Gravação da Radiodifusão Austríaca
Wolfgang Amadeus Mozart
O Quarteto com flauta nº 2 em sol maior , K. 285a, de Wolfgang Amadeus Mozart é o segundo de uma série de três quartetos escritos para o flautista amador Ferdinand de Jean, provavelmente composto entre 1777 e 1778; pois aparece imediatamente após o Quarteto de Flauta nº 1 no catálogo Köchel .
O Quarteto com flauta nº 3 em dó maior , K. 285b / Anh. 171 é o terceiro e último daquela série de três quartetos. Embora essa composição apareça imediatamente após os quartetos de flauta nºs 1 e 2 no catálogo Köchel , parece ter sido escrita alguns anos depois, possivelmente em 1781 ou 1782 .
Mathilde Calderini estudou flauta com Claude Lefebvre no CRR em Paris, depois com Sophie Cherrier e Vincent Lucas no CNSM em Paris. Aperfeiçoou-se na Royal Academy of Music de Londres com William Bennett e Samuel Coles. Foi sob a orientação de Paul Meyer e Eric Lesage que Mathilde Calderini desenvolveu a sua paixão pela música de câmara.
Nascida na França, Mathilde fez carreira na Europa e na Ásia. Tem uma carreira a solo em França com a Orquestra Nacional de França, a Orchester des Pays de Savoie, o Ensemble Nouvelles Portées, a Secession Orchestra, mas também na Alemanha com a Radio Orchestra de Stuttgart, na Turquia com a Bursa State Symphony Orchestra, e na Ásia, com o Tokyo Ensemble, a Hyogo Performing Arts Orchestra de Osaka, a Kobe City Chamber Orchestra e esteve em digressão na Coreia com a Bucheon Philharmonic Orchestra, o MusicaVitae ensemble na Suécia sob o direção de Wolfgang Schröder.
Mathilde também se apresenta em recital e música de câmara, nomeadamente no Festival Radio France em Montpellier, no Mozarteum em Salzburg, no Folle Journée de Nantes, no Musique à l’Empéri, no Festival de Deauville, no Festival Menton, no Festival de Besançon no Festival de Páscoa de Aix-en-Provence, Flâneries Musicales de Reims, Rencontres Musicales de Calenzana, Festival Clássico de Guéthary. Apresentou-se já ao lado de Renaud Capuçon, Nicolas Angelich, Paul Meyer, Edgar Moreau, Aurèle Marthan, Guillaume Bellom, Sylvain Blassel, Agnès Clément, Denis Pascal, Marie Chilemme, entre outros.
Em fevereiro de 2020, Mathilde foi nomeada Flauta Solo da Orchester Philharmonique de Radio France.
Mathilde Calderini é apoiada pela bolsa Prix des Neiges Vocation e pela bolsa Clos Vougeot.
Desde o sucesso no Concurso Internacional ARD, em 2012, no qual o Armida Quartett recebeu o 1º Prémio, o Prémio do Público e seis outros prémios especiais, a carreira deste jovem quarteto de cordas desenvolveu-se de forma excecional. Fundado em Berlim em 2006, retirou o seu nome de uma das óperas de J. Haydn, o “pai do quarteto para cordas”. Foi tutelado por Rainer Schmidt (Hagen Quartet) e Reinhard Goebel e, durante vários anos, recebeu formação dos membros do Artemis Quartett.
O Armida Quartett venceu também o Concurso de Genebra em 2011 e recebeu várias bolsas de estudos, incluindo da Fundação Irene Steels-Wilsing e da Fundação Schierse, em Berlim. Entre 2014 e 2016, participou no programa BBC New Generation Artists. O disco de estreia do Armida Quartett, que inclui obras de Béla Bartók, György Ligeti e György Kurtág, foi lançado em 2013 e selecionado para o Prémio da Crítica Discográfica Alemã. O segundo CD, dedicado a Mozart, foi lançado em 2016.
No verão de 2016, o Armida Quartett regressou ao Wigmore Hall, em Londres, e estreou-se nos BBC Proms. Apresentou-se também no Festival de Cheltenham, no Festival Hindsgavl, na Dinamarca, e no Mozartfest de Augsburg. Para além dos concertos Rising Stars, apresentou-se ainda em Basileia, Berlim e Madrid. A colaboração frequente com outros músicos é uma das prioridades do Armida Quartett, tendo trabalhado com Anna Prohaska, Thomas Hampson, Ewa Kupiec, Max Hornung, Daniel Müller-Schott, Jörg Widmann e Tabea Zimmermann. Desde 2012, os quatro músicos do Armida Quartett são professores de música de câmara na Universidade das Artes de Berlim.
Fonte: Gulbenkian Música