A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Arte. Há também propostas de outras salas, muito em particular da Cinemateca Portuguesa, e sugestões de livros, DVDs ou bandas sonoras: a criação à volta do cinema. O filme de Jean Renoir escolhido para intitular este espaço - esse filme que Orson Welles nomeou como aquele que guardaria numa arca para a posteridade - no reverso do seu contexto bélico, designa aqui a poesia do encontro com o grande ecrã.
também disponível
Flow, de Gints Zilbalodis, Longe da Estrada, de Hugo Vieira da Silva e Paulo MilHomens, Oh, Canada, de P. Schrader, O Atentado de 5 de Setembro, No Other Land, as sessões do Nimas, Cinemateca e São Jorge.
Voltareis, de Jonás Trueba, A Rapariga da Agulha, de Magnus von Horn, curtas nomeadas aos Óscares – Anuja e A Única Rapariga da Orquestra –, sessões da Casa do Cinema de Coimbra, Cinema Fernando Lopes e Cinemateca.
A Presença, de Steven Soderbergh, Sing Sing, de Greg Kwedar, Crónicas Chinesas, de Lou Ye, ciclos do Cineclube de Braga, Batalha, Cinema Nimas e RTP2, e o centenário de Jack Lemmon.
A Complete Unknown, de James Mangold, A Semente do Figo Sagrado, de Mohammad Rasoulof, A Mulher de Tchaikovsky, de Kirill Serebrennikov, Indiejúnior, sessão da Cinemateca Júnior e Mestres Japoneses Desconhecidos.
A memória de David Lynch, Banzo, de Margarida Cardoso, O Brutalista, de Brady Corbet, Sete Pecados Mortais, de David Fincher, ciclos do Cineclube do Porto e Cine-Teatro Turim, e o centenário de Paul Newman.
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, Maria, de Pablo Larraín, A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg, Robot Dreams, de Pablo Berger, Monstrare, sessões de cineclubes (Faro e Braga), ciclo Alice Rohrwacher, no Batalha.
Pequenas Coisas Como Estas, de Tim Mielants, Better Man, de Michael Gracey, o documentário Joan Baez – A Cantiga é uma Arma, Keek Film Festival, as sessões dos cineclubes Gardunha e Joane, entre outras propostas.
Encontro com Pol Pot, de Rithy Panh, Nosferatu, de Robert Eggers, Gloria!, de Margherita Vicario, Wallace and Gromit: A Vingança das Aves, ciclos da Cinemateca (Western), Batalha (Arquivo) e Trindade (David Lynch).
Aqui, de Robert Zemeckis, ciclo Jacques Demy, balanço do ano e a memória das personalidades do cinema desaparecidas em 2024.
Tudo o que Imaginamos como Luz, de Payal Kapadia, Mufasa: O Rei Leão, de Barry Jenkins, Jurado Nº2, de Clint Eastwood, sugestões de Natal e a memória de Marisa Paredes.
Siga-nos nas redes sociais
Siga-nos nas redes sociais