No Grande Auditório da véspera e dia de Natal escutamos a Oratória de Natal de Johann Sebastian Bach, uma das mais importantes obras no repertório natalício, mas também uma peça fundamental na música barroca e na história da música sacra.
A interpretação é do Vocalconsort de Berlim e da Orquestra Sinfónica da Rádio de Berlim, sob direção do maestro Vladimir Jurowski, num concerto que teve lugar na Philharmonie, em Berlim, no Natal do ano passado. Nas vozes solistas, o elenco conta com nomes como Julia Grüter (soprano), Ulrike Malotta (meio-soprano), Kieran Carrel (tenor) e Andreas Wolf (baixo).
24 e 25 dezembro | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela Deutschlandradio Kultur,
na Philharmonie, em Berlim,
a 23 de dezembro de 2024
Julia Grüter, soprano
Ulrike Malotta, meio-soprano
Kieran Carrel, tenor
Andreas Wolf, baixo
Vocalconsort de Berlim
Orquestra Sinfónica da Rádio de Berlim
Direção de Vladimir Jurowski
Programa
Johann Sebastian Bach – Oratória de Natal, BWV 248
[dia 24 dez.]
Cantatas 1, 2 e 3
[dia 25 dez.]
Cantatas 4, 5 e 6
A Oratória de Natal BWV 248 de Johann Sebastian Bach, composta entre 1734 e 1735, é uma das maiores realizações do compositor em termos de música sacra.
Bach compô-la como uma série de seis cantatas separadas, e foi escrita, originalmente, para ser executada ao longo dos dias de Natal, começando com a celebração do Natal, e prosseguindo até o Dia de Epifania, a 6 de janeiro. Embora cada uma das cantatas seja uma obra independente, elas estão interligadas de forma temática e musical, criando uma unidade musical impressionante. Cada uma das seis partes ou cantatas possui o seu próprio caráter e propósito, com variações no estilo musical, nos instrumentos usados e na forma vocal.
O conteúdo da Oratória de Natal é baseado nas passagens dos Evangelhos de Lucas e Mateus que narram o nascimento de Jesus Cristo. Através de corais, árias e recitativos, Bach ilustra a história do nascimento de Cristo, a visita dos pastores, os anjos proclamando a boa nova e a adoração dos Reis Magos, todas as histórias centrais associadas ao Natal.
A obra foi encomendada para ser executada na Igreja de São Tomás e na Igreja de São Nicolau em Leipzig, onde Bach estreou algumas das suas principais composições sacras.
Trata-se de uma obra monumental que combina a profundidade teológica do cristianismo com uma riqueza musical incomparável.
Considerada por muitos como uma das obras mais significativas do compositor e do período barroco, a Oratória de Natal não sublinha apenas a sua maestria, mas também a sua capacidade de evocar as emoções mais profundas relacionadas com o nascimento de Cristo.
Esta é pois uma das mais importantes obras no repertório natalício, mas também é uma peça fundamental na música barroca e na história da música sacra.
Grande Auditório é um programa de Reinaldo Francisco, com produção de Susana Valente.
De segunda a sexta feira, pelas 21h00 na Antena 2.