Teatro Radiofónico
9 Março | 21h00
12 Março | 18h00 (repetição)
Marsha Norman | Boa Noite, Mãe
Uma conversa entre uma mãe e a filha num contexto de sofrimento latente com a ameaça de suicídio em pano de fundo
Texto de Marsha Norman
Tradução de Ângela Pinto
Direção artística de Miguel Maia e Filipe Abreu
Tradução de Ângela Pinto
Direção artística de Miguel Maia e Filipe Abreu
Interpretação de
Maria João Falcão,
Lucinda Loureiro
e Miguel Maia
Uma produção Cepa Torta dentro do ciclo Esta Noite Grita-se para a Antena 2.
Sinopse
Esta peça, escrita em 1981, estreou em 1983 no American Repertory Theatre, tendo permanecido um ano em cena e valido a Marsha Norman um prémio Pulitzer de teatro.
Trata-se de um drama intenso e claustrofóbico, relatando a noite em que uma mulher divorciada e que sofre de epilepsia resolve contar à sua mãe e companheira de casa, que se irá matar. A conversa entre as duas mulheres, de um sofrimento latente, revisita o passado acordando velhos fantasmas e fazendo revelações.
É assumidamente um texto catártico, que quer implicar o espetador na agonia deste par trágico que algures no passado trilhou o caminho para a fatalidade que se aproxima.
Na tradição americana de nomes como Tennessee Williams ou Sam Shepard, Marsha Norman conduz o foco dramático de forma irrepreensível, levando-nos a querer constantemente interromper aquela conversa, a querer fazer perguntas, enfim, a procurar saber também como fazer para alterar o destino.
Marsha Norman (1947) | Dramaturga, argumentista e romancista norte-americana, criada no seio de uma família de músicos no Kentucky. Embora sempre tenha tido o sonho de escrever musicais para a Broadway, o início da sua carreira foi marcado pela escrita dramática dentro de um formato mais convencional e acessível a uma jovem escritora.
Com o vibrante sucesso de algumas das suas primeiras obras – Getting Out e Night’Mother (Boa Noite, Mãe) – conseguiu romper a (infeliz) descriminação de género que se fazia sentir (e ainda faz) na escrita para teatro, e desde então tem-se dedicado à escrita de argumentos e letras para musicais.
Marsha foi agraciada com os prémios Pulitzer, Susan Smith Blackburn, Hull-Warriner e Drama Desk Awards pela peça que aqui transmitimos – Boa Noite, Mãe – e continuou a ser premiada ao longo da sua extensa carreira.
Paralelamente ao trabalho artístico, Marsha tem dedicado parte da sua vida ao ensino e à defesa de novos dramaturgos e respectivos direitos laborais.
Maria João Falcão | Diplomada em Teatro, ramo de Actores, da ESTC e Licenciatura da RESAD.
Estreou-se em 1995 no Teatro de Carnide, com direcção de Mário Nunes e João Ricardo. Tabalhou com encenadores como Antonino Solmer, Amândio Pinheiro, Miguel Loureiro, André Amálio, Carlos Pimenta, André Murraças, Nuno Cardoso, Maria João Luís, Miguel Moreira, André Amálio, Rodrigo Francisco entre outros.
Presença regular em séries de televisão, trabalhou em cinema, entre outros, com Daniele Napolitano, Ana Cabral Martins, Luís Filipe Rocha, João Pedro Rodrigues, Jacinto Lucas Pires, Hugo Diogo, Luís Correia.
Lucinda Loureiro | Estreou-se em Viseu, sua terra natal, em 1977 com o Grupo de Teatro A Centelha. Integrou o elenco do Teatro Experimental do Porto durante dois anos.
Em Lisboa trabalhou com Alberto Lopes, Filipe La Féria, São José Lapa, Fernanda Lapa, Ricardo Marquez, Rogério de Carvalho, João Grosso, Jean Jourdheuil, Jorge Fraga, Lúcia Sigalho, Solveig Nordlund, Isabel Medina, Álvaro Correia, João Mota, Carlos Pimenta, Maria Emília Correia, Cucha Carvalheiro Maria do Céu Guerra, entre outros.
Participou ainda em inúmeras telenovelas e séries televisivas para os canais RTP, SIC e TVI.
No cinema participou em produções portuguesas e estrangeiras, nomeadamente com: Luís Filipe Rocha, Franco Zeffirelli, Fabrizio Costa, Eric Barbier, Franck Apprederis, Jorge Silva Melo, Pedro Caldas, António Ferreira, São José Correia, e com os atores Claude Brasseur, Olivier Martinez e Pierre Arditi.
Paralelamente ao seu percurso enquanto atriz, tem desenvolvido o seu trabalho na encenação, direção de atores, assistência de encenação e produção. Participação como formadora em cursos de formação de atores.
Miguel Maia | Mestre em Teatro e Comunidade pela ESTC.
Trabalha como encenador, ator e coordenador de projetos da companhia Cepa Torta.
Filipe Abreu | Ator e licenciado em Produção pela ESTC.
Dirige a Associação Cultural Inquietarte e é co-diretor artístico do projeto “Esta noite grita-se” em parceria com a companhia Cepa Torta.
Fotos de Sónia Godinho