13, 14 e 21 Novembro | 19h00
Concerto Aberto
Realização e Apresentação: Andrea Lupi
Gravação da Antena 2 / RTP
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
a 15 de Janeiro de 2022
Ben Goldscheider
Ciclo Rising Stars
Ben Goldscheider, trompa
Richard Uttley, piano
Programa
[dia 13 Nov.]
Jörg Widmann – Air for Solo Horn
Roxanna Panufnik – Sonnets without words [arr. para trompa e piano, 2020]
[dia 14 Nov. ]
Mark Simpson – Nachtstück *
Sergei Rachmaninov – Sonata para Violoncelo e Piano, em Sol menor, op. 19 – 3º andamento
[arr. Ben Goldscheider]
[dia 21 Nov.]
York Bowen – Sonata para Trompa, em Mi bemol maior, op. 101
* Encomenda Barbican Centre London, com o apoio ECHO
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas para receber o ciclo Rising Stars. Ao longo de um dia musicalmente intenso e de entrada livre, a atenção foca-se nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical, podendo o público assim descobrir, ao vivo, os grandes intérpretes de amanhã. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de talento fora do comum.
Ben Goldscheider | Nasceu em Londres em 1997. Estudou com Susan Dent no Royal College of Music Junior Department, e com Radek Baborák na Academia Barenboim-Said, em Berlim. Aos dezoito anos foi finalista de concerto na edição de 2016 do concurso BBC Young Musician. Em 2018 estreou-se nos BBC Proms, gravou o seu primeiro CD e foi selecionado BBC Music Magazine Rising Star e Gramophone Magazine One to Watch. Em 2019 foi premiado nas YCAT International Auditions, no Wigmore Hall. Foi escolhido pelo Barbican Centre para integrar os ECHO Rising Stars durante a temporada 2021/22.
Ben Goldscheider atua com regularidade na Europa. Apresentou-se como solista com a Aurora Orchestra, a BBC Concert, a Sinfónica da BBC, a Britten Sinfonia, a City of London Sinfonia, a Orquestra de Câmara Inglesa, a Sinfónica de Lucerna, a Manchester Camerata, a Filarmónica de Praga e a Sinfonie Orchester Berlin. Ainda como solista, colaborou com James Gaffigan, Nicholas Collon, Mark Wigglesworth, Kristiina Poska, Radek Baborak, Andrew Gourlay e Jessica Cottis, e gravou o solo de trompa do 2º ato da ópera Siegfried de Wagner, com a Hallé Orchestra e o maestro Sir Mark Elder. Como primeiro trompa convidado, colaborou com a Staatskapelle Berlin, a West-Eastern Divan Orchestra, a Orquestra de Câmara Inglesa e a Philharmonia Orchestra.
No domínio da música de câmara, colaborou com Daniel Barenboim, Martha Argerich, Sergei Babyan, Elena Bashkirova, Sunwook Kim e Michael Volle e atuou em muitos festivais, incluindo Vinterfest, Verbier, Salzburgo, Jerusalém, Intonations e Barenboim.
Fotos Jorge Carmona / Gulbenkian Música