advertência: O PJM reserva o direito de fazer correções aos programas até à data da publicação oficial do regulamento.
Categoria A
Solistas | Nível Superior
Oboé, Trombone (tenor ou baixo), Percussão, Contrabaixo
Solistas | Nível Médio
Flauta, Violoncelo
Categoria B:
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
Categoria C:
Jazz Combo| (até sexteto)
CATEGORIA A – SOLISTAS
Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1987, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.
Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
NÍVEL SUPERIOR:
OBOÉ
Pré-eliminatória (por gravação em vídeo)
Duas alíneas à escolha entre:
a) J. S. Bach: Dois dos três primeiros andamentos da Partita BWV 1013
Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a em sol menor
b) R. Schumann: Um dos Três Romances Op. 94
Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente com acompanhamento de piano.
c) Daniel Moreira: Pastoral para oboé solo
Eliminatória
a) Francisco Tavares: O Contador de Histórias (Encomenda Antena 2 / Prémio Jovens Músicos) Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Uma peça à escolha entre:
A. Vivaldi: Sonata em dó menor RV 53
C. P. E. Bach: Sonata para flauta solo Wq. 132
Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a em sol menor
J. S. Bach: Sonata em sol menor BWV 1020
c) Uma peça à escolha entre:
E. Carter: Inner Song
L. Berio: Sequenza VII
K. Stockhausen: In Freundschaft
N. Castiglioni: Alef
I. Yun: Piri
H. Holliger: Studie II
P. Vasks: Pieskariene
d) Uma peça para oboé/corne inglês e piano à escolha entre:
C. Yvon: Sonata em fá menor para corne inglês
R. Schumann: Adagio e Allegro em lá bemol menor Op. 70
P. Haas: Suite Op. 17
H. Dutilleux: Sonata
Final
a) F. Poulenc: Sonata
b) Um concerto (memorizado) a escolher entre os seguintes:
W. A. Mozart: Concerto em dó maior KV 314
R. Strauss: Concerto em ré maior
B. Martinu: Concerto para oboé e pequena orquestra
B. A. Zimmermann: Konzert
Nota: em todas as obras em que haja mais de uma edição disponível, recomenda-se a utilização de edições Críticas ou Urtext.
TROMBONE (Tenor ou Baixo)
Tenor:
Pré-Eliminatória (por gravação em vídeo)
a) Dois andamentos contrastantes de uma sonata ou concerto de:
– António Vivaldi
– Marcello
– Gaillard
b) Uma obra para trombone solo a escolher entre:
– Leonard Bernstein – Elegy for Mippy II
– Frigyes Hidas – Fantasia para Trombone Solo
– Erland von Koch – Monólogo nº 8
Eliminatória – o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.
a) Filipe Lopes – Canção para Meredith (Encomenda Antena 2 / PJM)
Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Uma obra à escolha entre:
– Stjepan Sulek – Sonata “Vox Gabrieli”
– Leon Stekke – Variações em Fá sustenido menor
– Joseph Jongen – Aria e Polonaise
– Sigismond Stojowsky – Fantasia
– Jean-Guy Ropartz – Peça em Mi bemol menor
c) Obra à escolha entre:
– Eugene Bozza – Ballade
– Kazimierz Serocki – Sonatina
– Juraj Filas – Sonata
– Henri Dutilleux – Choral, Cadence et Fugato
– Eric Ewazen – Sonata
– Sonata Paul Hindemith
Final
a) Uma obra de um compositor nascido no Séc XX, diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores (dur. aprox. 10 min.)
b) Uma obra memorizada, à escolha entre:
– Frank Martin – Ballade para Trombone e Orquestra
– Ferdinand David – Concerto para Trombone e Orquestra
– Launy Grondahl – Concerto para Trombone e Orquestra
– Henri Tomasi – Concerto para Trombone e Orquestra
– Nino Rota – Concerto para Trombone e Orquestra
– Kazimierz Serocki – Concerto para Trombone e Orquestra
– Paul Creston – Fantasia para Trombone e Orquestra, Op.42
– Gordon Jacob – Concerto para Trombone e Orquestra
– Darius Milhaud – Concertino d’Hiver para Trombone e Orquestra
de Cordas
– Ernest Bloch – Symphony for Trombone
Baixo:
Pré-Eliminatória (por gravação em vídeo)
a) Dois andamentos contrastantes de uma suite para violoncelo de J.S. Bach
b) Uma obra para trombone-baixo solo a escolher entre:
– Anthony Plog – Postcards IV
– Jérôme Naulais – Monologue
– Walter Hartley – Sonata Breve
Eliminatória – o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.
a) Filipe Lopes – Canção para Meredith (Encomenda Antena 2 / PJM)
Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Uma obra à escolha entre:
– Alexei Lebedev – Concerto nº1 para Trombone Baixo e Orquestra
– J. Muller – Praeludium, Chorale, Variations and Fugue
– Jacques Castérède – Fantasie Concertante
– Hidas Frigyes – Rhapsody
– Alexei Lebedev – Concert Allegro
c) Obra à escolha entre:
– Henri Tomasi – Être ou ne pas Être
– Eugéne Bozza – New Orleans
– Patrick McCarty – Sonata
– Pierre Lantier – Introdução, Romance e Allegro
– Alec Wilder – Sonata
Final
a) Uma obra de um compositor nascido no Séc XX, diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores (dur. aprox. 10’)
b) Uma obra memorizada à escolha entre:
– Norman Bolter – Of Mountains
– Chris Brubeck – Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
– Eric Ewazen – Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
– Alexei Lebedev – Concerto nº2 para Trombone Baixo e Orquestra
– Robert Spillman – Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
PERCUSSÃO
Pré-Eliminatória (por gravação em video)
Duas obras da seguinte lista (uma de peles e uma de lâminas)
a) Peles
Mitch Markovic: Tornado
Elliott Carter: Uma das Eight Pieces for Timpani
Nicolas Martynciow: Impressions – 1º andamento
b) Lâminas
J.S.Bach: Trascrição para marimba ou vibrafone de uma fuga de teclado ou das sonatas para violino; ou dois andamentos contrastantes de uma das partitas para violino
Keiko Abe: Marimba D´amore (Mar.)
Christopher Deane: The Apocryphal Still Life (Vib.)
Eliminatória
Os candidatos devem organizar a sua prova tendo em vista uma duração aproximada de 25 / 30 min.
a) Carlos Filipe Cruz: Pequena Confidência, para marimba (Encomenda Antena 2 / PJM) Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Uma obra à escolha entre:
– Philippe Hurel: Loops II for vibraphone
– Gerard Brophy: Coil
– Franco Donatoni: Omar II
– Andrew Thomas: Merlin
– Minoru Miki: Time for Marimba
– Bruno Mantovani: Moi, Jeu…
c) Uma obra à escolha entre:
– Kevin Volans: She who sleeps with a small Blanket
– Michael Gordon: XY
– Iannis Xenakis: Rebonds A
– Iannis Xenakis: Rebonds B
Final
a) Escolha livre de uma obra do Séc. XX ou XXI, com uma duração aprox. de 10 minutos. (nota: diferente das obras apresentadas nas eliminatórias anteriores)
b) Um Concerto memorizado, à escolha entre os seguintes:
André Jolivet: Concerto para Percussão e Orquestra
Jennifer Higdon: Concerto para Percussão e Orquestra
Joseph Schwantner: Concerto para Percussão e Orquestra
Peter Klatzow: Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas
Anders Koppel: Concerto nº 1 para Marimba e Orquestra
Eckhard Kopetzki: Concerto para Marimba e Cordas
Darius Milhaud: Concerto para Marimba, Vibrafone e orquestra
Emanuel Sejourné: Concerto para Vibrafone e Cordas
CONTRABAIXO
Pré-eliminatória (por gravação em vídeo)
a) Johann Sebastian Bach – Dois andamentos contrastantes das Suites para Violoncelo Solo (transcrição livre)
ou
Dois andamentos contrastantes da Suite de Hans Fryba (Ed. Weinberger)
b) Um estudo à escolha, entre os seguintes:
– Annibale Mengoli – 20 Estudos de Concerto (Yorke Edition)
– Edouard Nanny – 10 Etudes – Caprices (Ed. Leduc)
– Simandl, Franz – New Method Part II, Estudos I a IX (pp. 20, 39) (Ed. International Music Company, NY)
Eliminatória
a) Diogo Novo Carvalho – Inside Out (Encomenda da Antena 2 / Prémio Jovens Músicos) Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Uma sonata completa à escolha entre:
Johann Matthias Sperger – Sonata em Ré maior, Sonata em Mi maior ou Sonata em Si menor (Ed. Hofmeister)
– Franz Schubert – Sonata “Arpeggione” (IMC Sankey ou Mc Tier Music)
– Adolf Mísek – Uma das Sonatas: Erste Sonate Op.5; Zweite Sonate op.6. (Ed. Hofmeister)
– Paul Hindemith- Sonata (Ed. Schott)
– Vilmos Montag – Sonata em Mi menor (Ed. Hofmeister)
– Johannes Brahms – Sonata em Mi menor nº1 Op.38 (Violoncelo) (IMC Stuart Sankey)
c) Uma obra à escolha entre:
– Giovanni Bottesini – Uma das Elegias e Tarantella
ou Grande Allegro di Concerto ou Capriccio di Bravura
ou uma das Fantasias (Edições à escolha)
– Reinhold Glière – duas das “4 Peças” (Präludium ou Intermezzo e
Scherzo ou Tarantella) (Ed. Hofmeister ou Liben)
– Alfred Desenclos, Ária e Rondo (Ed. Leduc)
d) Uma obra à escolha entre:
– Cândido Lima – Cantorião (versão para contrabaixo solo)
– Fernando Lapa – As Cinco Portas do Labirinto (Low Note Musikverlag)
– Emil Tabakov – Motivos (Yorke Edition)
– Hans-Werner Henze – Serenade (Ed. Schott), 4 andamentos a escolha,
ou “S. Biagio 9 de Agosto ore 1207” (Ed. Schott)
– Virgilio Mortari – Fogli d’Album (Ed. Ricordi)
– Heinz Holliger – Unbelaubte Gedanken zu Hölderlins “Tinian” (versão para quatro cordas) (Ed. Schott)
– Luciano Berio – Psy (Universal Edition)
– Julien Francois Zbinden – Homage a J.S. Bach op.44 (Ed. Breitkopf & Härtel)
– David Ellis – Sonata (Yorke Edition)
Final
Um concerto (memorizado) à escolha entre:
– Karl Ditters von Dittersdorf – Concerto nº 2 em Mi Maior (Schott, Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
– Johann Baptist Vanhal – Concerto em Ré Maior (Hofmeister- Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
– Sergei Koussevitzky – Concerto Op. 3 em Fá# menor (Forberg ou IMC)
– Giovanni Bottesini – Concerto N° 2 em Si menor (Hofmeister ou DVM)
– Giovanni Bottesini – Concerto nº1 Fá# menor (Hofmeister ou DVM)
§ A afinação das cordas do contrabaixo, em orquestra ou solo, deverá ser adaptada às obras escolhidas.
§ As edições mencionadas são unicamente a título informativo e não obrigatório.
NÍVEL MÉDIO:
FLAUTA
Pré-Eliminatória (por gravação em vídeo)
a) J.S.Bach – Partita (Sarabande e Corrente)
b) Uma obra à escolha, entre:
– Eugene Bozza- Image
– Jean Rivier – Oiseaux Tendres
– Jaques Ibert – Pièce
Eliminatória
a) Sílvia Mendonça – Death Vision (Encomenda Antena 2 / PJM)
Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Jean-Marie Leclair – Sonata nº 2 op.9 – 1º e 2º Andamentos
c) Uma obra à escolha, entre:
– Raymond Gallois-Montbrun – Divertissement
– Philippe Gaubert – Fantasia
– Philippe Gaubert – Nocturne et Allegro Scherzando
– Paul Taffanel – Andante Pastorale et Scherzettino
d) Uma obra à escolha, entre:
– Ian Clarke – The Great Train Race
– Ysang Yun – Etuden 1 ou 5
– Michael Levinas – Froissement d`ailes
– Sergio Azevedo – Birds Chattering
Final
a)
– Alain Bernaud – Incantation et Danses
– Frank Martin – Ballade
– Olivier Messiaen – Le Merle Noir
b) Um concerto memorizado à escolha, entre:
– François Devienne – Concerto nº 7 em Mi m
– François Devienne – Concerto nº 2 em Ré M
– Malcolm Arnold – Concerto para flauta e orquestra de cordas, Op.45
– Giovanni Battista Pergolesi – Concerto em Sol M
– Andre Jolivet – Concerto
VIOLONCELO
Pré-eliminatória (por gravação em vídeo)
a) 1º andamento do Concerto em Dó Maior de J. Haydn
b) Um estudo a escolher entre:
– Dotzauer: 3º Livro (dos nº63 ao nº85 )
– Piatti: 12 Caprichos op.25
– D. Popper: 40 Estudos op.73
– Jean-Louis Duport: 21 Estudos
Eliminatória
a) Luís Soldado: O homem das Três pernas (Encomenda Antena 2 / PJM) Ed. Scherzo – www.scherzoeditions.com
b) Um prelúdio e um andamento, das três primeiras Suites para violoncelo solo
de J. S. Bach
c) Primeiro andamento de uma sonata à escolha entre:
L.v. Beethoven: op.5 nº1, op.5 nº2, op.69, op.102 nº1, op.102 nº2
J. Brahms: op.38, op.99
d) Uma peça a escolher entre:
– Fernando Lopes-Graça: “Senhora da Encarnação” (das “Três Canções Populares Portuguesas”)
– Fernando Lopes Graça: “Quase prelúdio” (das “Três Inflorescências para violoncelo solo”)
– Hans Werner Henze: Serenade para violoncelo solo
– Paul Hindemith: Capriccio op.8 nº1
– Gabriel Fauré: Elegia
– S. Rachmaninov – Vocalise
– Mendelssohn – Canção sem palavras op. 109
Final
Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– E. Elgar: op.85
– Kabalewsky: nº 1 em sol menor, op.49
– Kabalewsky: nº 2 em dó menor, op.77
– Lalo: em ré menor
– Saint Säens: op.33 em lá menor
– Dvorak: em si menor op.104
– Shostakovitch: nº 1 em Mib Maior, op. 107
– Schumann: em lá menor op. 129
– Tchaikovsky: Variações sobre um tema Rococó, Op. 33
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA – Níveis Médio e Superior
Para grupos até sexteto
Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1987, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores.
Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994, à exceção de vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível Superior.
nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Pré-Eliminatória (prova por gravação em vídeo)
a) Um andamento de duas obras, de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória
a) Uma obra completa, de época à escolha
b) Parte de outra obra, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Final
a) Uma obra ou parte, de autor português – duração aprox. de 10 minutos.
b) Uma obra completa.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 40 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Obs.:
• O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.
• O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
• O repertório para as três provas deve proceder de obras originais.
• Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.
• Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. (Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador).
nota: O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio.
CATEGORIA C – JAZZ (COMBO)
Para grupos entre trios e sextetos (inclusive) com concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1985, à exceção de vencedores do 1º Prémio Jazz Combo em edições anteriores.
nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Pré-Eliminatória:
(prova submetida por DVD):
a) Dois temas obrigatórios:
• Bye Bye Blackbird (Mort Dixon, Ray Henderson);
• Dolphin Dance (Herbie Hancock).
b) Um tema à escolha do grupo.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória
a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas de bebop):
• Anthropology (Charlie Parker)
• Donna Lee (Charlie Parker)
• Confirmation (Charlie Parker)
• Airegin (Sonny Rollins)
• Milestones (antigo) (Miles Davis)
• Smog Eyes (Lennie Tristano)
• Subconscious Lee (Lee Konitz)
• Dance of the Infidels (Bud Powell)
• Ablution (Lennie Tristano)
• Hot House (Tadd Dameron)
b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas com harmonias avançadas):
• Inner Urge (Joe Henderson)
• Fee-Fi-Fo-Fum (Wayne Shorter)
• Speak No Evil (Wayne Shorter)
• Moment’s Notice (John Coltrane)
• ESP (Wayne Shorter)
• The Sorcerer (Herbie Hancock)
• Joshua (Victor Feldman)
• Punjab (Joe Henderson)
• One Finger Snap (Herbie Hancock)
• Seven Steps To Heaven
c) Um tema à escolha do grupo.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Final
a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas modais):
• So What (Miles Davis)
• Impressions (John Coltrane)
• Maiden Voyage (Herbie Hancock)
• India (John Coltrane)
• Passion Dance (McCoy Tyner)
• After the Rain (John Coltrane)
• Lonnie’s Lament (John Coltrane)
• Flamenco Sketches (Miles Davis)
• Milestones (novo) (Miles Davis)
• Freedom Jazz Dance (Eddie Harris)
b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (compositores “modernistas”):
• Reincarnation of a Love Bird (Charles Mingus)
• Sue’s Changes (Charles Mingus)
• Fables of Faubus (Charles Mingus)
• GW (Eric Dolphy)
• Les (Eric Dolphy)
• Blues Connotation (Ornette Coleman)
• Turnaround (Ornette Coleman)
• Street Woman (Ornette Coleman)
• Four in One (Thelonious Monk)
• Off Minor (Thelonious Monk)
c) Um tema original do grupo
d) Um tema à escolha do grupo
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.