4, 8 e 11 Dezembro | 19h00
Concerto Aberto
Realização e Apresentação: Andrea Lupi
Gravação da Antena 2 / RTP
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
a 15 de Janeiro de 2022
Kebyart Ensemble
Ciclo Rising Stars
Quarteto de Saxofones
Robert Seara, saxo tenor
Pere Méndez, saxo soprano
Víctor Serra, saxo alto
Daniel Miguel, saxo barítono
Programa
[4 Dez.]
Igor Stravinsky – Suite Pulcinella [arr. Kebyart Ensemble]
[8 Dez.]
Florent Schmidt – Quarteto para saxofones op.102
[11 Dez.]
Felix e Fanny Mendelssohn – 4 Canções sem palavras [arr. Kebyart Ensemble]
Jörg Widmann – 7 Capricci
Leonard Cohen / Federico Garcia Lorca – Pequeño Vals Vienés [arr. Kebyart Ensemble]
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas para receber o ciclo Rising Stars. Ao longo de um dia musicalmente intenso e de entrada livre, a atenção foca-se nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical, podendo o público assim descobrir, ao vivo, os grandes intérpretes de amanhã. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de talento fora do comum.
Kebyart Ensemble | Desde que iniciou a sua atividade em 2014, em Barcelona, tem-se afirmado continuamente como um dos mais promissores agrupamentos da atualidade. Os quatro músicos que o constituem partilham uma grande paixão pela música de câmara e pretendem trazer uma frescura renovada à comunicação da música clássica. A sua ainda curta, mas brilhante carreira, despertou o interesse das salas de concertos da Europa, tendo consequentemente sido selecionados como ECHO Rising Stars para a temporada 2021/22.
As interpretações do Kebyart Ensemble têm também sido reconhecidas através da atribuição de importantes prémios de música de câmara em concursos na Europa, nomeadamente, o Orpheus Swiss Chamber Music, o International Franz Cibulka, e dois dos mais importantes prémios espanhóis, o Primer Palau e o Prémio de Música de Câmara BBVA.
O forte compromisso com a mensagem musical permitiu ao Kebyart Ensemble receber formação contínua de alguns dos mais reconhecidos músicos e agrupamentos de câmara da atualidade, tais como, Cuarteto Casals, Rainer Schmidt (Hagen Quartett), Hatto Beyerle (Alban Berg Quartett), Cuarteto Quiroga, Sergio Azzolini, Claudio Martínez-Mehner, Anton Kernjak, Kennedy Moretti e Nacho Gascón. Para além disso, e como forma de alcançar novos horizontes, a sonoridade do quarteto de saxofones é enriquecida com as colaborações de artistas como Dénes Várjon, Xavier Sabata ou Albert Guinovart.
A origem do nome do quarteto está intimamente relacionada com os explosivos contrastes de tempi, de dinâmica e de timbres do gamelão gong kebyar da ilha indonésia de Bali. O virtuosismo e a energia do kebyar provoca o êxtase na comunidade de Bali – emoções que os quatro saxofonistas aspiram conseguir transpor para quem os ouve.
Fotos Jorge Carmona / Gulbenkian Música