuguesa de sempre e uma das artistas mais
destacadas internacionalmente. A sua carreira
passou pelos principais palcos mundiais,
onde colaborou com maestros de renome
internacional e com as mais prestigiadas
orquestras. Destaque também para as suas
inspiradas e muito aplaudidas gravações como
solista e no domínio da música de câmara.
recital, tornou-se na mais célebre pianista
portuguesa de sempre e uma das artistas mais
destacadas internacionalmente. A sua carreira
passou pelos principais palcos mundiais,
onde colaborou com maestros de renome
internacional e com as mais prestigiadas
orquestras. Destaque também para as suas
inspiradas e muito aplaudidas gravações como
solista e no domínio da música de câmara.
Desde a década de 1970, Maria João Pires
tem-se também dedicado a refletir sobre a
influência da arte na vida, nas comunidades
e na educação. O seu objetivo é o de encontrar
novas formas de afirmação desta linha de
pensamento na sociedade, respeitando
o desenvolvimento dos indivíduos e das
culturas e encorajando a partilha de ideias.
tem-se também dedicado a refletir sobre a
influência da arte na vida, nas comunidades
e na educação. O seu objetivo é o de encontrar
novas formas de afirmação desta linha de
pensamento na sociedade, respeitando
o desenvolvimento dos indivíduos e das
culturas e encorajando a partilha de ideias.
Em 1999 criou o Centro de Artes de Belgais,
para o estudo das artes em Portugal, lugar
onde organiza regularmente workshops
interdisciplinares para músicos profissionais
e amadores, além de concertos e gravações.
Num futuro próximo, estes poderão ser
partilhados com a comunidade digital
internacional. Em 2012, na Bélgica, Maria João
Pires iniciou dois projetos complementares:
os Partitura Choirs, um projeto de coros infantis
destinado a crianças oriundas de ambientes
socialmente desfavorecidos como o Hesperos
Choir e os Partitura Workshops. Todos os
projetos Partitura têm como objetivo criar
uma dinâmica altruísta entre artistas de
diferentes gerações, propondo uma alternativa
a uma realidade demasiado focada na
competitividade, uma filosofia que tem vindo
a ser divulgada internacionalmente.
para o estudo das artes em Portugal, lugar
onde organiza regularmente workshops
interdisciplinares para músicos profissionais
e amadores, além de concertos e gravações.
Num futuro próximo, estes poderão ser
partilhados com a comunidade digital
internacional. Em 2012, na Bélgica, Maria João
Pires iniciou dois projetos complementares:
os Partitura Choirs, um projeto de coros infantis
destinado a crianças oriundas de ambientes
socialmente desfavorecidos como o Hesperos
Choir e os Partitura Workshops. Todos os
projetos Partitura têm como objetivo criar
uma dinâmica altruísta entre artistas de
diferentes gerações, propondo uma alternativa
a uma realidade demasiado focada na
competitividade, uma filosofia que tem vindo
a ser divulgada internacionalmente.
Talar Dekrmanjian | A soprano arménia nasceu
em Aleppo, na Síria. Estudou no Conservatório
de Maastricht, na Holanda, na École Normale
de Musique de Paris Alfred Cortot e no Estúdio
de Ópera do Théâtre Royal de La Monnaie,
em Bruxelas. Muito elogiada pela crítica,
a sua personalidade artística engloba os papéis
de ópera mozartianos, bem como os de Verdi
e de Puccini. Estreou-se nos palcos de ópera
como Fiordiligi (Così fan tutte) em Maastricht,
tendo em seguida interpretado, entre outras
personagens: Lauretta (Gianni Schicchi), na Ópera
de Damasco; Cinderela (de Massenet), no La
Monnaie, no Teatro Real do Luxemburgo e na
Ópera de Massy, em Paris; Elisetta (Il matrimonio
segreto de Cimarosa), no Teatro Nacional de
Bruxelas, Micaëla (Carmen de Bizet), no Festival
Internacional de Música de Weikersheim,
na Alemanha; Donna Anna, Condessa de
Almaviva e Fiordiligi, num tributo a Mozart/
Da Ponte, com a Orchestre Royal de Chambre
de Wallonie. Em julho de 2015 estreou-se na Royal Opera House, em Londres, tendo
interpretado o papel de Wadha da ópera
contemporânea Cities of Salt, do compositor sírio
Zaid Jabri.
Em paralelo com as récitas de ópera,
Talar Dekrmanjian apresenta-se também com
regularidade em concerto, interpretando obras
como o Messias de Händel, com a Vlaams Radio
Orkest, ou o Requiem de Mozart, com a London
Chamber Orchestra. Outros prestigiosos
palcos onde se apresentou em concerto ou
em recital incluem a Salle Cortot, em Paris,
o Alice Tully Hall do Lincoln Center, em Nova
Iorque, a Ópera de Tóquio, o Teatro Carlo Felice
de Génova, ou a Casa Internacional da Música
de Moscovo.
Talar Dekrmanjian apresenta-se também com
regularidade em concerto, interpretando obras
como o Messias de Händel, com a Vlaams Radio
Orkest, ou o Requiem de Mozart, com a London
Chamber Orchestra. Outros prestigiosos
palcos onde se apresentou em concerto ou
em recital incluem a Salle Cortot, em Paris,
o Alice Tully Hall do Lincoln Center, em Nova
Iorque, a Ópera de Tóquio, o Teatro Carlo Felice
de Génova, ou a Casa Internacional da Música
de Moscovo.
Desde 2015, Talar Dekrmanjian
colabora com a pianista Maria João Pires em
várias atividades, as quais incluem também
projetos sociais, especialmente os dirigidos
a coros infantis, levando a música clássica
às áreas e locais mais populares. Um projeto
em curso incluiu a gravação de obras
do compositor arménio Komitas.
colabora com a pianista Maria João Pires em
várias atividades, as quais incluem também
projetos sociais, especialmente os dirigidos
a coros infantis, levando a música clássica
às áreas e locais mais populares. Um projeto
em curso incluiu a gravação de obras
do compositor arménio Komitas.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2