Livros, autores e editores. Uma celebração do gosto e da escrita.
também disponível
Nos 100 anos de um homem essencial no combate à ditadura e na consolidação da democracia. E Henda Ducados, numa conversa sobre o pai, Mário Pinto de Andrade, a propósito do documentário Mário, de Billy Woodberry.
Mia Couto, sobre o novo romance A Cegueira do Rio: Um mundo líquido e emocional, cheio de história. Porquê ler (sobre) os clássicos? Irene vallejo responde em O Futuro Recordado. E A voz das mulheres, por Danya Kukafka.
Uma emissão no Festival Fólio, de Óbidos, com o curdo Burhan Sönmez, autor de Pedra e Sombra, o angolano José Eduardo Agualusa, que publicou Mestre dos Batuques e a espanhola Beatriz Serrano, autora de O desencanto.
Diálogos Lusitanos, de Onésimo Teotónio Almeida, acaba de chegar às livrarias com a chancela Quetzal. Uma reflexão filosófica e literária sobre grandes nomes da cultura do século XX, muitos deles em relação próxima.
Já começou o Leffest, com muito cinema e outras artes, e um grito pela Palestina. Paulo Branco e Ines Branco López em entrevista a Luís Caetano. E a historiadora Katy Hessel, sobre Uma História da Arte sem Homens
Veneza em Festa - De Canaletto a Guardi, a nova exposição do Museu Gulbenkian é percorrida por Luís Caetano com a comissária Luísa Sampaio, que nos desvenda as histórias de grandes pintores da Sereníssima e suas obras.
Uma conversa sobre poesia e pensamento com o filósofo e poeta brasileiro Antonio Cicero, que morreu esta quarta-feira, por decisão própria. E o filme Os Papéis do Inglês: Ruy Duarte de Carvalho por Paulo Branco.
Diário Incontínuo, de Mário Cláudio, com a edição Dom Quixote, é um mapa de memórias que nos ajuda a encontrar o homem e o escritor. Revolução, o novo romance de Arturo Pérez-Reverte (Asa), é um mergulho na História.
Hélia Correia sobre o poder da palavra, liberdade, beleza e democracia. Uma gravação feita por este programa no Flid, em Sabrosa. E Tânia Ganho, sobre O Meu Pai Voava, um livro sobre a morte que celebra a vida.
O criador e director do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, há 44 anos a acompanhar a cultura em Portugal, e a fazer parte dela, tem uma vida cheia de histórias, que aqui partilha, em dia de aniversário.