A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Arte. Há também propostas de outras salas, muito em particular da Cinemateca Portuguesa, e sugestões de livros, DVDs ou bandas sonoras: a criação à volta do cinema. O filme de Jean Renoir escolhido para intitular este espaço - esse filme que Orson Welles nomeou como aquele que guardaria numa arca para a posteridade - no reverso do seu contexto bélico, designa aqui a poesia do encontro com o grande ecrã.
também disponível
Bowling Saturno, de Patricia Mazuy, Quando Chega o Outono, de François Ozon, Energia Nuclear Já!, de Oliver Stone, o documentário No Other Land, Porto/Post/Doc, sessões na Cinemateca e no Cinema Nimas.
Emilia Pérez, de Jacques Audiard, Gladiador II, de Ridley Scott, e A Vida Entre Nós, de Stéphane Brizé, as sessões do Cine clube de Viseu, o Doc’s Kingdom, LEFFEST e o livro Ava - 48 Horas na Vida de Ava Gardner.
Conclave, de Edward Berger, Red Rooms, de Pascal Plante, o documentário Por Ti, Portugal, Eu Juro!, Estamos no Ar, de Diogo Costa Amarante, ciclo Chris Marker, 18ª edição do LEFFEST e a memória de Quincy Jones.
Anora, de Sean Baker, A Substância, de Coralie Fargeat, Um Café e um Par de Sapatos Novos, de Gentian Koçi, Os Indesejáveis, de Ladj Ly, cineclubes, Night Edition, Olhares do Mediterrâneo e a memória de Teri Garr
Os Papéis do Inglês, de Sérgio Graciano, Disco Boy, de Giacomo Abbruzzese, Troca de Acusações, de Matti Geschonneck, HahaArt Film Festival, Dia do Património Audiovisual, 70 anos de Godzilla e 60 de My Fair Lady.
Megalopolis, de Francis Ford Coppola, Sem Coração, de Nara Normande e Tião, CineEco, sessão do Cineclube de Faro, DocLisboa, Tribeca Festival e o livro Conversas Sobre a Fé, de Antonio Spadaro e Martin Scorsese.
O Melhor dos Mundos, de Rita Nunes, As Filhas do Fogo e Ossos, de Pedro Costa, Reagan, de Sean McNamara, Vidas Paralelas, de Maite Alberdi, JUVE, Close-up - Observatório de Cinema e as sessões do Nimas.
Joker: Loucura a Dois, de T. Phillips, Filhos, de Gustav Möller, Mãos no Fogo, de Margarida Gil, Que Mulheres Serão Estas?, cineclube, ciclo Gulbenkian, Festa do Cinema Francês, Maggie Smith e Kris Kristofferson.
Documentário Super/Homem: A História de Christopher Reeve, Rob Peace, de Chiwetel Ejiofor, A Fera na Selva, de Patric Chiha, Cinemateca, Cineclube Braga, Mostra de Hong Kong e aniversários de Mastroianni e Bardot.
Grand Tour, de Miguel Gomes, Iris e os Homens, de Caroline Vignal, mostra Elas Fazem Cinema, ciclos na Cinemateca e no Nimas, o centenário de Lauren Bacall e os 90 anos de Sophia Loren.