20 maio | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela RTP / Antena 2
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa
a 20 de janeiro de 2024
Temporada de Música Gulbenkian
Festival Quartetos de Cordas
Quarteto Danel
Marc Danel, violino
Gilles Millet, violino
Vlad Bogdanas, viola
Yovan Markovitch, violoncelo
Programa
Sergei Prokofiev – Quarteto nº 1 em sim menor, op. 50
Mieczyslaw Weinberg – Quarteto de cordas nº 2, op. 3
Piotr Ilitch Tchaikovsky – Quarteto de cordas nº 3 em mi bemol menor, op.30
Ver Programa de Sala
Dando continuidade à parceria com a prestigiada Bienal dos Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris, a Gulbenkian Música apresenta, durante dois dias, uma seleção de formações de referência neste domínio. Interpretam um reportório abrangente e empolgante, que inclui desde grandes compositores clássicos e românticos como J. Haydn, Beethoven e Brahms, até criadores fundamentais do século XX como Webern, Chostakovitch e Prokofiev.
Quatuor Danel | Fundado em 1991, tendo rapidamente alcançado um lugar de destaque na cena musical internacional. A sua preenchida agenda inclui concertos nos mais importantes palcos a nível mundial, bem como elogiadas gravações discográficas. O quarteto ganhou fama pelas suas ousadas e empolgantes interpretações dos ciclos de quartetos de cordas de Haydn, Beethoven, Schubert, Chostakovitch e Weinberg. A sua visão viva e fresca do repertório tradicional rendeu-lhe elogios subsequentes do público e da imprensa. Outra vertente da sua força reside na colaboração com importantes compositores contemporâneos como Wolfgang Rihm, Helmut Lachenmann, Sofia Gubaidulina, Pascal Dusapin, Jörg Widmann ou Bruno Mantovani.
As obras dos compositores russos ocupam um lugar especial no repertório do Quatuor Danel, com destaque para a totalidade dos quartetos de Chostakovitch que o grupo gravou para a etiqueta Fuga Libera em 2005. Foi o primeiro a gravar outro grande ciclo do séc. XX, os 17 quartetos para cordas de Mieczysław Weinberg.
O envolvimento do Quatuor Danel com a educação é também um domínio importante da sua atividade. Uma parte essencial da sua missão consiste em transmitir o seu conhecimento, a sua experiência e a herança musical que os músicos receberam dos seus mentores: membros dos Quartetos Amadeus e Borodin, Fyodor Druzhinin, Pierre Penassou, Walter Levin e Hugh Maguire.
Desde 2005, o Quatuor Danel é quarteto residente na Universidade de Manchester, instituição onde ensina e mantem uma tradição de colaboração com musicólogos. Desde 2015, leciona também com regularidade na Academia de Quartetos de Cordas dos Países Baixos, em Amesterdão. Os músicos do quarteto lideram regularmente cursos em várias universidades e escolas de música europeias e norte-americanas, bem como no Festival de Música de Câmara de Kuhmo, na Finlândia. Em outubro de 2016, o Quatuor Danel iniciou uma residência de três anos em Utrecht, que incluiu concertos, masterclasses, palestras e colaborações com outros artistas, seguindo-se uma nova residência no Wigmore Hall em 2019.
As mais recentes gravações do Quatuor Danel incluem o Quinteto com Piano e o Quarteto para Cordas de César Franck, um álbum Tchaikovsky com os três quartetos para cordas e o sexteto Souvenir de Florence, o Concerto para Clarinete e Quarteto de Cordas de Hartmannn e ainda um projeto de longo prazo dedicado aos últimos quartetos de Beethoven.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2