A 16ª Festa do Cinema Francês decorre de 8 Outubro a 29 Novembro.
Sendo a França um dos grandes produtores de cinema europeus, este evento mostrará a diversidade dessa produção (comédia, drama, policial, documentário, animação, etc.), revelando a vitalidade da criação cinematográfica francesa. Uma boa parte dos filmes exibidos ainda não tem distribuição assegurada em Portugal. Muitas das sessões são por isso oportunidades únicas para ver estes filmes.
Ao todo, em sete semanas são projetados 60 filmes em 18 cidades portuguesas: para além de Lisboa e Porto, também Almada, Aveiro, Beja, Braga, Caldas da Raínha, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Portimão, Santarém, São Pedro do Sul, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.
Dos filmes programados, 41 são antestreias nacionais e 7 antestreias mundiais. Há 10 filmes de animação e 15 primeiras obras de jovens realizadores.
Das 177 sessões previstas, 40 são dedicadas a alunos de escolas.
Há duas figuras em destaque nesta edição da Festa do Cinema Francês: Jean-Jacques Anaud (realizador de “A Guerra do Fogo”, “O Urso” ou “O Nome da Rosa”), designado padrinho do evento e que vê 6 filmes seus exibidos no Cinema São Jorge em Lisboa, e Jacques Doillon (realizador de “Um Casamento a Três” tendo lançado atrizes como Sandrine Bonnaire e Juliette Binoche) de quem são mostrados 8 filmes na Cinemateca Portuguesa.
Entre os restantes convidados, marcam presença os realizadores Laurent Larivière, Diastème e Thomas Lilti, o produtor Emmanuel Barraux e a argumentista Baya Kasmi.
A RTP 2 associa-se à festa transmitindo cinco filmes:
– Les Adieux à la Reine / Adeus minha rainha, de Benoît Jacquot (3 Outubro)
– La Graine et le mulet / O Segredo de um cuzcuz, de Abdellatif Kechiche (10 Outubro)
– La Vie d’Adèle / A vida de Adèle, de Abdellatif Kechiche (19 Outubro)
– De rouille et d’os / Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard (24 Outubro)
– Irène, de Ivan Calbérac (31 Outubro)
– La Vie d’Adèle / A vida de Adèle, de Abdellatif Kechiche (19 Outubro)
– De rouille et d’os / Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard (24 Outubro)
– Irène, de Ivan Calbérac (31 Outubro)
Toda a programação AQUI ou NESTE SITE.