Ciclo Música através do Tempo – Recitais Comentados
18 Março | 21h30
Igreja da Misericórdia, Odemira
Camila Mandillo & João Casimiro Almeida
Recital de Canto e Piano
Recital de Canto e Piano
Camila Mandillo, soprano
João Casimiro Almeida, piano
João Casimiro Almeida, piano
Apresentação e Comentários por Miguel Azguime
Programa
Claudio Monteverdi (1567-1643) – Quel Sguardo Sdegnosetto
Georg Friedrich Händel (1685-1759) – "Rejoice Greatly, O Daughter of Zion’ de Messiah
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Vado, ma dove?
Franz Schubert (1797-1828) – Frühlingsglaube
Johannes Brahms (1833-1897) – Vergebliches Ständchen
Henri Duparc (1848-1933) – Phidylé
Gustav Mahler (1860-1911) – Um Mitternacht de Rückert-Lieder
Francisco Lacerda (1869-1934) – Tenho tantas saudades
Manuel de Falla (1876-1946) – "Asturiana’ & ‘Polo" de Siete
canciones populares españolas
canciones populares españolas
Francis Poulenc (1899-1963) – C
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) – O menino de sua mãe
Leonard Bernstein (1918-1990) – I Hate Music!
George Crumb (1929-2022) – "The Night in Silence Under Many a Star" de Apparitions
Miguel Azguime (1960) – "Intermezzo" de A laugh to
cry
cry
Camila Mandillo | A soprano portuguesa é diplomada pela Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin, onde terminou o mestrado com distinção (nota máxima), com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu também bolsas de mérito tais como:‘Deutshland Stipendium’; ‘Yehudi Menhin Live Music Now Berlin’ e.V; ‘Vladimir Piontkovsky Memorial Scholarship’; ‘Bernbeck Stiftung’; ‘Freunde Junger Musiker e. V Berlin’; ‘DMR Stipendienprogramms 2022 im Rahmen von Neustart Kultur’. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara e Lied, masterclasses, produções de ópera e música contemporânea – campo no qual tem vindo a obter particular notoriedade. No domínio da música contemporânea, salienta-se a participação solística no workshop ENOA "Composing for Voices and Orchestra com Kaija Saariaho" com a Orquestra Gulbenkian, o Debut num dos papéis principais na estreia absoluta de "Neuen Szenen IV" na Deutsche Oper Berlin, a participação como solista no Sond’Ar-te Electric Ensemble e ainda o papel de soprano lírico na ópera "ALaugh to Cry" de Miguel. No ramo da ópera destacam-se, entre outros, os seguintes papéis: Donna Anna e Zerlina em "Don Giovanni" de Mozart; Susanna em "Le Nozze di Figaro" de Mozart; Pamina em "Die Zauberflöte" de Mozart; Giulia em "La Scala di Seta" de Rossini; Morgana em "Alcina" de Händel.
João Casimiro Almeida | Um dos mais conceituados pianistas portugueses da sua geração, com uma vasta e reconhecida experiência musical.Tem um repertório extenso e versátil, tocando frequentemente tanto a solo como em música de câmara, da música barroca à contemporânea. João apresenta-se com frequência nas mais conceituadas salas de concerto do país, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém e a Fundação Calouste Gulbenkian, e também mantendo uma agenda internacional em países como Espanha, França, Áustria, Polónia, Noruega ou Coreia do Sul.João recebeu mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais, incluindo o 1º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, nos Prémios David Russell em Vigo e no Concurso Internacional Paços Premium. Foi também semi finalista no VIII Concurso Internacional Rosario Marciano, em Viena.A sua agenda recente inclui concertos com o Ensemble Orchestral Contemporain de Lyon, Ensemble Darcos, recitais a solo com Sonatas de Beethoven no Porto, em Aveiro e em Lisboa, bem como música de câmara contemporânea com o Sond’Ar-te Electric Ensemble, o Remix Ensemble, e o Ensemble Ars ad Hoc.Aualmente leciona na Escola Profissional de Música de Espinho.
Uma produção da Miso Music Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Odemira
A Miso Music Portugal é uma estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura
Fotos Jorge Carmona / Antena 2