1. ORGANIZAÇÃO
1.1. A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2,
organiza em 2015 a 29ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a
músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos níveis
e modalidades referidos nos números seguintes e nos termos deste Regulamento.
1.2. O PJM é atribuído nas seguintes modalidades:
Categoria A
Solistas
| Nível Superior
– Saxofone
– Viola de Arco
– Violoncelo
– CantoSolistas
| Nível Médio
– Trompete
– OboéCategoria B:
Música
de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
Música
de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
Categoria C:
Música
Barroca (até sexteto)
1.3. O PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação
áudio), uma Eliminatória e uma Final. Decorrerá, ainda,
a eleição do “Jovem Músico do Ano“,
escolhido entre todos os candidatos solistas laureados com o 1º prémio.
2. CONDIÇÕES DE
ADMISSÃO DOS CONCORRENTES
2.1. O PJM contempla
três categorias:
Categoria A |
Solistas
Nível Superior:
Saxofone, Viola de Arco,
Violoncelo, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1989;
Canto, para concorrentes nascidos a partir
de 01 de outubro de 1987.
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.
Nível Médio:
Trompete e Oboé: para
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994.
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B |
Música de Câmara
Para agrupamentos até sextetos (inclusive)
Nível Superior: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1989.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível
Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso.
Nível Médio: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1996.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível
Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão
admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível
Superior.
Nota: não são aceites
candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos
agrupamentos.
Categoria C | Música
Barroca
– Para agrupamentos
até sextetos (inclusive)
– Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos
vencedores do 1º Prémio em edições anteriores, independentemente da data de
nascimento, não serão admitidos a concurso.
2.2. Os concorrentes
de nacionalidade portuguesa devem:
– Preencher o Formulário de Inscrição disponível até 19 de Abril de 2015.
– No acto de inscrição, os candidatos deverão carregar
uma fotografia em formato jpg e uma cópia digitalizada do Bilhete de Identidade
ou Cartão de Cidadão.
– Submeter até ao dia 10 de Maio de 2015 (data de recepção)
as gravações em formato áudio
da interpretação das obras escolhidas para a prova Pré-Eliminatória, carregando-as
por we transfer (ou equivalente) para
o endereço:
pjm-wetransfer@rtp.pt
Advertências:
associado a cada envio deverá incluir o nome e instrumento do candidato
(Categoria A) ou o nome do agrupamento e seu representante (Categorias B e C).
. Os ficheiros áudio
deverão ser carregados em formato mp3 ou wav.
. Cada obra deverá
ser enviada num ficheiro separado
. As obras com
vários andamentos deverão ser enviadas num único ficheiro
. Cada ficheiro
deverá ser claramente identificado com os seguintes dados, pela ordem indicada:
nome do compositor; nome abreviado da obra; referência ao andamento. Alguns exemplos:
o
BACH_SUITE6_Prelude+Gigue.mp3
o
CHARLIER_ESTUDOS_Numero10.mp3
o
HAENDEL_SONATA_HWV366Opus1.wav
. Os candidatos
deverão verificar e assegurar a qualidade técnica das gravações das suas
provas.
. O PJM não
aceitará carregamentos nas datas posteriores aos prazos indicados neste
Regulamento.2.3. No repertório da categoria B – Música de Câmara, serão aceites versões com
transcrições de outros instrumentos, desde que apresentadas à apreciação e
aprovação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos
no acto de inscrição (online, no sítio da Antena 2).O não cumprimento do disposto leva à exclusão do grupo.
2.4. Os concorrentes estrangeiros residentes em Portugal devem apresentar os
documentos indicados em 2.2 juntamente com uma cópia de um documento
comprovativo de residência.
Nota: os grupos concorrentes em Música de Câmara e Música Barroca são
representados por um dos seus elementos. Todos os elementos do grupo devem
inscrever-se individualmente apresentando os documentos indicados em 2.2 e 2.3.
3. PROVAS
CATEGORIA A – SOLISTAS
Notas Prévias:
– A RTP-Antena
2 não assegura a contratação de pianistas acompanhadores, pelo que se alerta os
candidatos para a necessidade de garantirem a presença dos seus acompanhadores
durante as provas Eliminatória e Final.
pianistas que colaboraram com o PJM em anteriores edições e que poderá facultar
aos candidatos eventualmente interessados.
encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis
através das Edições Scherzo (www.scherzoeditions.com)
por gravação áudio)
– Georg F. HAENDEL: Sonata em dó menor (Nova Music);
– Georg P. TELEMANN: Sonata em lá menor (Amadeus ou
Breitkopf)b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Benjamin BRITTEN: 3 das “6 Metamorfoses
segundo Ovídio” Op.49 (Boosey & Hawkes)
– Carl NIELSEN: “2 Phantasy Pieces” Op.2
(Hansen)
ELIMINATÓRIA:
a) Luís COSTA: Étude, Lá. Something
– Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)
b) Um concerto barroco à escolha entre os seguintes:
– Alessandro MARCELLO: Concerto em ré menor (Musica Rara)
– Georg F. HAENDEL: Concerto em sol menor (Boosey & Hawkes)
c) Uma obra do repertório romântico à escolha entre as seguintes:
– Robert SCHUMANN: Adagio e Allegro (Billaudot ou IMP)
– Jan W. KALLIWODA: “Morceau de Salon” (Musica Rara)
d) Uma obra do séc. XX à escolha entre as seguintes:
– Antal DORATI: Números 1 e 2 das
“Cinq pieces pour l’Hautbois” (Boosey & Hawkes)
–
Witold LUTOSLAWSKI: “Epitaph” (1979) (Chester)
FINAL:
a) Uma obra contemporânea à escolha entre as seguintes:
– Elliott CARTER: “Inner Song”
– Jonh EXTON: 3 Peças para oboé solo (Chester)
– Sérgio AZEVEDO: “Bergerettes 1” para oboé solo
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Wolfgang A. MOZART: Concerto em dó maior (Barenreiter/ Henle)
– Joseph HAYDN: Concerto em dó maior (Breitkopf)
– Ludwig LEBRUN: Concerto no.1 em ré menor (Schott)
– Franz KROMMER: Concerto em fá maior Op. 52 (Musica Rara)
– Vincenzo BELLINI: Concerto em mib maior (Ricordi)
TROMPETE | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
estudos de dois livros diferentes à escolha entre os seguintes:
– David UBER:
“Solo Études”
– Phil SNEDECOR: 20
estudos do “Lyrical Études”
– Theo CHARLIER: 36
“Estudos Transcendentes”b) Uma peça
à escolha entre as seguintes:
– Santiago BÁEZ: uma
das “Piezas Andaluzas” para trompete e piano
·I. Bulerías
del Guadalquivir
·II. Medianoche
Circular
·III. Alborada
·IV. Rondo
de la Candela
– Vassily BRANDT:
“Concertpiece nº1”
– Vassily BRANDT:
“Concertpiece nº2”
– Thomas BEVERSDORF:
“Sonata” para trompete e piano
– Thorval HANSEN:
“Sonata” para trompete e piano, Op.18
ELIMINATÓRIA:
a) Jorge
PORTELA: “new approaches… Toccata for Bb trumpet solo” – Encomenda PJM
à escolha entre as seguintes:
– Eugéne BOZZA:
“Rustiques” para trompete e piano
– Joseph TURRIN:
“Caprice” para trompete e piano
– Henri TOMASI:
“Tryptique” para trompete e piano
– Halsey STEVENS:
“Sonata” para trompete e piano
– Kent KENNAN:
“Sonata” para trompete e pianoc) Uma obra
à escolha entre as seguintes:
– Théo CHARLIER:
“Solo de concours”
– Karl PILLS: “Sonata”
para trompete e piano
– Paul HINDEMITH:
“Sonata” para trompete e piano
– Flor PEETERS:
“Sonata” para trompete e piano
– Alexander AROUTIOUNIAN:
“Aria and Scherzo”FINAL:
a) Uma obra
para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX (diferente
das apresentadas nas fases anteriores do concurso)
b) Um
concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Alexander
AROUTIOUNIAN: “Concerto”
– Oskar BOHME:
“Concerto em fá menor, op.108”
– Joseph HAYDN:
“Concerto em mib maior”
– Johann Nepomuk
HUMMEL: “Concerto em mib maior, S.49”
– Ida GOTKOVSKY: “Concertino”
SAXOFONE
| NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
à escolha entre as seguintes:
– Pierre SANCAN:
“Lamento et Rondo” (Ed. Durand)
– Claude PASCAL:
“Sonatine” (Ed. Durand)
– Paul CRESTON:
“Sonate” (Ed. Shawnee Press)
– Roger BOUTRY:
“Divertimento” (Ed. Alphonse Leduc)b) Um estudo
à escolha constante no seguinte livro:
– Eugéne BOZZA: “Études
Caprices” (Ed. Alphonse Leduc)
ELIMINATÓRIA:
a) Daniel
DAVIS: “No fim do que tudo parece ser…” – Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)
à escolha entre as seguintes:
– Carlos Filipe CRUZ:
“Krisis” (Scherzo Editions)
– Lino GUERREIRO:
“Ostinatus” (Ed. AVA)
– Sérgio AZEVEDO:
“Quatro Peças Breves” (Ed. AVA)
– Tiago DERRIÇA:
“Sonata” (Ed. AVA)
– Luís CARDOSO:
“Insomnia” (Edição do autor)c) Uma obra
à escolha entre as seguintes:
– Alfred DÉSENCLOS:
“Prélude, Cadence et Finale” (Ed. Alphonse
Leduc)
– Edison DENISOV:
“Sonate” (Ed. Alphonse Leduc)
– William ALBRIGHT:
“Sonata” (Ed. Peters)
– Takashi YOSHIMATSU:
“Fuzzy Bird Sonata” (Ed. Billaudot)
– Jindrich FELD:
“Sonata” p/ sax. alto (Ed. Leduc)
– Bruno MANTOVANI:
“L’incandescence de la Bruine” p/ sax. soprano (Ed. Henri Lemoine)
– Marcel MIHALOVICI:
“Chant Premier” p/ sax. tenor (Ed. Heugel)
– Leon STEIN: Sonata p/ sax.
tenor (Southern Music Co.)
– Robert LEMAY:
“Trou Noir” p/ sax. barítono (Opus102)
– Harald GENZMER:
“Rhapsodie” – toda a obra p/ sax. barítono (Ries & Erler, Berlin)FINAL:
a) Uma obra
livre – a tocar em saxofone à escolha – para saxofone solo (diferente das
apresentadas nas anteriores fases do concurso)
b) Uma obra
completa (memorizada) à escolha entre as seguintes:
– Henry TOMASI:
“Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
– Lars-Erik LARSSON:
“Konsert” (Ed. Carl Gehrmans, Sweden)
– Heitor VILLA-LOBOS:
“Fantasia” p/ sax. soprano ou tenor (Southern Music Publishing
Company)
– Frank MARTIN: “Ballade
pour saxophone et orchestre” (Ed. Universal)
– Alexander GLAZUNOV:
“Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
– Jaques IBERT:
“Concertino da Câmara” (Ed. Alphonse Leduc)
– Jacob ter VELDHUIS:
“Tallahatchie Concerto” (Ed. Donemus/Muziek Centrum NL)
VIOLA
DE ARCO | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
andamento (com cadenza) de um concerto à escolha entre os seguintes:
–
Franz Anton HOFFMEISTER
– Carl STAMITZ (em ré
maior)b) Johann S.
BACH – Dois andamentos à escolha entre as obras seguintes:
– uma das Suites para
violoncelo solo
– uma das Sonatas e
Partitas para violino solo (transcrição para viola solo)
ELIMINATÓRIA:
a) Hugo Vasco
REIS: “Metamorphosis and Resonances” – Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)
b) Uma sonata
completa com piano, à escolha entre as seguintes:
– Johannes BRAHMS: Sonata
Op.120 nº1
– Johannes BRAHMS:
Sonata Op.120 nº2
– Paul HINDEMITH:
Sonata Op.11 nº4
– Paul HINDEMITH:
Sonata Op.25 nº4
– Paul HINDEMITH:
Sonata 1939
– Dmitri CHOSTAKOVITCH:
Sonata Op.147
– Henri VIEUXTEMPS:
Sonata op.36
– Franz SCHUBERT:
Sonata Arpeggione
– Rebecca CLARKE:
Sonata
c) Uma peça à
escolha entre as seguintes:
– George ENESCO:
“Concertpièce”
– Sergei PROKOFIEV:
“Romeu e Julieta” (transcrição Borisovsky) – Introduction, Juliette
Enfant, Danse des Chevaliers
– Johann S. BACH /
Zoltán KODALY: “Fantasia Chromatica”
FINAL:
a) Uma obra
de escolha livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) escrita
a partir da segunda metade do séc. XX – duração aprox. 10′
b) Um
concerto memorizado à escolha entre os seguintes:
– William
WALTON
– Béla
BARTÓK
– Paul
HINDEMITH: Kammermusik 5
– Paul
HINDEMITH: Der Schwanendreher
–
Krzysztof PENDERECKI
– Alfred SCHNITTKE
VIOLONCELO
| NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
a) Johann S.
BACH: Prelúdio + um andamento de uma das três últimas Suites para Violoncelo
Solob) Luigi
BOCCHERINI: uma Sonata (completa)
ELIMINATÓRIA:a) Luís
LOPO: “Epifania” – Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)
b) Uma sonata
(completa) à escolha entre as dos seguintes autores:
– Ludwig van BEETHOVEN
(exceptuando as duas primeiras sonatas)
– Johannes BRAHMS
– Franz SCHUBERT
c) Uma obra à
escolha entre as seguintes:
– Antonín DVORÁK:
Rondo, Op.94
– Claude DEBUSSY:
Sonata em ré menor
– Bohuslav MARTINU:
Variações Rossini
– Igor STRAVINSKY:
Suite Italiana
– Piotr I.
TCHAIKOVSKY: Pezzo Capriccioso, Op.62
FINAL:
a) Uma
obra (ou parte) da 2ª metade do séc. XX / séc. XXI (diferente das
apresentadas nas fases anteriores do concurso) – duração máxima de 10 min.
b) Um
concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Joseph HAYDN:
Concerto em ré maior, Hob. VIId/3
– Joseph HAYDN:
Concerto em dó maior
– Robert SCHUMANN:
Concerto em lá menor, Op.129
– Antonín DVORÁK:
Concerto em si menor, Op.104
– Dmitri CHOSTAKOVITCH:
Concerto nº1 em mib maior, Op.107
– Dmitri
CHOSTAKOVITCH: Concerto nº2, Op.126
– Fernando
LOPES-GRAÇA: Concerto de Câmara
– Edward ELGAR:
Concerto em mi menor, Op.85
– Sergei PROKOFIEV:
Sinfonia Concertante
– Dmitri KABALEVSKY:
Concerto nº 2, Op.77
– Piotr I. TCHAIKOVSKY:
Variações sobre um tema rococó, Op.33
CANTO
| NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
Atenção às advertências assinaladas no ponto 2.2
a) Um lied
(*) à escolha
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais
abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas
b) Uma ária
de ópera à escolha
Nota: as provas têm de
ser cantadas em dois idiomas diferentes
ELIMINATÓRIA:
a) Carlos
GARCIA: “O Vento” (versões para soprano/mezzo; tenor; barítono) – Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)
b) Um lied à
escolha
c) Uma ária
de oratória à escolha
d) Uma ária
de ópera à escolha
Notas:
– As provas têm de ser
cantadas em três idiomas diferentes
– A duração total das
obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
– O repertório da
Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na
Pré-eliminatória
FINAL:
a) Dois
lieder à escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)
b) Uma ária
de oratória à escolha
c) Uma ária
de ópera até ao séc. XIX (inclusive)
d) Uma ária
de ópera dos sécs. XX/XXI
Notas:
– As provas têm de ser
cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português
– A duração total das
obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos
– O repertório da
Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases
anteriores do concurso
CATEGORIA B
MÚSICA DE CÂMARA
| Níveis Médio e Superior
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10
minutos e um máximo de 25 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo
estipulado.ELIMINATÓRIA:
a) (alínea
obrigatória) Uma obra completa de época à escolha.
b) (alínea
obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes.
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20
minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo
estipulado.
FINAL:
a) Uma obra ou
parte, de autor português – duração aprox. de 10 minutos.
b) Uma obra
completa.
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25
minutos e um máximo de 45 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que
não cumpram o tempo estipulado.
Obs.:
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na
Pré-eliminatória.
incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido
apresentadas nas fases anteriores do concurso.
• O repertório para as três provas
deve proceder de obras originais.
• Todas as peças nas três fases da
competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.
• Todos os instrumentos do
agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo,
aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador.
Nota 1: O PJM criou uma base de
dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para
consulta no site do PJM
Nota 2: O PJM
reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura
seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio.
CATEGORIA
C
MÚSICA
BARROCA
A categoria C é aberta
tanto a grupos formados por instrumentos antigos como a grupos formados por
instrumentos modernos.
1) São aceites a
concurso:
a) Formações
instrumentais e/ou vocais
b) Dois a seis
elementos
2) Repertório:
a) Obras de aprox.
1600 a aprox. 1750
b) Tocado em
instrumentos antigos ou modernos (opcional)
c) Afinação em Lá 440
ou 415, exatamente
3) A organização do
concurso disponibiliza os seguintes instrumentos:
Provas Eliminatórias
(Porto, Casa da Música):
– 1 Órgão positivo
– 1 Cravo
construído por Michael Walker, 1989 – Modelo: Franco Flamengo “petit ravalement”
Tessitura: Solo-Mi5, com transpositor para Lá=415, 440Hz Dois teclados com
acoplador Francês Três registos (8′ 8′ 4′) e alaúde
Provas Finais (Lisboa,
Escola Superior de Música)
– 1 Cravo
Neupert – Modelo: Blanchet com 2 manuais com transpositor, afinação 415 / 440
– 1 Cravo
Neupert – Modelo Antunes com 1 manual com transpositor
– 1 Órgão
positivo Claude Armand
Nota: os candidatos
podem utilizar instrumentos diferentes desde que assumam a responsabilidade de
aluguer, transporte, afinação e seguros dos mesmos.
4) Não se aceitam
transcrições. Porém, em casos excecionais, os candidatos podem submeter
propostas à apreciação do Júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados
e feitos no ato de inscrição (online, no sítio da Antena 2).
5) Cada grupo deve
especificar para cada peça:
a) Autor
b) Título
c) Data de composição
d) Instrumentação
e) Duração
6) Afinação,
temperamento – deverá ser Vallotti para as formações com cravo e/ou órgão.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
livre a partir de duas obras diferentes, com andamentos contrastantes. A
duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo
de 15 minutos.
os grupos que não cumpram o tempo estipulado.ELIMINATÓRIA:a) Uma obra
completa
b) Parte de
outra obra, de carácter contrastante
A duração total das
obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar
os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
FINAL:
a) (alínea
obrigatória) Duas obras contrastantes (completas)
b) (alínea
opcional) Parte de outra obra, de carácter contrastante
A duração total das
obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar
os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Notas:
Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas
obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.
· O repertório da
Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que
já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
· Todas as peças nas
três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos
do grupo.
4. PRAZOS e DISPOSIÇÕES GERAIS4.1. Advertênciasa) Não é permitida a
utilização de fotocópias sempre que as obras interpretadas se encontrem
editadas comercialmente.
b) Os candidatos
que pretendam utilizar partituras ilegais não serão autorizados a prestar
provas, sendo automaticamente eliminados do concurso.
c) A apresentação de
repertório que não esteja editado comercialmente deverá ser autorizada pelos
compositores através de um documento assinado pelos próprios ou pelos seus
herdeiros.
4.2. Inscrição
a) O prazo de
inscrição dos concorrentes termina a 19 de Abril de 2015.
b) Confirmada a
admissão dos concorrentes, não é permitido alterar o programa indicado no
Formulário de Inscrição.
4.3. Local e data das
provas
a) À excepção das
provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas;
b) As Eliminatórias
de todas as modalidades e categorias realizam-se de 18 a 24 de Julho na Casa da Música – Porto.
c) As Finais de
todas as modalidades e categorias realizam-se de 30 de Agosto a 3 de Setembro na Escola Superior de Música de Lisboa.
d) A edição de este
ano culminará com a realização do 5º
Festival Jovens Músicos que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em
Lisboa, entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2015.
Todos os vencedores nas diferentes
categorias participarão neste festival de acordo com o seguinte calendário:
–
30 de Setembro: Laureados Solistas, com a Orquestra
Gulbenkian
–
01 de Outubro: programa a anunciar
–
02 de Outubro: Vencedor do Prémio Mº Silva Pereira /
Jovem Músico do Ano (a atribuir no final do concerto de 30 de Setembro),
interpreta o seu concerto da prova Final (completo) com a Orquestra Gulbenkian
–
Laureados de Música de Câmara e Música Barroca – datas exactas
a anunciar
Os concertos com a Orquestra
Gulbenkian serão dirigidos pelo maestro Jean Marc-Burffin.
Alguns dos concertos e recitais do Festival Jovens Músicos poderão ser
transmitidos em directo ou em diferido pela Antena 2, RTP e Web, não havendo
lugar a qualquer remuneração por esse facto.
e) Os premiados nas
modalidades solistas devem estar disponíveis para ensaios com a Orquestra
Gulbenkian a partir do dia 24 de Setembro, nos locais
e horas agendadas pela Produção do PJM.
f) Os premiados em
Música de Câmara e Música Barroca devem estar disponíveis para o ensaio geral, no
local e hora agendados pela Produção do PJM.
4.4. Provas
Pré-Eliminatórias
a) As gravações
(áudio) das provas da Pré-Eliminatória são da exclusiva responsabilidade dos
candidatos e devem ser asseguradas pelos mesmos.
b) Não são aceites
gravações que incluam cortes durante a execução de uma obra. São, naturalmente,
aceites cortes entre as diferentes peças submetidas por gravação.
c) Se o número de
concorrentes em qualquer das categorias a concurso for reduzido, os respectivos
candidatos poderão ser dispensados da prova Pré-Eliminatória, sendo formalmente
contactados pelo secretariado do PJM para esse efeito.
4.5. Sorteios
a) O sorteio para
as provas Eliminatórias realiza-se no Porto, na Casa da Música, às 15h00 da
véspera da Eliminatória de cada modalidade e na presença de todos os
concorrentes devidamente identificados.
b) O concorrente
que, por motivos de força maior, não puder assistir ao sorteio, poderá ser
representado pela organização do PJM, que lhe transmitirá o resultado.
c) Não é permitido
alterar a ordem do sorteio excepto por motivos de força maior.
d) O concorrente
que não se apresentar de acordo com a ordem e hora estabelecidas no sorteio
será excluído.
e) O sorteio para
as provas Finais realiza-se em Lisboa, na Escola Superior de Música de Lisboa,
às 15h00 da véspera da Final de cada modalidade, sendo os restantes
procedimentos idênticos ao disposto nas alíneas b), c) e d) deste ponto.
4.6. Os concertos da
prova Final da Categoria A (níveis médio e superior) deverão ser executados de memória.
4.7. São admitidos no
máximo três finalistas em cada modalidade a concurso.
5. JÚRI
Na presente edição, o Júri do Prémio
Jovens Músicos será presidido pela Exmª Senhora Profª Maria Teresa de Macedo,
sendo Vice-Presidente o Exmº Senhor Prof. Vasco Barbosa.
5.1. O Júri é
constituído por personalidades de reconhecido mérito.
5.2. O Júri
reserva-se ao direito de interromper ou solicitar a repetição da execução total
ou parcial da obra.
5.3.
O Júri reserva-se ao direito de solicitar a redução dos programas durante
as provas (por exemplo, dispensando a execução de andamentos ou repetições de
secções).
5.4. O Júri
reserva-se ao direito de não apurar quaisquer concorrentes para a Final.
5.5. As avaliações do
Júri são feitas com base em cada prova prestada.
5.6. O Júri
reserva-se ao direito de não atribuir qualquer prémio.
5.7.
A substituição, por motivos de força maior, de elementos do Júri (incluindo
do seu Presidente ou Vice-Presidente) é da exclusiva responsabilidade da Direção
do Prémio. A nomeação de jurados substitutos será acordada entre a Presidente
do Júri, Vice-Presidente e o Diretor do Prémio.
5.8. O Júri emitirá
um parecer artístico sobre os participantes nas provas Eliminatórias que não
sejam apurados para a Final do concurso.
5.9. Os resultados
das provas serão anunciados no site do PJM, após a deliberação do Júri.
5.10. As decisões do
Júri são inapeláveis.
6. PRÉMIOS
6.1. São constituídos
três prémios para todas as modalidades das Categorias A, B e C.
6.2. Não são
atribuíveis primeiros prémios ex aequo.
6.3. Poderão ser
atribuídas menções honrosas a candidatos solistas ou a grupos de Música de
Câmara que demonstrem qualidades que o Júri entenda dever incentivar.
6.4. Os prémios são
os seguintes:
Prémio
PJM 2015 Categoria A | Solista, Nível Superior
1º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de €2.000
Músicos
de concertos da Antena 2
Gulbenkian, através da execução de um andamento da obra apresentada na Final
Porto, em 2016
convidará o vencedor do “Prémio Mº Silva Pereira – Jovem Músico do Ano” para
tocar um concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no ciclo “Concertos
Salão Nobre” na temporada de 2016. O repertório a apresentar nesse concerto
terá de ser previamente discutido e acordado com a Direção do TNSC.
Lisboa programará um concerto na temporada 2016-2017 com um dos laureados nesta
categoria.
programará um concerto na temporada 2015-2016 com dois laureados a escolher
entre os níveis médio e/ou superior.
– A Orquestra de Câmara Portuguesa
programará um concerto com um dos laureados desta categoria, em data a definir.
– A Orquestra Filarmonia das Beiras
programará um concerto com um dos laureados a escolher entre os níveis médio ou
superior, em data a definir.
– A Orquestra de Câmara de Cascais e
Oeiras programará um concerto com um solista laureado, a definir após a
conclusão do concurso.
– A Orquestra
Clássica da Madeira programará um concerto com um dos laureados nesta
categoria, na sua temporada 2015/2016.
– O Festival Música em Leiria de 2016
programará um concerto ou recital com o vencedor do “Prémio Mº Silva Pereira –
Jovem Músico do Ano”.
– O Festival Internacional de Música
da Póvoa de Varzim programará um concerto na edição de 2016, com um dos laureados
nesta categoria (ou, em alternativa, com um dos vencedores das Categorias B ou
C de nível superior).
– O
Festival de Música de Marvão, na sua edição de 2016, programará um ou mais
laureados a designar entre as três categorias a concurso. A selecção será feita
após o anúncio dos resultados.
– O Festival de Música de Setúbal, na sua
edição de 2016, oferecerá uma associação artística a um dos laureados (solista
ou agrupamento). Esta parceria consistirá numa apresentação pública no Festival
e num compromisso de envolvimento em actividades educativas e de carácter
social no Município de Setúbal, de acordo com um plano de trabalho a acordar entre
o(s) laureado(s) e a direcção artística do Festival.
– A Juventude Musical Portuguesa
promoverá dois concertos com o vencedor do Prémio Mº Silva Pereira – Jovem
Músico do Ano em data a definir.
– O Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de
Portugal (DS-CEMSP) progamará
um recital no Palácio de Queluz, a 17 de Outubro de 2015, com um dos seguintes
vencedores (a anunciar após a divulgação dos resultados da presente edição do
PJM):
– solista
vencedor de Canto (Categoria A)
– grupo
vencedor de Música de Câmara – nível superior (Categoria B)
– grupo
vencedor de Música Barroca (Categoria C)2º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€1.000
– Uma gravação para a Antena 2
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos
3º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€500
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens MúsicosPrémio
PJM 2015 Categoria A | Solista, Nível Médio
1º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€1.500
– Uma gravação para a Antena 2
– Um Diploma do Prémio Jovens
Músicos
– Participação num Concerto Aberto
da Antena 2
– Participação no concerto Grande Final PJM com a Orquestra
Gulbenkian, através da execução de um andamento da obra apresentada na Final.
– Prémio para formação atribuído
pela Fundação Calouste Gulbenkian*
– A Orquestra Clássica do Sul
programará um concerto na temporada 2015-2016 com dois laureados a escolher
entre os níveis médio e/ou superior.
– A Orquestra Filarmonia das Beiras
programará um concerto com um dos laureados a escolher entre os níveis médio ou
superior, em data a definir.
– O
Festival de Música de Marvão, na sua edição de 2016, programará um ou mais
laureados a designar entre as três categorias a concurso. A selecção será feita
após o anúncio dos resultados.
– O Festival de Música de Setúbal, na sua
edição de 2016, oferecerá uma associação artística a um dos laureados (solista
ou agrupamento). Esta parceria consistirá numa apresentação pública no Festival
e num compromisso de envolvimento em actividades educativas e de carácter
social no Município de Setúbal, de acordo com um plano de trabalho a acordar
entre o(s) laureado(s) e a direcção artística do Festival.
– A Revista Musical Portuguesa
DaCapo oferecerá uma Bolsa para um curso de aperfeiçoamento no estrangeiro a um
dos vencedores no Nível Médio.
– A Juventude Musical Portuguesa
promoverá dois concertos com o vencedor do Prémio Mº Silva Pereira – Jovem
Músico do Ano.
2º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€750
– Um Diploma do Prémio Jovens
Músicos
3º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€400
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos
Prémio
PJM 2015 Categoria B | Música de Câmara, Nível Superior
1º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€2.000
– Uma gravação para a Antena 2
– Um recital para a Antena 2
– Um Diploma do Prémio Jovens Músicos
para cada elemento do grupo
– Participação no Festival Jovens Músicos, na Fundação
Calouste Gulbenkian
– Um recital na Casa da Música, no
Porto, em 2016 (a Casa da Música encomendará uma obra a um jovem compositor
para ser estreada pelo grupo de câmara vencedor do PJM)
– Um recital no Centro Cultural de
Belém na temporada de 2016 (a organização deste recital fica dependente da
disponibilidade de datas na referida temporada)
– Um recital em 2016, integrado na
temporada de música de câmara do Teatro Nacional de São Carlos
– Um recital nas Semanas de Música do Estoril / Festival do Estoril em
data a anunciar
– Um recital integrado na temporada
de música de câmara da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
– O Festival Internacional de Música
da Póvoa de Varzim programará um concerto na edição de 2016 (ou, em
alternativa, com um dos vencedores das Categorias A ou C, nível superior).
– O
Festival de Música de Marvão, na sua edição de 2016, programará um ou mais
laureados a designar entre as três categorias a concurso. A selecção será feita
após o anúncio dos resultados.
– O Festival de Música de Setúbal, na sua
edição de 2016, oferecerá uma associação artística a um dos laureados (solista
ou agrupamento). Esta parceria consistirá numa apresentação pública no Festival
e num compromisso de envolvimento em actividades educativas e de carácter
social no Município de Setúbal, de acordo com um plano de trabalho a acordar
entre o(s) laureado(s) e a direcção artística do Festival.
– Um recital organizado pela SPA –
Sociedade Portuguesa de Autores durante o ano de 2016 (a organização deste
recital fica dependente da aprovação do orçamento por parte da Administração da
SPA)
– O Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de
Portugal (DS-CEMSP) progamará
um recital no Palácio de Queluz, a 17 de Outubro de 2015, com um dos seguintes
vencedores (a anunciar após a divulgação dos resultados da presente edição do
PJM):
– solista
vencedor de Canto (Categoria A)
– grupo
vencedor de Música Música de Câmara – nível superior (Categoria B)
– grupo
vencedor de Música Barroca (Categoria C)p
2º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário €1.000
– Uma gravação para a Antena 2
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos para cada elemento do grupo
3º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€500
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos para cada elemento do grupo
Prémio
PJM 2015 Categoria B | Música de Câmara, Nível Médio
1º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário €1.500
– Uma gravação para a Antena 2
– Participação num Concerto Aberto
da Antena 2
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos para cada elemento do grupo
– Participação no Festival Jovens
Músicos, na Fundação Calouste Gulbenkian
– Um recital no Centro Cultural de
Belém, na temporada de 2016 (a organização deste recital fica dependente da
disponibilidade de datas na referida temporada)
– O
Festival de Música de Marvão, na sua edição de 2016, programará um ou mais
laureados a designar entre as três categorias a concurso. A selecção será feita
após o anúncio dos resultados.
– O Festival de Música de Setúbal, na sua
edição de 2016, oferecerá uma associação artística a um dos laureados (solista
ou agrupamento). Esta parceria consistirá numa apresentação pública no Festival
e num compromisso de envolvimento em actividades educativas e de carácter
social no Município de Setúbal, de acordo com um plano de trabalho a acordar
entre o(s) laureado(s) e a direcção artística do Festival.
– Um recital organizado pela SPA –
Sociedade Portuguesa de Autores durante o ano de 2016 (a organização deste
recital fica dependente da aprovação do orçamento por parte da Administração da
SPA)
2º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€750
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos para cada elemento do grupo
3º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€400
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos para cada elemento do grupo
Prémio
PJM 2015 Categoria C | Música Barroca
1º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€2.000
– Um recital para temporada de
concertos da Antena 2, gravado para a Antena 2
– Um Diploma do Prémio Jovens
Músicos
– Participação no Festival Jovens
Músicos, na Fundação Calouste Gulbenkian
– Um recital na Casa da Música, no
Porto, em 2016
– Um recital no Jardim de Inverno do
Teatro Municipal de São Luiz, em 2016
– O Festival Internacional de Música
da Póvoa de Varzim programará um concerto na edição de 2016 (ou, em
alternativa, com um dos vencedores das Categorias A ou B, nível superior).
– O
Festival de Música de Marvão, na sua edição de 2016, programará um ou mais
laureados a designar entre as três categorias a concurso. A selecção será feita
após o anúncio dos resultados.
– O Festival de Música de Setúbal, na sua
edição de 2016, oferecerá uma associação artística a um dos laureados (solista
ou agrupamento). Esta parceria consistirá numa apresentação pública no Festival
e num compromisso de envolvimento em actividades educativas e de carácter
social no Município de Setúbal, de acordo com um plano de trabalho a acordar
entre o(s) laureado(s) e a direcção artística do Festival.
– O Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de
Portugal (DS-CEMSP) progamará
um recital no Palácio de Queluz, a 17 de Outubro de 2015, com um dos seguintes
vencedores (a anunciar após a divulgação dos resultados da presente edição do
PJM):
– solista
vencedor de Canto (Categoria A)
– grupo
vencedor de Música Música de Câmara – nível superior (Categoria B)
– grupo
vencedor de Música Barroca (Categoria C)
2º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de
€1.000
– Uma gravação para a Antena 2
– Um Diploma de Mérito do Prémio
Jovens Músicos
3º
Prémio
– Um prémio no valor pecuniário de €
500
– Um Diploma de Mérito do PJM
* Aos candidatos
que obtiverem o 1º prémio nas categorias solistas, a Fundação Gulbenkian
atribuirá uma bolsa no valor de €1.500 destinada a financiar exclusivamente ações
de formação dentro da respetiva especialidade musical (master classes, estágios
no país ou no estrangeiro, etc.). Estas bolsas devem ser utilizadas até ao
final de 2016.
Prémio
Maestro Silva Pereira – Jovem Músico do Ano
a) Atribuído a um
dos solistas vencedores na Categoria A (oboé, saxofone, trompete, viola d’arco,
violoncelo, ou canto), no final do concerto Grande
Final PJM. Este concerto, integrado no Festival
Jovens Músicos, decorrerá no Grande Auditório da Fundação Calouste
Gulbenkian a 30 de Setembro de 2015.
b) O vencedor deste
prémio apresentar-se-á como solista num concerto com a Orquestra Gulbenkian,
tocando o concerto (completo) que tiver interpretado na prova Final do
concurso. Este concerto, dirigido pelo Mº Jean Marc Burffin, terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste
Gulbenkian no último dia do Festival Jovens Músicos, a 2 de Outubro de 2015.
c) Receberá, ainda,
uma doação da Exmª Senhora Profª. Maria Teresa de Macedo no valor de €2.500,
destinado exclusivamente a
aperfeiçoamento artístico no estrangeiro. O candidato laureado deverá entregar
à Organização do Prémio Jovens Músicos
um relatório comprovativo da sua utilização até ao final de 2016.
Prémio
GDA
A GDA – Gestão dos Direitos dos
Artistas atribui um prémio aos vencedores na categoria de Música de Câmara –
Nível Superior que consiste na produção, fixação e distribuição de uma edição
fonográfica de nível profissional.
Projecto
Luísa Todi – Jovens Clássicos
A partir de 2015 o Forum Municipal Luísa Todi garante a
exibição de um mínimo de três e um máximo de seis recitais anuais com
vencedores do PJM nos níveis Superior e Médio nas várias categorias a concurso.
Prémio
Juventude
a) Prémio atribuído
aos detentores do 1º Prémio das Categorias A, B e C.
b) O prémio
consiste na participação, durante o ano lectivo 2015-2016, numa série de
concertos de promoção, não remunerados, organizados pelas entidades nomeadas na
alínea e).
c) Os premiados
devem acordar directamente com cada entidade a data e condições dos concertos.
d) Algumas
entidades podem optar por reduzir o número de participantes nos concertos de
promoção, de acordo com as limitações dos seus calendários académicos.
e) Entidades (por ordem alfabética):
– Conservatório de Música do Porto
– Escola de Música do Conservatório
Nacional
– Escola Superior de Música e das
Artes do Espectáculo do Porto
– Escola Superior de Música de
Lisboa
Concerto
com a Banda Sinfónica Portuguesa
A BSP convidará um ou
mais solistas a apresentarem-se a solo com esta formação na temporada 2015-2016.
Nota:
Os candidatos laureados deverão contactar a Antena 2 durante um período máximo
de três meses após a divulgação dos resultados do concurso, tendo em vista a
marcação de datas relativas aos prémios oferecidos pela Antena 2 – RTP. A
concretização dos restantes prémios e respectiva calendarização é da exclusiva
responsabilidade das entidades oferentes, não podendo a RTP ser
responsabilizada por qualquer cancelamento dos acordos estabelecidos com a
Antena 2 / PJM. A
resolução das situações omissas neste regulamento será da responsabilidade
exclusiva da organização do PJM e da Presidência do Júri.
8. INFORMAÇÂO COMPLEMENTAR
– 5º FESTIVAL JOVENS MÚSICOS / PJM
o 5º Festival Jovens Músicos, que
decorrerá no Grande Auditório. A Antena 2 e o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian organizam o 5º Festival Jovens Músicos, que decorrerá no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2015. Este festival promoverá três painéis de discussão e um conjunto de recitais e concertos no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian. Para além de divulgar os jovens músicos laureados na edição PJM 2015 e de convidar vários músicos e agrupamentos distinguidos em anteriores edições do PJM, este festival contará, ainda, com a colaboração da Orquestra Gulbenkian e de outros agrupamentos a anunciar oportunamente.– CONTACTOS
– Direção artística: Luís Tinoco
– Produção: Zulmira van Holstein
– Tel: + (351) 21 382 02 88
– E-mail: premiojovensmusicos@rtp.pt
– Morada: Antena 2 – PJM, Av. Marechal Gomes da Costa 37, Piso 3A, 1849-030 Lisboa