Vila Real – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 201612 Outubro | 21h30
Fuga de Bacho nº 4
Entre Bach e Baco, um espectáculo para ser saboreado.
Entre Bach e Baco, um espectáculo para ser saboreado.
Uma viagem pelos sons e pelas sensações.
Um concerto para beber do início ao fim ou um copo de vinho para ouvir.
Ou então, apenas música servida a copo.
Um copo cheio e um brinde à vida.
A fazer o 4, que o equilíbrio faz-se no intervalo das quedas.
Fuga de Bacho nº 4, porque a primeira ainda não foi escrita. Confuso? Não. Ainda não ouviram nada e até parece que já beberam tudo.
“Fuga de Bacho nº 4”, uma obra musical encomendada pela Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, ao Mistério da Cultura — um grupo constituído por músicos de Vila Real — é estreada no Teatro de Vila Real, a 12 de Outubro.
A obra pretende ser uma performance que vive entre o mundo de Bach — o compositor — e de Baco — deus do vinho, num espectáculo pouco convencional, diferente, que convida o público a saborear a música.
Segundo Luís Santos, do Mistério da Cultura, é “um espectáculo sensorial. Desde logo pela forma como as pessoas vão ser convidadas a assistir, passando pelo conceito do próprio espectáculo. Do ponto de vista artístico é uma tentativa de desconstrução das convenções. Uma fuga… ao ordinário.”
É uma peça composta por Fábio Videira que, a partir da música de Bach, revisita outras músicas e outros mundos, não só com os tradicionais piano, clarinete, violino e percussão, mas em palco vão estar também outros instrumentos menos convencionais.
Desvelando um pouco do espetáculo, o compositor conta que “em alguns momentos o público vai ser transportado para músicas do imaginário colectivo; no entanto, essas músicas não aparecem do nada. Não aparecem ali só porque são conhecidas. Aparecem porque, de uma forma ou de outra, têm ligação à música de Bach. E, assim, esperamos também surpreender o público”.
Música: Johann Sebastian Bach e Fábio VideiraVânia Santos: piano
Edmundo Pires: violino
Luís Santos: clarinete
Isabel Silva: percussão
Angel Frágua: luz e encenação
Edmundo Pires: violino
Luís Santos: clarinete
Isabel Silva: percussão
Angel Frágua: luz e encenação
Produção: Mistério da Cultura
Co-produção: Teatro de Vila Real