De 5 a 27 Fevereiro | 19h00
Realização e Apresentação: Andrea Lupi
Produção: Anabela Luís
Gravação da Antena 2 / RTP
no Grande Auditório da
Fundação Gulbenkian, em Lisboa
a 10 de Fevereiro de 2019
Rising Stars 2019
Peter Moore | Anaïs Gaudemard | Amatis Piano Trio | Josep-Ramon Olivé | Quatuor Arod
A 10 de fevereiro de 2019, a Fundação Calouste Gulbenkian acolheu uma nova edição da iniciativa Portas Abertas – um dia repleto de atividades com entrada gratuita, com destaque para os cinco recitais dos jovens músicos distinguidos pela ECHO – European Concert Hall Organisation, uma rede que reúne algumas das mais prestigiadas salas de concertos da Europa, entre elas a Gulbenkian Música. Escolhidos com base na excelência musical e virtuosismo demonstrados, os intérpretes apresentam um reportório da sua escolha e uma nova obra encomendada especificamente para esta edição dos Rising Stars.
Estes cinco recitais dos Rising Stars são transmitidos pela Antena 2, ao longo do mês de Fevereiro, sempre às 19h00.
5 e 7 Fevereiro | Peter Moore
O trombonista britânico Peter Moore, com apenas 12 anos, venceu o concurso da BBC Jovem Músico do Ano, e aos 18 tornou-se o mais jovem músico a integrar a Orquestra Sinfónica de Londres.
Peter Moore é apresentado por Barbican Centre London e acompanhado pelo pianista Jonathan Ware. Neste recital apresenta peças de várias épocas, muitas das quais transcrições de obras originalmente escritas para outros instrumentos.
Programa
Johann Sebastian Bach – Suite em Dó maior, BWV 1009Robert Schumann – Peças de Fantasia, op. 73
Johannes Brahms – Quatro Canções Sérias, op. 12
Roxanna Panufnik – When you appear
[Encomenda Barbican Centre London, com o apoio ECHO]
George Gershwin – Três Canções (arranjos de Paul Cott)
Embraceable You
Fascinating Rhythm
Bess, You Is My Woman Now
Embraceable You
Fascinating Rhythm
Bess, You Is My Woman Now
11 e 17 Fevereiro | Anaïs GaudemardA harpista francesa Anaïs Gaudemard, intérprete proposta em conjunto pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Cité de la Musique-Philarmonie de Paris, é uma das mais brilhantes artistas da sua geração. Vencedora do Concurso Internacional de Harpa de Israel em 2012 e de múltiplos e conceituados prémios desde então, Anaïs Gaudemard toca um programa composto por obras como A Cotovia de Glinka, A Fonte de Albert Zabel Daquin, e ainda uma obra inspirada no quadro Os Pássaros da Noite de Edward Hopper.
Programa
Henriette Renié – Légende
Gabriel Fauré – Impromptu em Ré bemol maior, op. 86
Camille Pépin – Nighthawks (segundo um quadro de Edward Hopper)
[Encomenda Fundação Calouste Gulbenkian, Cité de la musique-Philharmonie de Paris, com o apoio ECHO]Albert Zabel – A fonte, op. 23
Bedřich Smetana – O Moldava, op. 43 (arranjo de Hanuš Trnecek)
18 e 20 Fevereiro | Amatis Trio
O Amatis Piano Trio é composto por Lea Hausmann no violino, Samuel Shepherd no violoncelo e Mengjie Han ao piano. Vencedores de vários prémios e competições internacionais, são um dos mais proeminentes trios de piano da nova geração. Para além de uma obra-prima de Schubert, o Trio com Piano nº 2, em Mi bemol maior, D. 929, dão também a ouvir uma nova obra de Andrea Tarrodi, intitulada Moorlands, uma encomenda Festspielhaus Baden-Baden, Konzerthaus Dortmund, Elbphilharmonie Hamburg e Kölner Philharmonie.
Programa
Andrea Tarrodi – Moorlands
[Encomenda Festspielhaus Baden-Baden, Konzerthaus Dortmund, Elbphilharmonie Hamburg, Kölner Philharmonie (KölnMusik), com o apoio ECHO]
Franz Schubert – Trio com Piano nº 2, em Mi bemol maior, D. 929
24 e 25 Fevereiro | Josep-Ramon Olivé
Neste recital, o barítono Josep-Ramon Olivé é acompanhado por Ian Tindale ao piano. O jovem músico catalão interpreta um reportório com canções de Franz Schubert e Gustav Mahler, e também uma nova peça da sua compatriota, Raquel García-Tomás, encomendada por L’Auditori Barcelona, Palau de la Música Catalana.
Programa
Franz Schubert – Seis Canções
Raquel García-Tomás – Chansons Trouvées
[Encomenda L’Auditori Barcelona, Palau de la Música Catalana, com o apoio ECHO]
Gustav Mahler – Canções de um Viandante
26 e 27 Fevereiro | Quarteto AROD
Jordan Victoria, violino
Alexandre Vu, violino
Tanguy Parisot, viola
Samy Rachid, violoncelo
Alexandre Vu, violino
Tanguy Parisot, viola
Samy Rachid, violoncelo
O quarteto de cordas Quatuor Arod, vencedor do 1º prémio no prestigiado Concurso Internacional de Música da ARD, em Munique, do Concurso de Música de Câmara Carl Nielsen, em Copenhaga, e da Competição Europeia da FNAPEC, em Paris. Apresentado por BOZAR Brussels e Het Concertgebouw Amsterdam, o Quatuor Arod escolheu para este recital um quarteto de Mozart (K.458) e outro de Beethoven (nº9, Razumovsky).
Programa
Wolfgang Amadeus Mozart – Quarteto para Cordas nº 17, em Si bemol maior, K. 458
Ludwig van Beethoven – Quarteto para Cordas nº 9 em Dó maior, op. 59 nº 3, Razumovsky
Para consultar o Programa de sala, clicar aqui.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2