Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 2 - RTP
  • Programas
  • Em Antena
    Concertos A2 + Concertos Festivais Proms Cultura Teatro Radiofónico Reportagens/Documentários Diversos/Especiais
  • Canto
    Ópera Metropolitan Diversos
  • Multimédia
    Fotogalerias Vídeos Melopédia Jazzin’ Antena 2 Ópera
  • Fora de Portas
    Concertos Festivais Eventos Agenda Cultural
  • PJM
    Geral Inscrições Regulamentos e Programa Festival Jovens Músicos Galeria Facebook PJM
  • Podcasts
  • Programação

NO AR
PROGRAMAÇÃO já tocou
Imagem de Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Mais Concertos 26 out, 2022, 15:43

Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00

Fundação Gulbenkian

Imagem de Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Mais Concertos 26 out, 2022, 15:43

Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00

Fundação Gulbenkian

Temporada Gulbenkian Música
4 Novembro | 19h00
Grande Auditório
da Fundação Calouste Gulbenkian
Um Requiem Alemão
Sónia Grané, soprano
André Baleiro, barítono
Coro e Orquestra Gulbenkian 
Direção de Stanislav Kochanovsky


Programa

Johannes Brahms – Um Requiem Alemão, op. 45
Tendo cantado o Requiem de Brahms durante a sua juventude, primeiro no Coro Glinka e depois no Coro dos Estudantes do Conservatório de São Petersburgo, Stanislav Kochanovsky percebeu que esta poderia vir a ser uma obra fundamental no seu percurso como maestro. 
Um Requiem Alemão foi a obra em que Brahms investiu mais tempo durante toda a sua vida de compositor, tendo trabalhado para a terminar após a morte da sua mãe e do seu mentor Robert Schumann, catapultando-o também para uma reputação que antes não alcançara. 
A grandiosidade do Requiem, segundo a visão pessoal de Kochanovsky, pode resumir-se em três conceitos nucleares – fé, esperança e amor.
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00

Transmissão direta

Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Alexandra Louro de Almeida, Reinaldo Francisco
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Sónia Grané | Estudou no Conservatório Nacional de Lisboa com Manuela de Sá e José Manuel Brandão, a par da licenciatura em Biologia na Universidade de Lisboa. Em 2009, mudou-se para Londres para estudar com Lillian Watson e Jonathan Papp na Royal Academy of Music, onde concluiu o Mestrado em Performance com elevadas classificações. 
Em 2011 iniciou a especialização em ópera na mesma instituição, interpretando Pamina em A Flauta Mágica. Foi semi‐finalista no concurso Kathleen Ferrier, vencedora de vários concursos na ram e do 1º prémio no Concurso de Lieder de Oxford. Frequentou masterclasses com Angelika Kirschschlager, Sir Robert Tear, Sir Thomas Allen, Dame Kiri Te Kanawa e outros.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (2009-2013) e de Liz Mohn Musikstiftung durante a sua passagem pelo Staatsoper International Opera Studio. Após dois anos no Staatsoper International Opera Studio, Sónia tornou-se membro do Staatsoper Ensemble em 2015 onde interpretou um grande número de papéis.
Apresenta‐se regularmente em Portugal, França e Reino Unido. Em ópera, atuou no Teatro Nacional S. Carlos, Royal Academy of Music, Verbier Festival e British Youth Opera. Em concerto, apresenta‐se frequentemente no King’s Place, Saint‐Martin‐in‐the‐Fields, Purcell Room, Festival de Halesworth, Paris, Deauville e cantou também em La Folle Journée (Nantes), sob a direcção de Michel Corboz.
Desde que iniciou a sua carreira internacional, Sónia já teve a oportunidade de cantar sob a batuta de muitos maestros ilustres – Daniel Barenboim, Pablo Heras-Casado, Gustavo Dudamel, Christopher Moulds, Trevor Pinnock, Lawrence Cummings, Simone Young – bem como de conceituados realizadores – Claus Guth, Dimitri Tcherniakov, Michael Talheimer, Hans Neuenfels e Kasper Holten.
Para além da sua carreira operística, Sónia também aparece como solista em recitais e concertos de oratório, incluindo várias Cantatas de Bach, Oratório de Natal e Paixão de S. João, e Requiem de Brahms. 
Sónia realizou recitais no Wigmore Hall, King’s Place, St. John’s Smith Square e na Purcell Room. Também interessada em música moderna, Sónia trabalha regularmente com o compositor David Robert Coleman. Estreou a sua ópera Hans im Glück e, mais recentemente, um ciclo de canções para soprano e orquestra na Filharmonia Szczecin, Polónia.
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
André Baleiro | Iniciou a sua formação musical e vocal aos dez anos de idade no Instituto Gregoriano de Lisboa. Após frequentar o Curso de Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, deslocou-se para Berlim para estudar Canto na Universidade das Artes, com Siegfried Lorenz, Axel Bauni e Eric Schneider. Em 2016 ganhou o Concurso Internacional Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha – um dos mais prestigiados concursos na área do Lied -, bem como o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, em Lisboa.

André Baleiro colabora regularmente com a Ópera de Câmara de Munique, onde se estreou em 2016 no papel de Figaro (O barbeiro de Sevilha) e em 2014 se apresentou no papel principal da nova produção Kaspar Hauser (música de F. Schubert e libreto de D. Wilgenbus). Outros papéis de destaque incluem: Don Parmenione (L’occasione fa il ladro de Rossini) no Teatro Pérez Galdós, em Las Palmas; Conte Belfiore (Fra due litigante de G. Sarti) e Capitaine (Les trois Souhaits de B. Martinu) no Uni.T (UdK Berlin); o papel principal em Ainda não vi-te as mãos (2011) de Ayres d’Abreu, no Teatro Municipal de Santarém; Caporale (Il cappello di paglia di Firenze de Nino Rota) e Pantalone (Turandot de Busoni) no Teatro Nacional de São Carlos.

Da sua atividade de concerto destacam-se a Paixão segundo São Mateus, de J. S. Bach, na Fundação Gulbenkian, a cantata Dona nobis pacem, de Vaughan Williams, no Teatro Nacional de São Carlos, Um Requiem Alemão, de Brahms, na Salle Métropole de Lausanne, e o Requiem de Fauré, no festival La Folle Journée, em Nantes e em Tóquio.
Apresenta-se regularmente em recital na Alemanha e em Portugal com diversos pianistas, de entre os quais se destacam João Paulo Santos e David Santos pela longa colaboração. Em 2015, no Piano Salon Christophori, em Berlim, interpretou o Italienisches Liederbuch de Hugo Wolf, acompanhado pelo pianista Eric Schneider.
Foi bolseiro da Fundação Walter & Charlotte Hamel em Hannover e da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.    

Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00

Coro Gulbenkian | Fundado em 1964, o Coro Gulbenkian conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de cem cantores, podendo atuar também em grupos vocais mais reduzidos. Apresenta-se tanto como grupo a cappella como em colaboração com a Orquestra Gulbenkian ou com outros agrupamentos para a interpretação das grandes obras do repertório clássico, romântico ou contemporâneo. Na música do século XX tem apresentado, frequentemente em estreia absoluta, inúmeras obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros. Tem sido igualmente para colaborar com as mais prestigiadas orquestras mundiais, entre as quais a Philharmonia Orchestra de Londres, a Freiburg Barockorchester, a Orquestra do Século XVIII, a Filarmónica de Berlim, a Sinfónica de Baden‑Baden, a Sinfónica de Viena, a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão, a Orquestra Nacional de Lyon, a Orquestra de Paris ou a Orquestra Juvenil Gustav Mahler.
O Coro Gulbenkian tem participado em importantes festivais internacionais, tais como: Festival Eurotop (Amesterdão), Festival Veneto (Pádua e Verona), City of London Festival, Hong Kong Arts Festival, Festival Internacional de Música de Macau, ou Festival d’Aix-en-Provence. Em 2015 participou, em Paris, no concerto comemorativo do Centenário do Genocídio Arménio, com a World Armenian Orchestra dirigida por Alain Altinoglu.
A discografia do Coro Gulbenkian está representada nas editoras Philips, Archiv / Deutsche Grammophon, Erato, Cascavelle, Musifrance, FNAC‑Music e Aria‑Music, tendo ao longo dos anos registado um repertório diversificado, com particular incidência na música portuguesa dos séculos XVI a XX. Algumas destas gravações receberam prestigiados prémios internacionais. Entre 1969 e 2020, Michel Corboz foi o Maestro Titular do Coro. As funções de Maestro Adjunto e de Maestro Assistente são desempenhadas por Jorge Matta e Inês Tavares Lopes, respetivamente.
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Orquestra Gulbenkian | Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de mais de cinquenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de sessenta instrumentistas que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências de cada programa de concerto.

Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório que se estende do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas tradicionais, nomeadamente a produção orquestral de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn ou Schumann, podem ser dadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, em cujo âmbito tem tido ocasião de colaborar com alguns dos maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos em diversas localidades do país, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, por sua vez, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo até agora efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas.
No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio.    

Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Stanislav Kochanovsky | Nasceu em São Petersburgo e estudou no Conservatório desta cidade russa. Fez a sua formação regendo no Teatro Mikhailovsky e como maestro principal da Orquestra Filarmónica Estatal Safonov.
É convidado regular da Orquestra de Paris, da Accademia Nazionale di Santa Cecilia Orchestra, da Rotterdam Philharmonic, da Netherlands Radio Philharmonic, da Philharmonia Orchestra of London, da Orchester Philharmonique de Strasbourg, da Oslo Philharmonic, da Netherlands Philharmonic, da Dresden Philharmonie, da Filarmónica da Malásia e das principais orquestras russas, como a Filarmónica de São Petersburgo, Orquestra Mariinsky, Orquestra Nacional Russa, Filarmónica Nacional da Rússia e Orquestra Filarmónica de Moscovo. Na temporada 2020/21, Stanislav fez a sua estreia com a Sinfónica de Wiener, a HR-Sinfonieorchester de Frankfurt e a Orchester Philharmonique de Monte-Carlo.
Recentemente também regeu com a Royal Concertgebouw Orchestra, a City of Birmingham Symphony Orchestra, a Royal Stockholm Philharmonic e a Israel Philharmonic.
Desde a sua estreia no Festival de Verbier em 2017 com a Academia do Festival de Verbier, tem sido convidado regular na condução de óperas em versão concerto: Eugene Onegin (2017), Rigoletto (2018) e um programa sinfónico com os solistas Lucas Debargue e Mikhail Pletnev e Die Zauberflöte (2019). Stanislav é um convidado regular de Stars of the White Nights (São Petersburgo), Klarafestival (Bruxelas) e MITO SettembreMusica.
Como maestro convidado, Stanislav atua regularmente no Teatro Mariinsky, e tem mais de trinta óperas no seu repertório.
Além da sua dedicação conduzindo repertório clássico, Stanislav tem forte interesse em dirigir obras raramente executadas, como o Réquiem de Ligeti, a Ação Prefatória "Mysterium" de Scriabin-Nemtin e Kodály Psalmus Hungaricus com a Orquestra Nacional Belga, a ópera inacabada de Chostakovich O Jogador na Ópera de Câmara de São Petersburgo; Myaskovsky Silence e Mieczyslaw Weinberg Symphony Nº 21 "Kaddish" com a Orquestra Filarmónica Nacional da Rússia em Moscovo; cantatas de Jan van Gilse "Sulamith" e Sergei Taneev "John of Damascus" com a Orquestra Filarmónica da Rádio da Holanda.
Stanislav também está empenhado em trazer obras de compositores vivos para o palco como Dean, Fedele, Broström, Visman, Campogrande, Martinsson, Golijov, Thorvaldsdottir, Tarnopolski, Rääts entre outros.

Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Um Requiem Alemão | 4 Novembro | 19h00
Fotos Jorge Carmona / Antena 2

Pode também gostar

Laureados Folefest 2020 | 4 Março | 19h00

Laureados Folefest 2020 | 4 Março | 19h00

Verdi | I Masnadieri | 27 Julho 18h00

Verdi | I Masnadieri | 27 Julho 18h00

Obras Concertantes de José Duarte Costa | 14 Julho | 19h00

Obras Concertantes de José Duarte Costa | 14 Julho | 19h00

Festival Porta-Jazz | 7 a 9 Fevereiro

Festival Porta-Jazz | 7 a 9 Fevereiro

No 80º aniversário de Yvette Centeno | 7 Fevereiro

No 80º aniversário de Yvette Centeno | 7 Fevereiro

Daniil Trifonov | 11 Junho 21h00

Daniil Trifonov | 11 Junho 21h00

Concerto Laureados Folefest 2022 | 2 Março | 19h00

Concerto Laureados Folefest 2022 | 2 Março | 19h00

António Oliveira | 13 Abril | 19h00

António Oliveira | 13 Abril | 19h00

Antonio Caldara | Madalena aos pés de Cristo | 11 Novembro 18h00

Antonio Caldara | Madalena aos pés de Cristo | 11 Novembro 18h00

60 Anos do Coro Gulbenkian | 22 janeiro | 21h00

60 Anos do Coro Gulbenkian | 22 janeiro | 21h00

PUB
Antena 2

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 2
  • Aceder ao Instagram da Antena 2
  • Aceder ao YouTube da Antena 2
  • Aceder ao X da Antena 2

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Programação
  • Frequências
  • Contactos
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025